Ensino de artes na escola
O ensino de Artes vem sofrendo modificações ao longo da história das reformas educacionais (LDB nº4024/61, nº 5692/71 e nº 9394/96, PCN: Artes), percebe-se que a arte é pouco valorizada e sofre certo preconceito nos espaços escolares. Um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é...
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Formato: | book |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
SEDIS_UFRN
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27340 |
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Resumo: | O ensino de Artes vem sofrendo modificações ao longo da história das reformas educacionais (LDB nº4024/61, nº 5692/71 e nº 9394/96, PCN: Artes), percebe-se que a arte é pouco valorizada e sofre certo preconceito nos espaços escolares. Um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se um componente curricular reconhecido por alunos e professores dos outros componentes curriculares, uma vez que ainda recebe o estigma de apêndice para as outras disciplinas na Educação Básica.
Pensamos que o ensino de Arte exige uma postura investigativa dos professores e dos alunos diante dos processos de transformações exigidos pelos documentos oficiais da educação brasileira. Acreditamos que a apropriação dos conhecimentos em Arte se dará na medida em que houver aprofundamento e inter-relação entre esses conhecimentos e a realidade. Tal forma de pensamento
e de trabalho estará superando a prática da Arte pela arte e ressignificando os saberes para os alunos.
Diante desse cenário, o livro de Artes visa ampliar o repertório do licenciando, a partir da discussão sobre as temáticas centrais das linguagens artísticas, conceitos, fundamentos e metodologias da área. Com isso, buscamos subsidiar a formação docente inicial alicerçada na iniciação de práticas escolares que valorizem o ensino da Arte e seus fundamentos no contexto da educação escolar tomando como campo de conhecimento da área as quatro linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) com vistas à ampliação da formação humana e cidadã, considerando a diversidade da sociedade na atualidade.
Para nos aproximar dessa área de conhecimento, investigaremos alguns conceitos que envolvem o ensino e a aprendizagem de Artes Visuais na educação contemporânea, em busca de relações que apontem para a organização do trabalho pedagógico na sala de aula. Esperamos ampliar nossos conhecimentos, sistematizando conceitos sobre o som e seus parâmetros que, acompanhados
do silêncio, formam os elementos constitutivos da música. Também perceber o corpo como instrumento musical primeiro do homem e sua importância na educação musical, podendo, assim, aprofundar nossos conhecimentos sobre os instrumentos, a notação e os estilos musicais. Direcionar o futuro professor ao mundo da dança e às possibilidades que essa linguagem artística pode oferecer,
na sua teoria e práxis pedagógica, com o ensino de Artes na escola por meio da apreciação, da vivência e da contextualização em dança e também a reflexão de um breve panorama sobre a origem do teatro, seus elementos e aos fundamentos da pedagogia do teatro, o qual estabelece relações entre teoria e prática. Será dada a oportunidade para se conhecer o teatro de formas animadas e suas diferentes técnicas de confecção e manipulação, mais especificamente o teatro de sombras
e luvas, em especial suas histórias, possibilidades expressivas e comunicativas.Por fim, gostaríamos de destacar alguns pontos dessa reflexão como apontamentos para a atividade epistemológica e o conhecimento da Arte. Cenários epistêmicos que podem se tornar uma agenda de pesquisa, a saber: 1) entendimento e conhecimento dos documentos oficiais, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte e da Lei de Diretrizes e Bases, para se compreender as transformações acerca do ensino de Arte; 2) a necessidade de discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem, enfocando a Arte como área de conhecimento, com objeto específico de estudo para cada uma das
quatro linguagens artísticas; 3) encaminhamentos metodológicos que orientem a prática em sala de aula, bem como o enfoque da história da arte sem se prender à sua linearidade; 4) articulação crítica entre os conteúdos e as diferentes linguagens artísticas e 5) definições de princípios comuns que orientem o planejamento curricular de Arte, bem como o papel da disciplina e do professor de Arte na escola pública. Consideramos essa agenda de pesquisa como indicativos fundamentais para a ampliação do pensamento crítico em Arte. Desse modo, esperamos que este material permita leituras e discussões profícuas para o campo da Arte, do ensino e da Educação.
Marcilio de Souza Vieira |
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