Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória

Teaching physics has been an arduous task and considering this difficulty the present work seeks to expose the development of alternative methodologies to solve this problem. It is a research applied in Wave Teaching where the inverted classroom methodology was applied, which aims to work the tea...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Leandro Arrilton de
Outros Autores: Sesion Júnior, Paulo Dantas
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-28060
record_format dspace
spelling ri-123456789-280602019-12-01T05:30:15Z Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória Inverted classroom: a proposal for teaching sequence in ondulatory education Medeiros, Leandro Arrilton de Sesion Júnior, Paulo Dantas Oliveira, Paulo Henrique Sousa de Souza, Thatyara Freire de Ondas Sala de aula invertida Método PeerInstruction Ensino híbrido e sequência didática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Teaching physics has been an arduous task and considering this difficulty the present work seeks to expose the development of alternative methodologies to solve this problem. It is a research applied in Wave Teaching where the inverted classroom methodology was applied, which aims to work the teaching in a collaborative perspective, thus making the learning more meaningful. The elaboration of this project was based on Vigotsky's theory with the levels of development in the teaching and learning process and the Peer Instruction method based on Eric Mazur's theory. The project was implemented in second year high school classes. In class A, the inverted classroom methodology was applied using some technological tools such as: Youtube video lessons, Plickers application, Google forms and Google classroom - they were used as a subsidy for three didactic sequences used in the teaching of waves. In class B, the traditional methodology was applied. This distinct process between the two classes aimed to investigate the efficiency of the inverted classroom methodology. After class, it was observed through the students' feedback and written evaluation that class A had better performance compared to class B. The project was valid since it could contribute with a new vision of Wave teaching. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas. 2019-11-27T23:13:12Z 2019-11-27T23:13:12Z 2019-06-26 masterThesis MEDEIROS, Leandro Arrilton de. Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ondas
Sala de aula invertida
Método PeerInstruction
Ensino híbrido e sequência didática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ondas
Sala de aula invertida
Método PeerInstruction
Ensino híbrido e sequência didática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Medeiros, Leandro Arrilton de
Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
description Teaching physics has been an arduous task and considering this difficulty the present work seeks to expose the development of alternative methodologies to solve this problem. It is a research applied in Wave Teaching where the inverted classroom methodology was applied, which aims to work the teaching in a collaborative perspective, thus making the learning more meaningful. The elaboration of this project was based on Vigotsky's theory with the levels of development in the teaching and learning process and the Peer Instruction method based on Eric Mazur's theory. The project was implemented in second year high school classes. In class A, the inverted classroom methodology was applied using some technological tools such as: Youtube video lessons, Plickers application, Google forms and Google classroom - they were used as a subsidy for three didactic sequences used in the teaching of waves. In class B, the traditional methodology was applied. This distinct process between the two classes aimed to investigate the efficiency of the inverted classroom methodology. After class, it was observed through the students' feedback and written evaluation that class A had better performance compared to class B. The project was valid since it could contribute with a new vision of Wave teaching.
author2 Sesion Júnior, Paulo Dantas
author_facet Sesion Júnior, Paulo Dantas
Medeiros, Leandro Arrilton de
format masterThesis
author Medeiros, Leandro Arrilton de
author_sort Medeiros, Leandro Arrilton de
title Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
title_short Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
title_full Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
title_fullStr Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
title_full_unstemmed Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
title_sort sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28060
work_keys_str_mv AT medeirosleandroarriltonde saladeaulainvertidaumapropostadesequenciadidaticanoensinodeondulatoria
AT medeirosleandroarriltonde invertedclassroomaproposalforteachingsequenceinondulatoryeducation
_version_ 1773964802447638528