Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino

This doctoral dissertation aims to investigate the identity construction of the women who underwent training during the course entitled Preparador de pescado (Fish Preparation). It was developed at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Federal Institute o...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Diniz, Magda Renata Marques
Outros Autores: Faria, Marilia Varella Bezerra de
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27191
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-27191
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Linguagem
Práticas discursivas
Identidade cultural
Gênero
Programa Mulheres Mil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Linguagem
Práticas discursivas
Identidade cultural
Gênero
Programa Mulheres Mil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Diniz, Magda Renata Marques
Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino
description This doctoral dissertation aims to investigate the identity construction of the women who underwent training during the course entitled Preparador de pescado (Fish Preparation). It was developed at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte) in Macau, RN, through the Programa Nacional Mulheres Mil (National Program Thousand Women). This program is part of the set of priorities established by Brazilian public policies especially related to the central issues of equity promotion, gender equality, the fight against violence against women, and access to education. Theoretically, this research is established under Contemporary Applied Linguistics, based on the Bakhtin studies, on cultural studies, and on gender. The methodological proposal was developed in accordance with the parameters of a qualitativeinterpretative research. The corpus explored came from statements produced by eleven women enrolled in the course throughout the year of 2016. It was used semi-structured interviews as well as broadening collective talks in order to have the women sharing their points of view on what means to be a woman in their contexts. The construction of this identity required, in the very beginning of the process, individual approaches and singular interviews. In its end, it required collective conversations and round talks from which the women´s voices functioned as a fruitful movement of listening. By such procedure, the students involved could make a connection between their cultural identity background and the new identities that emerged during the course. As a result, the study showed that the statements shared by the women reflect and refract part of the female universe in this determined chronotope. The perspectives of these statements dealt with themselves and the others, as well as society. In a way, it is possible to say that such identity perceptions can also constantly change, and this constitutes a strong argument to affirm the thesis that, in this process, the importance of the education reveals a possibility of social transformation, in such a way that it does promote female autonomy.
author2 Faria, Marilia Varella Bezerra de
author_facet Faria, Marilia Varella Bezerra de
Diniz, Magda Renata Marques
format doctoralThesis
author Diniz, Magda Renata Marques
author_sort Diniz, Magda Renata Marques
title Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino
title_short Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino
title_full Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino
title_fullStr Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino
title_full_unstemmed Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino
title_sort vozes em diálogo no promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27191
work_keys_str_mv AT dinizmagdarenatamarques vozesemdialogonopromilumaconstrucaodiscursivaemtornodoserfeminino
_version_ 1773960098162409472
spelling ri-123456789-271912019-06-16T05:23:35Z Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino Diniz, Magda Renata Marques Faria, Marilia Varella Bezerra de Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de Alloufa, Jomaria Mata de Lima Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Oliveira, Risoleide Rosa Freire de Linguagem Práticas discursivas Identidade cultural Gênero Programa Mulheres Mil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This doctoral dissertation aims to investigate the identity construction of the women who underwent training during the course entitled Preparador de pescado (Fish Preparation). It was developed at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte) in Macau, RN, through the Programa Nacional Mulheres Mil (National Program Thousand Women). This program is part of the set of priorities established by Brazilian public policies especially related to the central issues of equity promotion, gender equality, the fight against violence against women, and access to education. Theoretically, this research is established under Contemporary Applied Linguistics, based on the Bakhtin studies, on cultural studies, and on gender. The methodological proposal was developed in accordance with the parameters of a qualitativeinterpretative research. The corpus explored came from statements produced by eleven women enrolled in the course throughout the year of 2016. It was used semi-structured interviews as well as broadening collective talks in order to have the women sharing their points of view on what means to be a woman in their contexts. The construction of this identity required, in the very beginning of the process, individual approaches and singular interviews. In its end, it required collective conversations and round talks from which the women´s voices functioned as a fruitful movement of listening. By such procedure, the students involved could make a connection between their cultural identity background and the new identities that emerged during the course. As a result, the study showed that the statements shared by the women reflect and refract part of the female universe in this determined chronotope. The perspectives of these statements dealt with themselves and the others, as well as society. In a way, it is possible to say that such identity perceptions can also constantly change, and this constitutes a strong argument to affirm the thesis that, in this process, the importance of the education reveals a possibility of social transformation, in such a way that it does promote female autonomy. O objetivo desta tese é investigar a construção identitária de mulheres ao longo do processo formativo no curso Preparador de pescado, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no município de Macau, por intermédio do Programa Nacional Mulheres Mil. Esse programa insere-se no conjunto de prioridades das políticas públicas brasileiras, especialmente nos eixos da promoção da equidade, igualdade entre os gêneros, combate à violência contra a mulher e acesso à educação. Teoricamente, ancora-se em saberes derivados da Linguística Aplicada contemporânea, dos estudos bakhtinianos, dos estudos culturais e dos estudos sobre gênero. A proposta metodológica desenvolveu-se em consonância com os parâmetros da pesquisa qualitativo-interpretativista, em função do que se analisou o corpus resultante dos enunciados produzidos (ao longo do ano de 2016) por onze sujeitos de pesquisa (mulheres inscritas no curso Preparador de pescado), que, por meio de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa, emitiram seus pontos de vista sobre o que é ser mulher. A construção dessa identidade, na visão dessas mulheres, demandou a realização, no início do curso, da entrevista individual (nas residências das participantes) e, ao final deste, da entrevista coletiva, sob a forma de rodas de conversa, em que as vozes conjuntamente funcionaram como um movimento profícuo de escuta na direção enunciativo-discursiva sobre o ser feminino. Pretendia-se, por tal procedimento, que as cursistas realizassem uma conexão entre as identidades culturais anteriores ao curso e as novas identidades emergidas no decorrer deste. A partir da análise realizada (comparando as duas etapas), constatou-se que os enunciados refletem e refratam parte do universo feminino no cronotopo compreendido, com perspectivas para si, para o outro e para a sociedade, embora tais percepções identitárias sejam alteradas constantemente, o que se constitui em um forte argumento para validar a tese de que, nesse processo de desvelamento, antevemos a importância da educação como possibilidade de transformação social, de tal modo a promover o alcance da autonomia feminina. 2019-06-12T21:32:43Z 2019-06-12T21:32:43Z 2018-08-30 doctoralThesis DINIZ, Magda Renata Marques. Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino. 2018. 137f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27191 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM