Educação e direitos humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas

Nesta primeira edição do Seminário Nacional de Estudos no campo da sensorialidade (2019), o foco do debate concentrou-se na temática: Educação e Direitos Humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas. O objetivo foi debater questões relativas ao fazer pedagógico na...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva (Org.), Luzia Guacira dos Santos, Silva (Org.), Thiago Augusto Costa e
Formato: conferenceProceeding
Idioma:pt_BR
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28216
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spelling ri-123456789-282162020-01-05T07:57:21Z Educação e direitos humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas Educación y derechos humanos de personas con ceguera, baja visión, sordos y sordociegas Education and Human Rights of people with blindness, low vision, deaf, deaf and blind. Silva (Org.), Luzia Guacira dos Santos Silva (Org.), Thiago Augusto Costa e Educação Especial - Anais Educação Inclusiva - Anais Direitos Humanos - Anais Sensorialidade - Anais Nesta primeira edição do Seminário Nacional de Estudos no campo da sensorialidade (2019), o foco do debate concentrou-se na temática: Educação e Direitos Humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas. O objetivo foi debater questões relativas ao fazer pedagógico na perspectiva da educação inclusiva e dos direitos humanos, com vistas à ampliação de políticas afirmativas que não só assegurem os direitos constitucionais das pessoas com deficiência sensorial, mas que garantam a execução de ações que promovam o reconhecimento de sua capacidade em contribuir significativa e qualitativamente em diversas áreas da sociedade. A programação organizada em torno da temática promoveu conferência, palestras, mesas-redondas e roda de conversa com convidados nacionais e locais, sessões de apresentação de trabalho de pesquisa concluída e/ou em andamento e relatos de experiência, pôsteres, lançamento de livros, bem como atrações culturais. Os trabalhos nas modalidades: Comunicações Orais (Pesquisas concluídas e em andamento), Relatos de experiência e Pôsteres (estudos desenvolvidos por graduandos), foram submetidos aos seguintes eixos temáticos: 1. Educação escolar e Surdez- da educação infantil ao ensino superior; 2. Educação escolar, Cegueira e Baixa visão: da educação infantil ao ensino superior; 3. Educação escolar e Surdocegueira: da educação infantil ao ensino superior; 4. Pais e filhos com deficiência sensorial; 5. Atendimento educacional especializado a alunos com deficiência sensorial no contexto escolar e não escolar; 6. Educação e Direitos Humanos – a pessoa com deficiências sensoriais como foco; 7. Arte, corpo e Movimento – a pessoa com deficiências sensoriais como foco; 8. Acessibilidade, tecnologia e inovação na sala de aula em favor de estudantes com deficiência sensorial; 9. Políticas de Educação Inclusiva: desafios atuais ao ensino a estudantes com deficiências sensoriais. Consagrou-se com a participação de 300 pessoas advindas da região Nordeste e de outras regiões do país e com 99 trabalhos apresentados. 2020-01-03T13:36:25Z 2020-01-03T13:36:25Z 2019-08-14 conferenceProceeding SEMINÁRIO DE ESTUDOS NO CAMPO DA SENSORIALIDADE, 1. 2019, Natal. Anais [...], Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. 129 p. Tema: Educação e direitos humanos de pessoas com cegueira, baixa visão, surdas, ensurdecidas e surdocegas. 9788570641113 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28216 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf
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Silva (Org.), Luzia Guacira dos Santos
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