Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação

The present research had as general objective to investigate the contributions of the ethnomathematical knowledge of the weavers of sleep networks of the municipality of Jaguaruana / CE that favor the elaboration of a proposal of pedagogical action for the teaching of Mathematics in Basic Educati...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Edney Araújo
Outros Autores: Bandeira, Francisco de Assis
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27652
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-27652
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Etnomatemática
Matemática escolar
Tecelagem
Teoria da objetivação
Unidades temáticas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Etnomatemática
Matemática escolar
Tecelagem
Teoria da objetivação
Unidades temáticas
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Lima, Edney Araújo
Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
description The present research had as general objective to investigate the contributions of the ethnomathematical knowledge of the weavers of sleep networks of the municipality of Jaguaruana / CE that favor the elaboration of a proposal of pedagogical action for the teaching of Mathematics in Basic Education, highlighting the oral reports of the architects in harmony with the objects of knowledge, abilities and Thematic Units of Mathematics of the Basic Education of the National Curricular Common Base (BNCC). It is a qualitative research, with an ethnographic approach, centered on D'Ambrosio's (2011) ethnomathematical conception and on the didactic methodological conduction of the principles of the sociocultural learning theory of Radford's Objectivation (2006). Given the data collected in the field research carried out with the cultural group of the weavers of Jaguaruana / CE, the Educational Product was built the ethnomathematical knowledge of weavers: weaving networks of teaching and learning of Mathematics with the Theory of Objectivation, which was applied and validated by the teachers of Mathematics of Elementary School of the municipal network in a continuous formation. The deferment of the proposal of pedagogical action arises through the percentage of 93% of the teachers who evaluated the work above the good parameter, with a tendency towards excellence, as well, considering the Educational Product applied as approved. Thus, the wealth of mathematical knowledge derived from this work, such as procedures of equivalence, proportionality, interdependence, variation and approximation, is also perceivable, in addition to the relevance of the school to respect the elements of the students' cultural context, since such recognition provides the reliability and value of their knowledge.
author2 Bandeira, Francisco de Assis
author_facet Bandeira, Francisco de Assis
Lima, Edney Araújo
format masterThesis
author Lima, Edney Araújo
author_sort Lima, Edney Araújo
title Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
title_short Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
title_full Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
title_fullStr Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
title_full_unstemmed Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
title_sort os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de jaguaruana/ce e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27652
work_keys_str_mv AT limaedneyaraujo ossaberesetnomatematicosdosteceloesderedesdedormirdejaguaruanaceeocontextoeducacionalentrelacandoumapropostadeacaopedagogicaparaoensinoeaprendizagemdamatematicacomateoriadaobjetivacao
_version_ 1773957827955523584
spelling ri-123456789-276522023-06-26T23:21:12Z Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação Lima, Edney Araújo Bandeira, Francisco de Assis Morey, Bernadete Barbosa Sousa, Giselle Costa de Oliveira, Rosalba Lopes de Etnomatemática Matemática escolar Tecelagem Teoria da objetivação Unidades temáticas CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present research had as general objective to investigate the contributions of the ethnomathematical knowledge of the weavers of sleep networks of the municipality of Jaguaruana / CE that favor the elaboration of a proposal of pedagogical action for the teaching of Mathematics in Basic Education, highlighting the oral reports of the architects in harmony with the objects of knowledge, abilities and Thematic Units of Mathematics of the Basic Education of the National Curricular Common Base (BNCC). It is a qualitative research, with an ethnographic approach, centered on D'Ambrosio's (2011) ethnomathematical conception and on the didactic methodological conduction of the principles of the sociocultural learning theory of Radford's Objectivation (2006). Given the data collected in the field research carried out with the cultural group of the weavers of Jaguaruana / CE, the Educational Product was built the ethnomathematical knowledge of weavers: weaving networks of teaching and learning of Mathematics with the Theory of Objectivation, which was applied and validated by the teachers of Mathematics of Elementary School of the municipal network in a continuous formation. The deferment of the proposal of pedagogical action arises through the percentage of 93% of the teachers who evaluated the work above the good parameter, with a tendency towards excellence, as well, considering the Educational Product applied as approved. Thus, the wealth of mathematical knowledge derived from this work, such as procedures of equivalence, proportionality, interdependence, variation and approximation, is also perceivable, in addition to the relevance of the school to respect the elements of the students' cultural context, since such recognition provides the reliability and value of their knowledge. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições dos saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir do município de Jaguaruana/CE que favoreçam a elaboração de uma proposta de ação pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica, destacando os relatos orais dos artífices em sintonia com os objetos do conhecimento, habilidades e Unidades Temáticas de Matemática do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D‟Ambrosio (2011) e na condução metodológica didática dos princípios da Teoria sociocultural de aprendizagem da Objetivação de Radford (2006). Perante os dados coletados na pesquisa de campo realizada com o grupo cultural dos tecelões de Jaguaruana/CE, edificou-se o Produto Educacional os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem da Matemática com a Teoria da Objetivação, que foi aplicado e validado pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal em uma formação continuada. O deferimento da proposta de ação pedagógica surge mediante o percentual de 93% dos professores que avaliaram o trabalho acima do parâmetro bom, com tendência para a excelência, bem assim, considerando o Produto Educacional aplicado como aprovado. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor, como procedimentos de equivalência, proporcionalidade, interdependência, variação e aproximação, ademais a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois, tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e valorização dos seus conhecimentos. 2019-09-05T21:55:03Z 2019-09-05T21:55:03Z 2019-06-19 masterThesis LIMA, Edney Araújo. Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação. 2019. 225f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27652 pt_BR Os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem na matemática com a teoria da objetivação Os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem na Matemática com a Teoria da Objetivação https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52906 Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA