Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais
Human beings live virtually all over the planet. The places are different, as the experiences within them. People live the places and, then, these places start to live within them through the meaning attribution process. Memory processes that involve emotion turn meaningful experiences into remem...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28396 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-28396 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Autobiografia ambiental Emoção Cognição Relação pessoa-ambiente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Autobiografia ambiental Emoção Cognição Relação pessoa-ambiente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Damasceno, Raul Bezerra Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais |
description |
Human beings live virtually all over the planet. The places are different, as the experiences
within them. People live the places and, then, these places start to live within them through the
meaning attribution process. Memory processes that involve emotion turn meaningful
experiences into remembrances. This qualitative and exploratory study have Environmental
Autobiographies and all cognitive-affective processes related as object, aiming to explore the
written expression of people-environment relation. Specifically, the comprehension of the
written expression of affectivity is done. The study was documental based and 133
Environmental Autobiographies were analyzed using thematic content analysis. The data was
organized into four themes: the play, the affectivity, the expression of the self and the time
perspective. It was observed that the play phenomenon is a singular way to relate with the
environment, associated with the Gibson's concept of affordances (1983). The affectivity is
expressed through feelings related to places, and it is not possible to detect emotions in written
reports due to its strong biological character. People use the autobiographies as a space of
reflexion, changing their own ideas of self. However, the conflict among different types of self
can explain distortions in reported remembrances. It was observed that the time perspective was
represented as a linear process, marked by dates, environmental changes and sometimes by
spatial distortions that can be explained by the access to the subjective time. The present study
achieved its aims and some findings corroborate Elali and Pinheiro (2008) and Cooper-Marcus
(1992, 2014). |
author2 |
Pinheiro, José de Queiroz |
author_facet |
Pinheiro, José de Queiroz Damasceno, Raul Bezerra |
format |
masterThesis |
author |
Damasceno, Raul Bezerra |
author_sort |
Damasceno, Raul Bezerra |
title |
Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais |
title_short |
Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais |
title_full |
Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais |
title_fullStr |
Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais |
title_full_unstemmed |
Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais |
title_sort |
pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28396 |
work_keys_str_mv |
AT damascenoraulbezerra pessoaslugareseemocoesexplorandoarelacaopessoaambienteemautobiografiasambientais |
_version_ |
1773959190427992064 |
spelling |
ri-123456789-283962020-02-09T07:27:35Z Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais Damasceno, Raul Bezerra Pinheiro, José de Queiroz Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Massola, Gustavo Martineli Autobiografia ambiental Emoção Cognição Relação pessoa-ambiente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Human beings live virtually all over the planet. The places are different, as the experiences within them. People live the places and, then, these places start to live within them through the meaning attribution process. Memory processes that involve emotion turn meaningful experiences into remembrances. This qualitative and exploratory study have Environmental Autobiographies and all cognitive-affective processes related as object, aiming to explore the written expression of people-environment relation. Specifically, the comprehension of the written expression of affectivity is done. The study was documental based and 133 Environmental Autobiographies were analyzed using thematic content analysis. The data was organized into four themes: the play, the affectivity, the expression of the self and the time perspective. It was observed that the play phenomenon is a singular way to relate with the environment, associated with the Gibson's concept of affordances (1983). The affectivity is expressed through feelings related to places, and it is not possible to detect emotions in written reports due to its strong biological character. People use the autobiographies as a space of reflexion, changing their own ideas of self. However, the conflict among different types of self can explain distortions in reported remembrances. It was observed that the time perspective was represented as a linear process, marked by dates, environmental changes and sometimes by spatial distortions that can be explained by the access to the subjective time. The present study achieved its aims and some findings corroborate Elali and Pinheiro (2008) and Cooper-Marcus (1992, 2014). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) A humanidade vive em praticamente todas as partes do planeta. Os lugares são diferentes, assim como as experiências nesses. As pessoas vivem os lugares, e estes, por sua vez, passam a viver nas pessoas a partir do processo de atribuição de significado. Processos de memória que envolvem a emoção transformam as experiências marcantes em lembranças. Este estudo qualitativo e exploratório tem como objeto Autobiografias Ambientais e os processos cognitivo-afetivos que abarcam, visando explorar a expressão escrita da relação pessoaambiente. Especificamente, é feita a compreensão da expressão escrita da afetividade. A pesquisa foi de natureza documental. Nela, foram analisadas 133 Autobiografias Ambientais por meio de análise de conteúdo temática. Os dados foram organizados em quatro temas: o brincar, a afetividade, a expressão do self e a perspectiva temporal. Foi observado que o fenômeno brincar se constitui em uma forma singular de se relacionar com o ambiente, se associando ao conceito de affordance de Gibson (1983). A afetividade é expressa via sentimentos com relação aos lugares, não sendo possível detectar emoções em relatos escritos, tendo em vista seu caráter fortemente biológico. As pessoas utilizam as autobiografias como um espaço para reflexão, alterando suas ideias de self. No entanto, o conflito entre diversos tipos de self pode explicar distorções nas lembranças relatadas. A perspectiva temporal foi observada como sendo de maneira linear, sendo marcada principalmente por datas e mudanças de ambiente, às vezes por distorções espaciais que podem ser explicadas pelo acesso ao tempo subjetivo. O estudo realizado atingiu os objetivos propostos e alguns dos achados corroboram Elali e Pinheiro (2008) e Cooper-Marcus (1992, 2014). 2020-02-04T17:20:34Z 2020-02-04T17:20:34Z 2017-08-22 masterThesis DAMASCENO, Raul Bezerra. Pessoas, lugares e emoções: explorando a relação pessoa-ambiente em autobiografias ambientais. 2017. 106f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28396 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |