Uma ressignificação do corpo nu em cena

The view of the great majority of people in the face of nudity is guided by imposed social standards, but we can understand it by artistic bias because it can give us a different look. The naked body is subject to the judgment of appearances and the inevitable associations to original sin, in the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Tiago Herculano da
Outros Autores: Salles, Nara Graça
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27273
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-27273
record_format dspace
spelling ri-123456789-272732019-07-14T05:12:42Z Uma ressignificação do corpo nu em cena Silva, Tiago Herculano da Salles, Nara Graça Machado, Lara Rodrigues Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de Corpo Nudez Artes Cênicas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES The view of the great majority of people in the face of nudity is guided by imposed social standards, but we can understand it by artistic bias because it can give us a different look. The naked body is subject to the judgment of appearances and the inevitable associations to original sin, in the present world where religions permeate many daily actions of the population, thus, it is treated as offensive, even within the artistic field, and the works that use the skin as costumes tend to carry the weight of such associations made through existing social paradigms. Works of art, which use nudity as an aesthetic and poetic element, can provide a differentiated perception of this naked body in the scene. In the search for a differentiated look, the hypothesis proposed here proposes that this nudity be understood not as absence of costume or intimate exhibition of the body, but by the skin as clothes, by which, the artist can resignify the use of the naked body in scene. O olhar da grande maioria das pessoas perante a nudez está norteado pelos padrões sociais impostos, porém podemos entendê-la pelo viés artístico pois este pode nos proporcionar um olhar diferenciado. O corpo desnudo está sujeito ao julgamento das aparências e as inevitáveis associações ao pecado original, no mundo atual onde as religiões permeiam muitas ações cotidianas da população, assim, acaba por ser tratado como ofensivo, até mesmo dentro do campo artístico, e as obras que utilizam a pele como figurino tendem a carregar o peso dessas associações feitas por meio dos paradigmas sociais existentes. Obras artísticas, que utilizam a nudez como elemento estético e poético, podem proporcionar uma percepção diferenciada desse corpo nu em cena. Na busca por um olhar diferenciado, a hipótese aqui levantada propõe que esta nudez seja entendida não como ausência de figurino ou exibição intima do corpo, mas pela pele como veste, pelo qual, o artista pode ressignificar o uso do corpo desnudo em cena. 2019-07-10T20:27:41Z 2019-07-10T20:27:41Z 2019-04-30 masterThesis SILVA, Tiago Herculano da. Uma ressignificação do corpo nu em cena. 2019. 99f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27273 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Corpo
Nudez
Artes Cênicas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Corpo
Nudez
Artes Cênicas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Silva, Tiago Herculano da
Uma ressignificação do corpo nu em cena
description The view of the great majority of people in the face of nudity is guided by imposed social standards, but we can understand it by artistic bias because it can give us a different look. The naked body is subject to the judgment of appearances and the inevitable associations to original sin, in the present world where religions permeate many daily actions of the population, thus, it is treated as offensive, even within the artistic field, and the works that use the skin as costumes tend to carry the weight of such associations made through existing social paradigms. Works of art, which use nudity as an aesthetic and poetic element, can provide a differentiated perception of this naked body in the scene. In the search for a differentiated look, the hypothesis proposed here proposes that this nudity be understood not as absence of costume or intimate exhibition of the body, but by the skin as clothes, by which, the artist can resignify the use of the naked body in scene.
author2 Salles, Nara Graça
author_facet Salles, Nara Graça
Silva, Tiago Herculano da
format masterThesis
author Silva, Tiago Herculano da
author_sort Silva, Tiago Herculano da
title Uma ressignificação do corpo nu em cena
title_short Uma ressignificação do corpo nu em cena
title_full Uma ressignificação do corpo nu em cena
title_fullStr Uma ressignificação do corpo nu em cena
title_full_unstemmed Uma ressignificação do corpo nu em cena
title_sort uma ressignificação do corpo nu em cena
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27273
work_keys_str_mv AT silvatiagoherculanoda umaressignificacaodocorponuemcena
_version_ 1773958695336542208