Caracterização de canal utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado
The use of Unmanned Aerial Vehicle (UAV) to provide services such as internet, goods delivery and air taxi has become a reality in recent years. The use of these aircraft requires secure communication between the control station and the UAV, a task made easier by knowing the characteristics of th...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28236 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-28236 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-282362020-01-19T07:49:39Z Caracterização de canal utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado Leite, Deyvid Lucas Alsina, Pablo Javier Sousa Júnior, Vicente Ângelo de Rodrigues, Márcio Eduardo da Costa Medeiros, Álvaro Augusto Machado de VANT Canal Desvanecimento Doppler Multipercurso Sombreamento CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA The use of Unmanned Aerial Vehicle (UAV) to provide services such as internet, goods delivery and air taxi has become a reality in recent years. The use of these aircraft requires secure communication between the control station and the UAV, a task made easier by knowing the characteristics of the communication channel. This work is intended to present a measurement setup using an unmanned aircraft, and to use the measured data for RF channel characterization. The collected data were analyzed in order to characterize the large scale fading (path loss and shadowing) and the small scale fading (multipath and doppler) in caatinga scenarios, over a lake and a region mixed with the two previous environments. The following work presents the data collected in the measurement campaigns, the processing performed by the developed scripts and the results of the RF Channel characterization. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) A utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para prover serviços como internet, entregas de mercadorias e táxi aéreo vem se tornando realidade nos últimos anos. A utilização dessas aeronaves exige uma comunicação segura entre a estação de controle e o VANT, tarefa facilitada ao se conhecer as características do canal de comunicação. Este trabalho se destina a apresentar um setup de medição utilizando uma aeronave não tripulada, e usar os dados medidos para a caracterização do canal de RF. As medições foram realizadas com um VANT Dji Phantom 3 standard equipado com um módulo XBee PRO 900HP para a comunicação entre o VANT e a estação de controle em terra. Os dados coletados foram analisados de modo a caracterizar o desvanecimento de larga escala (perda de percurso e sombreamento) e o desvanecimento de pequena escala (multipercurso e doppler) em cenários de caatinga, sobre um lago e uma região mista com os dois ambientes anteriores. O trabalho a seguir apresenta os dados coletados nas campanhas de medição, o processamento realizado pelos scripts desenvolvidos e os resultados da caracterização do Canal RF. 2020-01-15T19:07:32Z 2020-01-15T19:07:32Z 2019-10-31 masterThesis LEITE, Deyvid Lucas. Caracterização de canal utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado. 2019. 138f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28236 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
VANT Canal Desvanecimento Doppler Multipercurso Sombreamento CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
spellingShingle |
VANT Canal Desvanecimento Doppler Multipercurso Sombreamento CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Leite, Deyvid Lucas Caracterização de canal utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado |
description |
The use of Unmanned Aerial Vehicle (UAV) to provide services such as internet,
goods delivery and air taxi has become a reality in recent years. The use of these
aircraft requires secure communication between the control station and the UAV, a task
made easier by knowing the characteristics of the communication channel. This work
is intended to present a measurement setup using an unmanned aircraft, and to use the
measured data for RF channel characterization. The collected data were analyzed in
order to characterize the large scale fading (path loss and shadowing) and the small scale
fading (multipath and doppler) in caatinga scenarios, over a lake and a region mixed
with the two previous environments. The following work presents the data collected in
the measurement campaigns, the processing performed by the developed scripts and the
results of the RF Channel characterization. |
author2 |
Alsina, Pablo Javier |
author_facet |
Alsina, Pablo Javier Leite, Deyvid Lucas |
format |
masterThesis |
author |
Leite, Deyvid Lucas |
author_sort |
Leite, Deyvid Lucas |
title |
Caracterização de canal utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado |
title_short |
Caracterização de canal utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado |
title_full |
Caracterização de canal utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado |
title_fullStr |
Caracterização de canal utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado |
title_full_unstemmed |
Caracterização de canal utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado |
title_sort |
caracterização de canal utilizando veículo aéreo não tripulado |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28236 |
work_keys_str_mv |
AT leitedeyvidlucas caracterizacaodecanalutilizandoveiculoaereonaotripulado |
_version_ |
1773958945754316800 |