Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game
This work highlights the influence of the PhET computer simulator and the Kahoot game in the teaching-learning process. The objectives were to analyze the efficiency of the simulator and the game in the classroom and produce a didactic sequence - educational product - for the content of conservat...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27326 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-27326 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-273262019-07-21T05:16:28Z Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game A didactic sequence for the study of collisions with the use of simulator and game Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da Lima, Neemias Alves de Coelho, Marcelo Nunes Sesion Júnior, Paulo Dantas Simulador Game Quantidade de movimento Colisões CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This work highlights the influence of the PhET computer simulator and the Kahoot game in the teaching-learning process. The objectives were to analyze the efficiency of the simulator and the game in the classroom and produce a didactic sequence - educational product - for the content of conservation of movement quantity and collisions in a dimension, part of the branch of Mechanics in the discipline of Physics. The educational product was applied to a group of thirty-six students of the second year of high school in a private school in Natal, Rio Grande do Norte. Two evaluations were made, one prior to the application of the simulator and without the use of the game, and another after the application of the simulator and with the use of the game. The percentage of hits in the first and second evaluations was 50,0% and 85,7%, respectively, with a Hake gain equal to 0,71. This high gain shows that the use of the PhET simulator and the Kahoot game in a didactic sequence can have a significant positive influence on the learning of physics contents. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Este trabalho destaca a influência do simulador computacional PhET e do game Kahoot no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos foram analisar a eficiência do simulador e do game em sala de aula e produzir uma sequência didática — produto educacional — para o conteúdo de conservação de quantidade de movimento e colisões em uma dimensão, parte do ramo da Mecânica na disciplina de Física. O produto educacional foi aplicado a uma turma de trinta e seis alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola privada de Natal, Rio Grande do Norte. Foram feitas duas avaliações, uma antes da aplicação do simulador e sem o uso do game, e outra depois da aplicação do simulador e com o uso do game. A porcentagem de acertos na primeira e na segunda avaliação foi 50,0% e 85,7%, respectivamente, com um ganho de Hake igual a 0,71. Este alto ganho mostra que o uso do simulador PhET e do game Kahoot em uma sequência didática pode ter uma influência positiva significativa na aprendizagem de conteúdos de Física. 2019-07-15T20:01:47Z 2019-07-15T20:01:47Z 2019-02-22 masterThesis FONSECA FILHO, Pedro Rodrigues da. Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game. 2019. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27326 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Simulador Game Quantidade de movimento Colisões CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
spellingShingle |
Simulador Game Quantidade de movimento Colisões CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game |
description |
This work highlights the influence of the PhET computer simulator and the Kahoot
game in the teaching-learning process. The objectives were to analyze the efficiency of the
simulator and the game in the classroom and produce a didactic sequence - educational
product - for the content of conservation of movement quantity and collisions in a dimension,
part of the branch of Mechanics in the discipline of Physics. The educational product was
applied to a group of thirty-six students of the second year of high school in a private school
in Natal, Rio Grande do Norte. Two evaluations were made, one prior to the application of the
simulator and without the use of the game, and another after the application of the simulator
and with the use of the game. The percentage of hits in the first and second evaluations was
50,0% and 85,7%, respectively, with a Hake gain equal to 0,71. This high gain shows that the
use of the PhET simulator and the Kahoot game in a didactic sequence can have a significant
positive influence on the learning of physics contents. |
author2 |
Lima, Neemias Alves de |
author_facet |
Lima, Neemias Alves de Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da |
format |
masterThesis |
author |
Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da |
author_sort |
Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da |
title |
Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game |
title_short |
Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game |
title_full |
Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game |
title_fullStr |
Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game |
title_sort |
uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27326 |
work_keys_str_mv |
AT fonsecafilhopedrorodriguesda umasequenciadidaticaparaoestudodecolisoescomautilizacaodesimuladoregame AT fonsecafilhopedrorodriguesda adidacticsequenceforthestudyofcollisionswiththeuseofsimulatorandgame |
_version_ |
1773963200935493632 |