Para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de Veríssimo de Melo

This research aims to offer a proposal of literature teaching in High School, based on the epistolography of the writer, poet, musician, researcher, anthropologist and ethnographer Veríssimo de Melo. Veríssimo cultivated the habit of correspondence, having sent and received letters from various p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rocha, Michelle Patrícia Paulista da
Outros Autores: Araújo, Humberto Hermenegildo de
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28345
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-28345
record_format dspace
spelling ri-123456789-283452020-01-26T07:31:50Z Para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de Veríssimo de Melo Rocha, Michelle Patrícia Paulista da Araújo, Humberto Hermenegildo de Santos, Derivaldo dos Ferreira, José Luiz Santos, Cassia de Fátima Matos dos Oliveira, Izabel Cristina da Costa Bezerra Veríssimo de Melo Ensino Literatura Cartas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This research aims to offer a proposal of literature teaching in High School, based on the epistolography of the writer, poet, musician, researcher, anthropologist and ethnographer Veríssimo de Melo. Veríssimo cultivated the habit of correspondence, having sent and received letters from various places in Brazil. We chose to make a cut of such letters; those that are studied here are included in the book Letters of Ascent Ferreira to Veríssimo de Melo, as well as others belonging to personal collections. From the analysis of the letters, we elaborated didactic sequences from the ideas of literary Literature presented by Cosson (2006) and literature teaching (Pinheiro, 2014) and Cherry (2009) with didactic suggestions to be used in literature classes. In addition to these suggestions, we discuss some legal aspects of literature teaching, supported by Candido (1995) and Araújo (2013), as well as a brief reflection on the term "potiguar literature". Finally, we present a panorama of the life and work of Veríssimo de Melo, with emphasis on his biases as a poet, musician and letter writer. Esta pesquisa objetiva oferecer uma proposta de ensino de literatura no Ensino Médio, a partir da epistolografia do escritor, poeta, músico, pesquisador, antropólogo e etnógrafo Veríssimo de Melo. Veríssimo cultivou o hábito da correspondência, tendo enviado e recebido missivas de vários lugares do Brasil. Optamos por fazer um recorte de tais cartas; as que são aqui estudadas constam no livro Cartas de Ascenso Ferreira a Veríssimo de Melo, bem como outras pertencentes a acervos pessoais. A partir da análise das cartas, elaboramos sequências didáticas a partir das ideias de Letramento literário apresentadas por Cosson (2006) e ensino de literatura (Pinheiro, 2014) e Cereja (2005) com sugestões didáticas para serem utilizadas em aulas de literatura. Além das referidas sugestões, discutimos alguns aspectos legais do ensino de literatura, amparados por Candido (1995) e Araújo (2013), bem como fazemos uma breve reflexão acerca do termo “literatura potiguar”. Por fim, apresentamos um panorama da vida e obra de Veríssimo de Melo, com destaque para seus vieses de poeta, músico e missivista. 2020-01-22T21:10:42Z 2020-01-22T21:10:42Z 2019-08-26 doctoralThesis ROCHA, Michelle Patrícia Paulista da. Para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de Veríssimo de Melo. 2019. 113f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28345 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Veríssimo de Melo
Ensino
Literatura
Cartas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Veríssimo de Melo
Ensino
Literatura
Cartas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Rocha, Michelle Patrícia Paulista da
Para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de Veríssimo de Melo
description This research aims to offer a proposal of literature teaching in High School, based on the epistolography of the writer, poet, musician, researcher, anthropologist and ethnographer Veríssimo de Melo. Veríssimo cultivated the habit of correspondence, having sent and received letters from various places in Brazil. We chose to make a cut of such letters; those that are studied here are included in the book Letters of Ascent Ferreira to Veríssimo de Melo, as well as others belonging to personal collections. From the analysis of the letters, we elaborated didactic sequences from the ideas of literary Literature presented by Cosson (2006) and literature teaching (Pinheiro, 2014) and Cherry (2009) with didactic suggestions to be used in literature classes. In addition to these suggestions, we discuss some legal aspects of literature teaching, supported by Candido (1995) and Araújo (2013), as well as a brief reflection on the term "potiguar literature". Finally, we present a panorama of the life and work of Veríssimo de Melo, with emphasis on his biases as a poet, musician and letter writer.
author2 Araújo, Humberto Hermenegildo de
author_facet Araújo, Humberto Hermenegildo de
Rocha, Michelle Patrícia Paulista da
format doctoralThesis
author Rocha, Michelle Patrícia Paulista da
author_sort Rocha, Michelle Patrícia Paulista da
title Para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de Veríssimo de Melo
title_short Para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de Veríssimo de Melo
title_full Para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de Veríssimo de Melo
title_fullStr Para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de Veríssimo de Melo
title_full_unstemmed Para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de Veríssimo de Melo
title_sort para chamar de nossa: literatura e ensino a partir da epistolografia de veríssimo de melo
publisher Brasil
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28345
work_keys_str_mv AT rochamichellepatriciapaulistada parachamardenossaliteraturaeensinoapartirdaepistolografiadeverissimodemelo
_version_ 1773966576010133504