Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente
This dissertation takes a look at the pedagogical and scenic aspects developed with the Coletivo de Teatro Bárbara Idade, a group of elderly students, here named senescente (in a state of aging), and formed from the theater courses for third age of SESC SANTO AMARO / PE. Based on research on the...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27817 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-27817 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-278172019-10-13T05:24:07Z Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente Santos, Rodrigo Cunha Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de Miranda, Maria Brígida de Lopes, Melissa dos Santos Teixeira, Renata Pimentel Coletivo de Teatro Bárbara Idade Criação cênica com idosos Práticas feministas na cena CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES This dissertation takes a look at the pedagogical and scenic aspects developed with the Coletivo de Teatro Bárbara Idade, a group of elderly students, here named senescente (in a state of aging), and formed from the theater courses for third age of SESC SANTO AMARO / PE. Based on research on the creation processes and the collective shows since 2005, we have approached the transits of the group regarding the hybridism of languages between theater, literature, visual arts and performance, especially the presence of personal stories in the scene , dialoguing with the creative ways of the artists-researchers: Luciana Lyra (2011; 2013; 2015),, Emanuel de Jesus (2016) and Vivi Téllas (apud DOURADO, 2017). In this plot between the scene and creative pedagogies, we end up with a feminist approach to the stage intersecting with Márcia Tiburi (2018), Djamila Ribeiro (2017), Chimamanda Adíchie (2016) and Margareth Rago (1998). Este trabalho dissertativo lança um olhar acerca dos aspectos pedagógicos e cênicos desenvolvidos com o Coletivo de Teatro Bárbara Idade, um grupo de alunas e alunos idosos, aqui nomeadas de senescentes (em estado de envelhecimento), e formado a partir dos cursos de teatro para terceira idade do SESC SANTO AMARO/PE. Tomando como base de investigação os processos de criação e os espetáculos do coletivo desde 2005, acercamos os trânsitos do grupo no que se refere ao hibridismo de linguagens entre teatro, literatura, artes visuais e performance, em especial, a presença de histórias pessoais na cena, dialogando com os caminhos de criação das artistas-pesquisadoras: Luciana Lyra (2011, 2013, 2015), Emanuella de Jesus(2016) e Vivi Téllas (apud DOURADO, 2017). Neste trama entre cena e pedagogias de criação, desembocamos em uma abordagem feminista ao palco entrecruzando olhares com Márcia Tiburi (2018), Djamila Ribeiro (2017), Chimamanda Adíchie (2016) e Margaretn Rago (1998). 2019-10-08T22:14:09Z 2019-10-08T22:14:09Z 2019-03-01 masterThesis SANTOS, Rodrigo Cunha. Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente. 2019. 168f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27817 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Coletivo de Teatro Bárbara Idade Criação cênica com idosos Práticas feministas na cena CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
spellingShingle |
Coletivo de Teatro Bárbara Idade Criação cênica com idosos Práticas feministas na cena CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Santos, Rodrigo Cunha Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente |
description |
This dissertation takes a look at the pedagogical and scenic aspects developed with the
Coletivo de Teatro Bárbara Idade, a group of elderly students, here named senescente
(in a state of aging), and formed from the theater courses for third age of SESC SANTO
AMARO / PE. Based on research on the creation processes and the collective shows
since 2005, we have approached the transits of the group regarding the hybridism of
languages between theater, literature, visual arts and performance, especially the
presence of personal stories in the scene , dialoguing with the creative ways of the
artists-researchers: Luciana Lyra (2011; 2013; 2015),, Emanuel de Jesus (2016) and
Vivi Téllas (apud DOURADO, 2017). In this plot between the scene and creative
pedagogies, we end up with a feminist approach to the stage intersecting with Márcia
Tiburi (2018), Djamila Ribeiro (2017), Chimamanda Adíchie (2016) and Margareth
Rago (1998). |
author2 |
Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
author_facet |
Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de Santos, Rodrigo Cunha |
format |
masterThesis |
author |
Santos, Rodrigo Cunha |
author_sort |
Santos, Rodrigo Cunha |
title |
Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente |
title_short |
Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente |
title_full |
Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente |
title_fullStr |
Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente |
title_full_unstemmed |
Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente |
title_sort |
coletivo de teatro bárbara idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27817 |
work_keys_str_mv |
AT santosrodrigocunha coletivodeteatrobarbaraidadeengendramentosfeministasnacenadamulhersenescente |
_version_ |
1773957547255922688 |