Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais

Human beings live virtually all over the planet. The places are different, as the experiences within them. People live the places and, then, these places start to live within them through the meaning attribution process. Memory processes that involve emotion turn meaningful experiences into remem...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Damasceno, Raul Bezerra
Outros Autores: Pinheiro, José de Queiroz
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28396
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-28396
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Autobiografia ambiental
Emoção
Cognição
Relação pessoa-ambiente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
spellingShingle Autobiografia ambiental
Emoção
Cognição
Relação pessoa-ambiente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Damasceno, Raul Bezerra
Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais
description Human beings live virtually all over the planet. The places are different, as the experiences within them. People live the places and, then, these places start to live within them through the meaning attribution process. Memory processes that involve emotion turn meaningful experiences into remembrances. This qualitative and exploratory study have Environmental Autobiographies and all cognitive-affective processes related as object, aiming to explore the written expression of people-environment relation. Specifically, the comprehension of the written expression of affectivity is done. The study was documental based and 133 Environmental Autobiographies were analyzed using thematic content analysis. The data was organized into four themes: the play, the affectivity, the expression of the self and the time perspective. It was observed that the play phenomenon is a singular way to relate with the environment, associated with the Gibson's concept of affordances (1983). The affectivity is expressed through feelings related to places, and it is not possible to detect emotions in written reports due to its strong biological character. People use the autobiographies as a space of reflexion, changing their own ideas of self. However, the conflict among different types of self can explain distortions in reported remembrances. It was observed that the time perspective was represented as a linear process, marked by dates, environmental changes and sometimes by spatial distortions that can be explained by the access to the subjective time. The present study achieved its aims and some findings corroborate Elali and Pinheiro (2008) and Cooper-Marcus (1992, 2014).
author2 Pinheiro, José de Queiroz
author_facet Pinheiro, José de Queiroz
Damasceno, Raul Bezerra
format masterThesis
author Damasceno, Raul Bezerra
author_sort Damasceno, Raul Bezerra
title Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais
title_short Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais
title_full Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais
title_fullStr Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais
title_full_unstemmed Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais
title_sort pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais
publisher Brasil
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28396
work_keys_str_mv AT damascenoraulbezerra pessoaslugareseemocoesexplorandoarelacaopessoaambienteemautobiografiasambientais
_version_ 1773959190427992064
spelling ri-123456789-283962020-02-09T07:27:35Z Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais Damasceno, Raul Bezerra Pinheiro, José de Queiroz Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Massola, Gustavo Martineli Autobiografia ambiental Emoção Cognição Relação pessoa-ambiente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Human beings live virtually all over the planet. The places are different, as the experiences within them. People live the places and, then, these places start to live within them through the meaning attribution process. Memory processes that involve emotion turn meaningful experiences into remembrances. This qualitative and exploratory study have Environmental Autobiographies and all cognitive-affective processes related as object, aiming to explore the written expression of people-environment relation. Specifically, the comprehension of the written expression of affectivity is done. The study was documental based and 133 Environmental Autobiographies were analyzed using thematic content analysis. The data was organized into four themes: the play, the affectivity, the expression of the self and the time perspective. It was observed that the play phenomenon is a singular way to relate with the environment, associated with the Gibson's concept of affordances (1983). The affectivity is expressed through feelings related to places, and it is not possible to detect emotions in written reports due to its strong biological character. People use the autobiographies as a space of reflexion, changing their own ideas of self. However, the conflict among different types of self can explain distortions in reported remembrances. It was observed that the time perspective was represented as a linear process, marked by dates, environmental changes and sometimes by spatial distortions that can be explained by the access to the subjective time. The present study achieved its aims and some findings corroborate Elali and Pinheiro (2008) and Cooper-Marcus (1992, 2014). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) A humanidade vive em praticamente todas as partes do planeta. Os lugares são diferentes, assim como as experiências nesses. As pessoas vivem os lugares, e estes, por sua vez, passam a viver nas pessoas a partir do processo de atribuição de significado. Processos de memória que envolvem a emoção transformam as experiências marcantes em lembranças. Este estudo qualitativo e exploratório tem como objeto Autobiografias Ambientais e os processos cognitivo-afetivos que abarcam, visando explorar a expressão escrita da relação pessoaambiente. Especificamente, é feita a compreensão da expressão escrita da afetividade. A pesquisa foi de natureza documental. Nela, foram analisadas 133 Autobiografias Ambientais por meio de análise de conteúdo temática. Os dados foram organizados em quatro temas: o brincar, a afetividade, a expressão do self e a perspectiva temporal. Foi observado que o fenômeno brincar se constitui em uma forma singular de se relacionar com o ambiente, se associando ao conceito de affordance de Gibson (1983). A afetividade é expressa via sentimentos com relação aos lugares, não sendo possível detectar emoções em relatos escritos, tendo em vista seu caráter fortemente biológico. As pessoas utilizam as autobiografias como um espaço para reflexão, alterando suas ideias de self. No entanto, o conflito entre diversos tipos de self pode explicar distorções nas lembranças relatadas. A perspectiva temporal foi observada como sendo de maneira linear, sendo marcada principalmente por datas e mudanças de ambiente, às vezes por distorções espaciais que podem ser explicadas pelo acesso ao tempo subjetivo. O estudo realizado atingiu os objetivos propostos e alguns dos achados corroboram Elali e Pinheiro (2008) e Cooper-Marcus (1992, 2014). 2020-02-04T17:20:34Z 2020-02-04T17:20:34Z 2017-08-22 masterThesis DAMASCENO, Raul Bezerra. Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais. 2017. 106f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28396 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA