Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game

This work highlights the influence of the PhET computer simulator and the Kahoot game in the teaching-learning process. The objectives were to analyze the efficiency of the simulator and the game in the classroom and produce a didactic sequence - educational product - for the content of conservat...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da
Outros Autores: Lima, Neemias Alves de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27326
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-27326
record_format dspace
spelling ri-123456789-273262019-07-21T05:16:28Z Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game A didactic sequence for the study of collisions with the use of simulator and game Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da Lima, Neemias Alves de Coelho, Marcelo Nunes Sesion Júnior, Paulo Dantas Simulador Game Quantidade de movimento Colisões CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This work highlights the influence of the PhET computer simulator and the Kahoot game in the teaching-learning process. The objectives were to analyze the efficiency of the simulator and the game in the classroom and produce a didactic sequence - educational product - for the content of conservation of movement quantity and collisions in a dimension, part of the branch of Mechanics in the discipline of Physics. The educational product was applied to a group of thirty-six students of the second year of high school in a private school in Natal, Rio Grande do Norte. Two evaluations were made, one prior to the application of the simulator and without the use of the game, and another after the application of the simulator and with the use of the game. The percentage of hits in the first and second evaluations was 50,0% and 85,7%, respectively, with a Hake gain equal to 0,71. This high gain shows that the use of the PhET simulator and the Kahoot game in a didactic sequence can have a significant positive influence on the learning of physics contents. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Este trabalho destaca a influência do simulador computacional PhET e do game Kahoot no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos foram analisar a eficiência do simulador e do game em sala de aula e produzir uma sequência didática — produto educacional — para o conteúdo de conservação de quantidade de movimento e colisões em uma dimensão, parte do ramo da Mecânica na disciplina de Física. O produto educacional foi aplicado a uma turma de trinta e seis alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola privada de Natal, Rio Grande do Norte. Foram feitas duas avaliações, uma antes da aplicação do simulador e sem o uso do game, e outra depois da aplicação do simulador e com o uso do game. A porcentagem de acertos na primeira e na segunda avaliação foi 50,0% e 85,7%, respectivamente, com um ganho de Hake igual a 0,71. Este alto ganho mostra que o uso do simulador PhET e do game Kahoot em uma sequência didática pode ter uma influência positiva significativa na aprendizagem de conteúdos de Física. 2019-07-15T20:01:47Z 2019-07-15T20:01:47Z 2019-02-22 masterThesis FONSECA FILHO, Pedro Rodrigues da. Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game. 2019. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27326 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Simulador
Game
Quantidade de movimento
Colisões
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Simulador
Game
Quantidade de movimento
Colisões
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da
Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game
description This work highlights the influence of the PhET computer simulator and the Kahoot game in the teaching-learning process. The objectives were to analyze the efficiency of the simulator and the game in the classroom and produce a didactic sequence - educational product - for the content of conservation of movement quantity and collisions in a dimension, part of the branch of Mechanics in the discipline of Physics. The educational product was applied to a group of thirty-six students of the second year of high school in a private school in Natal, Rio Grande do Norte. Two evaluations were made, one prior to the application of the simulator and without the use of the game, and another after the application of the simulator and with the use of the game. The percentage of hits in the first and second evaluations was 50,0% and 85,7%, respectively, with a Hake gain equal to 0,71. This high gain shows that the use of the PhET simulator and the Kahoot game in a didactic sequence can have a significant positive influence on the learning of physics contents.
author2 Lima, Neemias Alves de
author_facet Lima, Neemias Alves de
Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da
format masterThesis
author Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da
author_sort Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da
title Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game
title_short Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game
title_full Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game
title_fullStr Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game
title_sort uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27326
work_keys_str_mv AT fonsecafilhopedrorodriguesda umasequenciadidaticaparaoestudodecolisoescomautilizacaodesimuladoregame
AT fonsecafilhopedrorodriguesda adidacticsequenceforthestudyofcollisionswiththeuseofsimulatorandgame
_version_ 1773963200935493632