Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
The present research had as general objective to investigate the contributions of the ethnomathematical knowledge of the weavers of sleep networks of the municipality of Jaguaruana / CE that favor the elaboration of a proposal of pedagogical action for the teaching of Mathematics in Basic Educati...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27652 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-27652 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Etnomatemática Matemática escolar Tecelagem Teoria da objetivação Unidades temáticas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Etnomatemática Matemática escolar Tecelagem Teoria da objetivação Unidades temáticas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Lima, Edney Araújo Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação |
description |
The present research had as general objective to investigate the contributions of the
ethnomathematical knowledge of the weavers of sleep networks of the municipality of
Jaguaruana / CE that favor the elaboration of a proposal of pedagogical action for the teaching
of Mathematics in Basic Education, highlighting the oral reports of the architects in harmony
with the objects of knowledge, abilities and Thematic Units of Mathematics of the Basic
Education of the National Curricular Common Base (BNCC). It is a qualitative research, with
an ethnographic approach, centered on D'Ambrosio's (2011) ethnomathematical conception
and on the didactic methodological conduction of the principles of the sociocultural learning
theory of Radford's Objectivation (2006). Given the data collected in the field research carried
out with the cultural group of the weavers of Jaguaruana / CE, the Educational Product was
built the ethnomathematical knowledge of weavers: weaving networks of teaching and
learning of Mathematics with the Theory of Objectivation, which was applied and validated
by the teachers of Mathematics of Elementary School of the municipal network in a
continuous formation. The deferment of the proposal of pedagogical action arises through the
percentage of 93% of the teachers who evaluated the work above the good parameter, with a
tendency towards excellence, as well, considering the Educational Product applied as
approved. Thus, the wealth of mathematical knowledge derived from this work, such as
procedures of equivalence, proportionality, interdependence, variation and approximation, is
also perceivable, in addition to the relevance of the school to respect the elements of the
students' cultural context, since such recognition provides the reliability and value of their
knowledge. |
author2 |
Bandeira, Francisco de Assis |
author_facet |
Bandeira, Francisco de Assis Lima, Edney Araújo |
format |
masterThesis |
author |
Lima, Edney Araújo |
author_sort |
Lima, Edney Araújo |
title |
Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação |
title_short |
Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação |
title_full |
Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação |
title_fullStr |
Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação |
title_full_unstemmed |
Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação |
title_sort |
os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de jaguaruana/ce e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27652 |
work_keys_str_mv |
AT limaedneyaraujo ossaberesetnomatematicosdosteceloesderedesdedormirdejaguaruanaceeocontextoeducacionalentrelacandoumapropostadeacaopedagogicaparaoensinoeaprendizagemdamatematicacomateoriadaobjetivacao |
_version_ |
1773957827955523584 |
spelling |
ri-123456789-276522023-06-26T23:21:12Z Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação Lima, Edney Araújo Bandeira, Francisco de Assis Morey, Bernadete Barbosa Sousa, Giselle Costa de Oliveira, Rosalba Lopes de Etnomatemática Matemática escolar Tecelagem Teoria da objetivação Unidades temáticas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present research had as general objective to investigate the contributions of the ethnomathematical knowledge of the weavers of sleep networks of the municipality of Jaguaruana / CE that favor the elaboration of a proposal of pedagogical action for the teaching of Mathematics in Basic Education, highlighting the oral reports of the architects in harmony with the objects of knowledge, abilities and Thematic Units of Mathematics of the Basic Education of the National Curricular Common Base (BNCC). It is a qualitative research, with an ethnographic approach, centered on D'Ambrosio's (2011) ethnomathematical conception and on the didactic methodological conduction of the principles of the sociocultural learning theory of Radford's Objectivation (2006). Given the data collected in the field research carried out with the cultural group of the weavers of Jaguaruana / CE, the Educational Product was built the ethnomathematical knowledge of weavers: weaving networks of teaching and learning of Mathematics with the Theory of Objectivation, which was applied and validated by the teachers of Mathematics of Elementary School of the municipal network in a continuous formation. The deferment of the proposal of pedagogical action arises through the percentage of 93% of the teachers who evaluated the work above the good parameter, with a tendency towards excellence, as well, considering the Educational Product applied as approved. Thus, the wealth of mathematical knowledge derived from this work, such as procedures of equivalence, proportionality, interdependence, variation and approximation, is also perceivable, in addition to the relevance of the school to respect the elements of the students' cultural context, since such recognition provides the reliability and value of their knowledge. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições dos saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir do município de Jaguaruana/CE que favoreçam a elaboração de uma proposta de ação pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica, destacando os relatos orais dos artífices em sintonia com os objetos do conhecimento, habilidades e Unidades Temáticas de Matemática do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D‟Ambrosio (2011) e na condução metodológica didática dos princípios da Teoria sociocultural de aprendizagem da Objetivação de Radford (2006). Perante os dados coletados na pesquisa de campo realizada com o grupo cultural dos tecelões de Jaguaruana/CE, edificou-se o Produto Educacional os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem da Matemática com a Teoria da Objetivação, que foi aplicado e validado pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal em uma formação continuada. O deferimento da proposta de ação pedagógica surge mediante o percentual de 93% dos professores que avaliaram o trabalho acima do parâmetro bom, com tendência para a excelência, bem assim, considerando o Produto Educacional aplicado como aprovado. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor, como procedimentos de equivalência, proporcionalidade, interdependência, variação e aproximação, ademais a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois, tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e valorização dos seus conhecimentos. 2019-09-05T21:55:03Z 2019-09-05T21:55:03Z 2019-06-19 masterThesis LIMA, Edney Araújo. Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação. 2019. 225f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27652 pt_BR Os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem na matemática com a teoria da objetivação Os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem na Matemática com a Teoria da Objetivação https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52906 Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |