As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção

This work aims to provide opportunities for the development of reading skills in English language contemplating cultural aspects through Aesop's fables. It is also the purpose of this research to elaborate a didactic sequence, apply it and verify the effects of this application. Based on thi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Karla Rodrigues de
Outros Autores: Canan, Ana Graça
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27773
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-27773
record_format dspace
spelling ri-123456789-277732019-10-06T05:21:39Z As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção Almeida, Karla Rodrigues de Canan, Ana Graça Cunha, Eva Carolina da Weissheimer, Janaina Fábulas Língua inglesa Sequência didática Ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This work aims to provide opportunities for the development of reading skills in English language contemplating cultural aspects through Aesop's fables. It is also the purpose of this research to elaborate a didactic sequence, apply it and verify the effects of this application. Based on this, we carried out an action research (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011) that included the participation of 6th grade elementary school students from a public school located in the city of Natal - RN. For classroom intervention, we use didactic sequences based on Cosson's basic sequence (2018) for literary literacy. The data has been gathered by means of analysis of documents such as Political-Pedagogical Project, annual teaching plans and didactic material used in the researched context. In addition, we applied a questionnaire and we had the observation and reflection of the entire intervention process. Our theoretical framework is based on studies such as Cosson (2018), Dezzoti (1989), Ferreira (2014), Portella (1983), Almeida Filho (2001), Zilberman (2009), Byram (1989), Kramsch (1996), among others. The analysis of the documents shows that the teaching of English does not have clear guidelines, revealing that there is no articulation between the documents analyzed. The questionnaires applied in the post-intervention phase indicate that fables constitute a rich text for English language teaching and learning which makes it possible to illustrate uses of language and reflect on the moral values that permeate social life and that reflect our own attitudes. Este trabalho tem como objetivo geral oportunizar o desenvolvimento da habilidade de leitura em LI contemplando aspectos culturais por meio das fábulas de Esopo. Também constitui objetivo dessa pesquisa elaborar uma sequência didática, aplicá-la e verificar os efeitos dessa aplicação. Com base nisso, realizamos uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011) que contou com a participação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade de Natal - RN. Para intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas baseadas na sequência básica de Cosson (2018) para o letramento literário. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos como Projeto Político-Pedagógico, planos anuais de ensino e material didático utilizado no contexto pesquisado. Além disso, aplicamos um questionário e contamos também com a observação e reflexão de todo o processo de intervenção. Nosso referencial teórico tem por base os estudos de Cosson (2018), Dezzoti (1989), Ferreira (2014), Portella (1983), Almeida Filho (2001), Zilberman (2009), Byram (1989), Kramsch (1996), entre outros. A análise dos documentos mostra que o ensino de inglês não possui orientações claras, tal constatação revela que não há articulação entre os documentos analisados. Os questionários aplicados na fase pós intervenção indicam que as fábulas constituem-se como texto rico para o ensinoaprendizagem de língua inglesa que possibilitam ilustrar usos de linguagem e refletir sobre os valores morais que permeiam a vida social a partir da reflexão de nossas atitudes. 2019-10-02T18:36:31Z 2019-10-02T18:36:31Z 2019-06-10 masterThesis ALMEIDA, Karla Rodrigues de. As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção. 2019. 118f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27773 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Fábulas
Língua inglesa
Sequência didática
Ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Fábulas
Língua inglesa
Sequência didática
Ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Almeida, Karla Rodrigues de
As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção
description This work aims to provide opportunities for the development of reading skills in English language contemplating cultural aspects through Aesop's fables. It is also the purpose of this research to elaborate a didactic sequence, apply it and verify the effects of this application. Based on this, we carried out an action research (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011) that included the participation of 6th grade elementary school students from a public school located in the city of Natal - RN. For classroom intervention, we use didactic sequences based on Cosson's basic sequence (2018) for literary literacy. The data has been gathered by means of analysis of documents such as Political-Pedagogical Project, annual teaching plans and didactic material used in the researched context. In addition, we applied a questionnaire and we had the observation and reflection of the entire intervention process. Our theoretical framework is based on studies such as Cosson (2018), Dezzoti (1989), Ferreira (2014), Portella (1983), Almeida Filho (2001), Zilberman (2009), Byram (1989), Kramsch (1996), among others. The analysis of the documents shows that the teaching of English does not have clear guidelines, revealing that there is no articulation between the documents analyzed. The questionnaires applied in the post-intervention phase indicate that fables constitute a rich text for English language teaching and learning which makes it possible to illustrate uses of language and reflect on the moral values that permeate social life and that reflect our own attitudes.
author2 Canan, Ana Graça
author_facet Canan, Ana Graça
Almeida, Karla Rodrigues de
format masterThesis
author Almeida, Karla Rodrigues de
author_sort Almeida, Karla Rodrigues de
title As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção
title_short As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção
title_full As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção
title_fullStr As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção
title_sort as fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27773
work_keys_str_mv AT almeidakarlarodriguesde asfabulasemauladelinguainglesaumapropostadeintervencao
_version_ 1773961179461320704