Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente

This dissertation takes a look at the pedagogical and scenic aspects developed with the Coletivo de Teatro Bárbara Idade, a group of elderly students, here named senescente (in a state of aging), and formed from the theater courses for third age of SESC SANTO AMARO / PE. Based on research on the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Rodrigo Cunha
Outros Autores: Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27817
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-27817
record_format dspace
spelling ri-123456789-278172019-10-13T05:24:07Z Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente Santos, Rodrigo Cunha Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de Miranda, Maria Brígida de Lopes, Melissa dos Santos Teixeira, Renata Pimentel Coletivo de Teatro Bárbara Idade Criação cênica com idosos Práticas feministas na cena CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES This dissertation takes a look at the pedagogical and scenic aspects developed with the Coletivo de Teatro Bárbara Idade, a group of elderly students, here named senescente (in a state of aging), and formed from the theater courses for third age of SESC SANTO AMARO / PE. Based on research on the creation processes and the collective shows since 2005, we have approached the transits of the group regarding the hybridism of languages between theater, literature, visual arts and performance, especially the presence of personal stories in the scene , dialoguing with the creative ways of the artists-researchers: Luciana Lyra (2011; 2013; 2015),, Emanuel de Jesus (2016) and Vivi Téllas (apud DOURADO, 2017). In this plot between the scene and creative pedagogies, we end up with a feminist approach to the stage intersecting with Márcia Tiburi (2018), Djamila Ribeiro (2017), Chimamanda Adíchie (2016) and Margareth Rago (1998). Este trabalho dissertativo lança um olhar acerca dos aspectos pedagógicos e cênicos desenvolvidos com o Coletivo de Teatro Bárbara Idade, um grupo de alunas e alunos idosos, aqui nomeadas de senescentes (em estado de envelhecimento), e formado a partir dos cursos de teatro para terceira idade do SESC SANTO AMARO/PE. Tomando como base de investigação os processos de criação e os espetáculos do coletivo desde 2005, acercamos os trânsitos do grupo no que se refere ao hibridismo de linguagens entre teatro, literatura, artes visuais e performance, em especial, a presença de histórias pessoais na cena, dialogando com os caminhos de criação das artistas-pesquisadoras: Luciana Lyra (2011, 2013, 2015), Emanuella de Jesus(2016) e Vivi Téllas (apud DOURADO, 2017). Neste trama entre cena e pedagogias de criação, desembocamos em uma abordagem feminista ao palco entrecruzando olhares com Márcia Tiburi (2018), Djamila Ribeiro (2017), Chimamanda Adíchie (2016) e Margaretn Rago (1998). 2019-10-08T22:14:09Z 2019-10-08T22:14:09Z 2019-03-01 masterThesis SANTOS, Rodrigo Cunha. Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente. 2019. 168f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27817 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Coletivo de Teatro Bárbara Idade
Criação cênica com idosos
Práticas feministas na cena
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Coletivo de Teatro Bárbara Idade
Criação cênica com idosos
Práticas feministas na cena
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Santos, Rodrigo Cunha
Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente
description This dissertation takes a look at the pedagogical and scenic aspects developed with the Coletivo de Teatro Bárbara Idade, a group of elderly students, here named senescente (in a state of aging), and formed from the theater courses for third age of SESC SANTO AMARO / PE. Based on research on the creation processes and the collective shows since 2005, we have approached the transits of the group regarding the hybridism of languages between theater, literature, visual arts and performance, especially the presence of personal stories in the scene , dialoguing with the creative ways of the artists-researchers: Luciana Lyra (2011; 2013; 2015),, Emanuel de Jesus (2016) and Vivi Téllas (apud DOURADO, 2017). In this plot between the scene and creative pedagogies, we end up with a feminist approach to the stage intersecting with Márcia Tiburi (2018), Djamila Ribeiro (2017), Chimamanda Adíchie (2016) and Margareth Rago (1998).
author2 Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
author_facet Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Santos, Rodrigo Cunha
format masterThesis
author Santos, Rodrigo Cunha
author_sort Santos, Rodrigo Cunha
title Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente
title_short Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente
title_full Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente
title_fullStr Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente
title_full_unstemmed Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente
title_sort coletivo de teatro bárbara idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27817
work_keys_str_mv AT santosrodrigocunha coletivodeteatrobarbaraidadeengendramentosfeministasnacenadamulhersenescente
_version_ 1773957547255922688