Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador

The dissertation focuses on an investigation of the processes of creation and execution of scenic lighting in the groups contemporary art Cruor, Arkhétypos Theater group and Gaya Cia of Dance. This research intends to understand how the process of creation in the groups and the participation of t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Adriano Marinho dos
Outros Autores: Salles, Nara Graça
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27818
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-27818
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Processo de criação
Iluminação cênica
Mapa de luz
Teatro
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Processo de criação
Iluminação cênica
Mapa de luz
Teatro
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Santos, Adriano Marinho dos
Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador
description The dissertation focuses on an investigation of the processes of creation and execution of scenic lighting in the groups contemporary art Cruor, Arkhétypos Theater group and Gaya Cia of Dance. This research intends to understand how the process of creation in the groups and the participation of the students who integrate it relate their practices in the groups to the lighting disciplines they have attended; To understand that these Members are fundamental parts in the creation of the spectacles of these groups. We chose an artistic work of each group, namely: Carmim (Cruor), Holy Cross of don‟t know (Arkhétypos) and Almar (Gaya) to analyze in a descriptive way the process of creating the light and how this process was given from a participative point of view. For this discussion we were based mainly on the texts of the following authors: Fayga Ostrower (2014), Ronaldo Costa (2009), Valmir Perez (2007). This study has a direct relationship with the author's work practice, if it is necessary an explanation about my training in the area for a better understanding of the desire for this object of study and the cut-off given. Therefore, we will introduce the research talking about the methodology used in the research and present the stage lighting Laboratory of the Department of Arts, after that we report on the student practice and will present the groups investigated and the creation process used by each one in the selected work, finally, we emphasize the importance of training students through their participation in the groups. Although the emphasis is on the process of creating light, the same goes for the other scenic elements, because the lack of professional training in these areas is still accentuated. We emphasize that the groups of academics at DEART are important spaces for complementary training of students of graduations.
author2 Salles, Nara Graça
author_facet Salles, Nara Graça
Santos, Adriano Marinho dos
format masterThesis
author Santos, Adriano Marinho dos
author_sort Santos, Adriano Marinho dos
title Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador
title_short Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador
title_full Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador
title_fullStr Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador
title_full_unstemmed Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador
title_sort investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no deart - ufrn: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27818
work_keys_str_mv AT santosadrianomarinhodos investigacaosobreprocessosdecriacaoeexecucaodailuminacaocenicanodeartufrnaexperienciaacademicacomoformacaodeumprofessordeteatroiluminador
_version_ 1773959063430758400
spelling ri-123456789-278182019-10-13T05:23:56Z Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador Santos, Adriano Marinho dos Salles, Nara Graça Oliveira, Adriano Moraes de Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de Processo de criação Iluminação cênica Mapa de luz Teatro CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES The dissertation focuses on an investigation of the processes of creation and execution of scenic lighting in the groups contemporary art Cruor, Arkhétypos Theater group and Gaya Cia of Dance. This research intends to understand how the process of creation in the groups and the participation of the students who integrate it relate their practices in the groups to the lighting disciplines they have attended; To understand that these Members are fundamental parts in the creation of the spectacles of these groups. We chose an artistic work of each group, namely: Carmim (Cruor), Holy Cross of don‟t know (Arkhétypos) and Almar (Gaya) to analyze in a descriptive way the process of creating the light and how this process was given from a participative point of view. For this discussion we were based mainly on the texts of the following authors: Fayga Ostrower (2014), Ronaldo Costa (2009), Valmir Perez (2007). This study has a direct relationship with the author's work practice, if it is necessary an explanation about my training in the area for a better understanding of the desire for this object of study and the cut-off given. Therefore, we will introduce the research talking about the methodology used in the research and present the stage lighting Laboratory of the Department of Arts, after that we report on the student practice and will present the groups investigated and the creation process used by each one in the selected work, finally, we emphasize the importance of training students through their participation in the groups. Although the emphasis is on the process of creating light, the same goes for the other scenic elements, because the lack of professional training in these areas is still accentuated. We emphasize that the groups of academics at DEART are important spaces for complementary training of students of graduations. A dissertação versa sobre uma investigação dos processos de criação e execução da iluminação cênica nos grupos Cruor Arte Contemporânea, Arkhétypos Grupo de Teatro e Gaya Cia de Dança. Essa pesquisa pretendeu compreender como ocorre o processo de criação nos grupos e a participação dos discentes que o integram relacionando suas práticas nos grupos às disciplinas de iluminação, as quais cursaram; por entender que esses integrantes são parte fundamental na criação dos espetáculos dos referidos grupos. Escolhemos um trabalho artístico de cada um, a saber: Carmim (Cruor), Santa Cruz do Não Sei (Arkhétypos) e Almar (Gaya) para analisar de forma descritiva o processo de criação da luz e como se deu esse processo do ponto de vista participativo. Para essa discussão, nos fundamentamos principalmente nos textos dos seguintes autores: Fayga Ostrower (2014), Ronaldo Costa (2009), Valmir Perez (2007). Este estudo tem relação direta com a prática de trabalho do autor. Assim, se faz necessária uma explanação sobre minha formação na área para uma melhor compreensão do desejo por este objeto de estudo e o recorte dado. Portanto, introduziremos a pesquisa falando sobre a metodologia utilizada na pesquisa e apresentaremos o Laboratório de Iluminação Cênica do Departamento de Artes, após isso, faremos um relato sobre a prática discente e apresentaremos os grupos investigados e o processo de criação utilizado por cada um no trabalho selecionado, por fim, enfatizamos a importância da formação dos discentes através de sua participação nos grupos. Apesar de a ênfase ser no processo de criação da luz, o mesmo vale para os demais elementos cênicos, pois a carência de formação profissional nessas áreas ainda é acentuada. Destacamos que os grupos de acadêmicos no DEART são importantes espaços de formação complementar dos discentes das graduações. 2019-10-08T22:21:10Z 2019-10-08T22:21:10Z 2019-07-26 masterThesis SANTOS, Adriano Marinho dos. Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador. 2019. 120f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27818 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS