Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN

This study reports on an action research of a pedagogical intervention focused on written production from the perspective of Genre Pedagogy (ROSE;MARTIN, 2012) in the teaching/learning of English as an Additional Language (EAL), in the context of a 9th grade class of a Municipal Junior High Schoo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
Outros Autores: Cooper, Jennifer Sarah
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-27966
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Programa Ler para aprender
Ensino fundamental
Escola pública
Pesquisa-ação
Teoria de gênero e registro
Ensino/aprendizagem da Língua Inglesa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Programa Ler para aprender
Ensino fundamental
Escola pública
Pesquisa-ação
Teoria de gênero e registro
Ensino/aprendizagem da Língua Inglesa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
description This study reports on an action research of a pedagogical intervention focused on written production from the perspective of Genre Pedagogy (ROSE;MARTIN, 2012) in the teaching/learning of English as an Additional Language (EAL), in the context of a 9th grade class of a Municipal Junior High School in Natal, Rio Grande do Norte. This research is characterized as action research (TRIPP, 2005), qualitative and is based on the Theory of Genre and Registration (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), which, in turn, is based on the premises of Systemic-Functional Linguistics (SFL) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004). The methodology of the pedagogical intervention is based on the strategies (Teaching and Learning Cycle - TLC) in the Reading to Learn program (R2L) (ROSE, 2013), which constitute a series of workshops of teaching strategies of written comprehension and production, some of which we applied over a 9-week period. We adapted these strategies, which aim to even out the levels in classrooms in an accelerated way through explicit learning so that all students read and write at the appropriate level. Thus, we established as general objective the investigation of the impact of the use of the Teaching and Learning Cycle in a group of students of the 9th grade of Elementary School. Results showed that all participants increased their scores at least one semester level and that the impressions of the student participants can be characterized within the Appraisal system under the subtype Attitude, largely falling in the category of appreciation, were evaluated positively. We expect the results to promote reflections on pedagogical practices and at the same time contribute to the research in LA with regard to teaching English as an Additional language (EAL) in the public schools of the Northeast.
author2 Cooper, Jennifer Sarah
author_facet Cooper, Jennifer Sarah
Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
format masterThesis
author Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
author_sort Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
title Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title_short Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title_full Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title_fullStr Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title_full_unstemmed Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title_sort pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no rn
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966
work_keys_str_mv AT silvaluciadefatimamedeiros pedagogiadegeneronoensinodalinguainglesacomolinguaadicionalpesquisaacaonoensinofundamentaldaredepublicanorn
_version_ 1773963751172603904
spelling ri-123456789-279662019-11-24T05:18:33Z Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN Silva, Lúcia de Fátima Medeiros Cooper, Jennifer Sarah Weissheimer, Janaina Faria, Marilia Varella Bezerra de Vian Júnior, Orlando Programa Ler para aprender Ensino fundamental Escola pública Pesquisa-ação Teoria de gênero e registro Ensino/aprendizagem da Língua Inglesa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This study reports on an action research of a pedagogical intervention focused on written production from the perspective of Genre Pedagogy (ROSE;MARTIN, 2012) in the teaching/learning of English as an Additional Language (EAL), in the context of a 9th grade class of a Municipal Junior High School in Natal, Rio Grande do Norte. This research is characterized as action research (TRIPP, 2005), qualitative and is based on the Theory of Genre and Registration (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), which, in turn, is based on the premises of Systemic-Functional Linguistics (SFL) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004). The methodology of the pedagogical intervention is based on the strategies (Teaching and Learning Cycle - TLC) in the Reading to Learn program (R2L) (ROSE, 2013), which constitute a series of workshops of teaching strategies of written comprehension and production, some of which we applied over a 9-week period. We adapted these strategies, which aim to even out the levels in classrooms in an accelerated way through explicit learning so that all students read and write at the appropriate level. Thus, we established as general objective the investigation of the impact of the use of the Teaching and Learning Cycle in a group of students of the 9th grade of Elementary School. Results showed that all participants increased their scores at least one semester level and that the impressions of the student participants can be characterized within the Appraisal system under the subtype Attitude, largely falling in the category of appreciation, were evaluated positively. We expect the results to promote reflections on pedagogical practices and at the same time contribute to the research in LA with regard to teaching English as an Additional language (EAL) in the public schools of the Northeast. Este estudo relata uma pesquisa-ação de uma intervenção pedagógica voltada para a produção escrita, a partir da perspectiva da Pedagogia do Gênero (ROSE; MARTIN, 2012) no ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Adicional (ILA), no contexto de uma turma de 9º ano da Escola Municipal Francisca de Oliveira, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação (TRIPP, 2005), qualitativa e baseia-se na Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), que, por sua vez, é baseada nas premissas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004) A metodologia da intervenção pedagógica baseia-se nas estratégias do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA-R2L) do programa Ler para Aprender (Reading to Learn - R2L) (ROSE, 2013), que constituem uma série de oficinas de estratégias de ensino da compreensão e produção escrita, as quais aplicamos por um período de 9 semanas. Adaptamos essas estratégias, que visam nivelar as salas de aula de forma acelerada, através da aprendizagem explícita, para que todos os alunos leiam e escrevam no nível apropriado. Assim, estabelecemos como objetivo geral a investigação do impacto da utilização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem em um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados mostraram que todos os colaboradores obtiveram acréscimo em suas pontuações de, no mínimo, um semestre e que as impressões dos estudantes que foram caracterizadas dentro do sistema de Avaliatividade sob o subsistema de Atitude, foram classificadas amplamente na categoria de Apreciação e avaliadas positivamente. Assim, esperamos que os resultados possam promover reflexões sobre práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a pesquisa em LA no ensino de Inglês como língua adicional (ILA) nas escolas públicas do Nordeste. 2019-11-22T23:04:17Z 2019-11-22T23:04:17Z 2019-06-17 masterThesis SILVA, Lúcia de Fátima Medeiros. Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN. 2019. 186f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM