Ensino de artes na escola
O ensino de Artes vem sofrendo modificações ao longo da história das reformas educacionais (LDB nº4024/61, nº 5692/71 e nº 9394/96, PCN: Artes), percebe-se que a arte é pouco valorizada e sofre certo preconceito nos espaços escolares. Um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é...
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Ensino de Artes Música na Escola Dança Teatro Artes Visuais Vieira (Org), Marcilio de Souza Bezerra, Adeilza Gomes da Silva Pontes, Gilvânia Maurício Dias Mosca, Maristela de Oliveira Fonseca, Nayde Solange Garcia Ensino de artes na escola |
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O ensino de Artes vem sofrendo modificações ao longo da história das reformas educacionais (LDB nº4024/61, nº 5692/71 e nº 9394/96, PCN: Artes), percebe-se que a arte é pouco valorizada e sofre certo preconceito nos espaços escolares. Um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se um componente curricular reconhecido por alunos e professores dos outros componentes curriculares, uma vez que ainda recebe o estigma de apêndice para as outras disciplinas na Educação Básica.
Pensamos que o ensino de Arte exige uma postura investigativa dos professores e dos alunos diante dos processos de transformações exigidos pelos documentos oficiais da educação brasileira. Acreditamos que a apropriação dos conhecimentos em Arte se dará na medida em que houver aprofundamento e inter-relação entre esses conhecimentos e a realidade. Tal forma de pensamento
e de trabalho estará superando a prática da Arte pela arte e ressignificando os saberes para os alunos.
Diante desse cenário, o livro de Artes visa ampliar o repertório do licenciando, a partir da discussão sobre as temáticas centrais das linguagens artísticas, conceitos, fundamentos e metodologias da área. Com isso, buscamos subsidiar a formação docente inicial alicerçada na iniciação de práticas escolares que valorizem o ensino da Arte e seus fundamentos no contexto da educação escolar tomando como campo de conhecimento da área as quatro linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) com vistas à ampliação da formação humana e cidadã, considerando a diversidade da sociedade na atualidade.
Para nos aproximar dessa área de conhecimento, investigaremos alguns conceitos que envolvem o ensino e a aprendizagem de Artes Visuais na educação contemporânea, em busca de relações que apontem para a organização do trabalho pedagógico na sala de aula. Esperamos ampliar nossos conhecimentos, sistematizando conceitos sobre o som e seus parâmetros que, acompanhados
do silêncio, formam os elementos constitutivos da música. Também perceber o corpo como instrumento musical primeiro do homem e sua importância na educação musical, podendo, assim, aprofundar nossos conhecimentos sobre os instrumentos, a notação e os estilos musicais. Direcionar o futuro professor ao mundo da dança e às possibilidades que essa linguagem artística pode oferecer,
na sua teoria e práxis pedagógica, com o ensino de Artes na escola por meio da apreciação, da vivência e da contextualização em dança e também a reflexão de um breve panorama sobre a origem do teatro, seus elementos e aos fundamentos da pedagogia do teatro, o qual estabelece relações entre teoria e prática. Será dada a oportunidade para se conhecer o teatro de formas animadas e suas diferentes técnicas de confecção e manipulação, mais especificamente o teatro de sombras
e luvas, em especial suas histórias, possibilidades expressivas e comunicativas.Por fim, gostaríamos de destacar alguns pontos dessa reflexão como apontamentos para a atividade epistemológica e o conhecimento da Arte. Cenários epistêmicos que podem se tornar uma agenda de pesquisa, a saber: 1) entendimento e conhecimento dos documentos oficiais, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte e da Lei de Diretrizes e Bases, para se compreender as transformações acerca do ensino de Arte; 2) a necessidade de discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem, enfocando a Arte como área de conhecimento, com objeto específico de estudo para cada uma das
quatro linguagens artísticas; 3) encaminhamentos metodológicos que orientem a prática em sala de aula, bem como o enfoque da história da arte sem se prender à sua linearidade; 4) articulação crítica entre os conteúdos e as diferentes linguagens artísticas e 5) definições de princípios comuns que orientem o planejamento curricular de Arte, bem como o papel da disciplina e do professor de Arte na escola pública. Consideramos essa agenda de pesquisa como indicativos fundamentais para a ampliação do pensamento crítico em Arte. Desse modo, esperamos que este material permita leituras e discussões profícuas para o campo da Arte, do ensino e da Educação.
Marcilio de Souza Vieira |
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Vieira (Org), Marcilio de Souza Bezerra, Adeilza Gomes da Silva Pontes, Gilvânia Maurício Dias Mosca, Maristela de Oliveira Fonseca, Nayde Solange Garcia |
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