A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente
The History and Philosophy of Science (HPS) plays an important role in scientific education, it enables the development of critical and contextualized thinking, it approaches scientific knowledge as an attempt to solve problems, as opposed to simplistic, a-problematic and ahistorical views about s...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-27134 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
História e Filosofia da Ciência Objetos virtuais de aprendizagem Ensino de Física: formação docente Tecnologia da informação e comunicação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
História e Filosofia da Ciência Objetos virtuais de aprendizagem Ensino de Física: formação docente Tecnologia da informação e comunicação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Silva, Mykaell Martins da A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
description |
The History and Philosophy of Science (HPS) plays an important role in scientific education, it
enables the development of critical and contextualized thinking, it approaches scientific
knowledge as an attempt to solve problems, as opposed to simplistic, a-problematic and ahistorical views about science. It is discussed in this dissertation that the historical content can
be problematized through the Virtual Learning Objects (VLO), didactic resources such as
animations and interactive digital simulations, enabling the promotion of the development of
critical and creative thinking. It is also emphasized that these digital didactic resources can
present/display historiographical defects or lead to errors of interpretation. Thus, we developed
and applied an initial teacher training course on the historiography of science, the nature of
science and historical contents concerning the history of vacuum and atmospheric pressure in
basic education focused on a digital animation entitled “The history of the Barometer”. Among
the main results obtained, it was observed that the undergraduate students performed a very
strong and critical analysis of the digital animation, since they perceived problems as traces of
Whig and Pedigree historiography, anachronisms, simplistic visions of science, historical errors
and inadequacies from the graphic point of view. Combined with the highly entertaining nature
of the digital animation, these results motivated the undergraduate students to look for
alternatives that allowed dealing with the identified problems through editing the script of the
original animation. Keeping the total exhibition time of the subtitles and minimally respecting
their synchronism with the animation, the editing has resulted in new scripts that are more
appropriate from a historical and philosophical point of view. |
author2 |
Alves, Milton Thiago Schivani |
author_facet |
Alves, Milton Thiago Schivani Silva, Mykaell Martins da |
format |
masterThesis |
author |
Silva, Mykaell Martins da |
author_sort |
Silva, Mykaell Martins da |
title |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title_short |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title_full |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title_fullStr |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title_full_unstemmed |
A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
title_sort |
confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134 |
work_keys_str_mv |
AT silvamykaellmartinsda aconfluenciaentrehistoriaefilosofiadacienciaeousodeobjetosvirtuaisdeaprendizagemumestudodecasonaformacaodocente AT silvamykaellmartinsda confluenciaentrehistoriaefilosofiadacienciaeousodeobjetosvirtuaisdeaprendizagemumestudodecasonaformacaodocente |
_version_ |
1773958941686890496 |
spelling |
ri-123456789-271342019-12-01T05:25:33Z A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente Silva, Mykaell Martins da Alves, Milton Thiago Schivani Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo Barreto, Ciclamio Leite Spinosa, Vanessa Souza, Gustavo Fontoura de História e Filosofia da Ciência Objetos virtuais de aprendizagem Ensino de Física: formação docente Tecnologia da informação e comunicação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The History and Philosophy of Science (HPS) plays an important role in scientific education, it enables the development of critical and contextualized thinking, it approaches scientific knowledge as an attempt to solve problems, as opposed to simplistic, a-problematic and ahistorical views about science. It is discussed in this dissertation that the historical content can be problematized through the Virtual Learning Objects (VLO), didactic resources such as animations and interactive digital simulations, enabling the promotion of the development of critical and creative thinking. It is also emphasized that these digital didactic resources can present/display historiographical defects or lead to errors of interpretation. Thus, we developed and applied an initial teacher training course on the historiography of science, the nature of science and historical contents concerning the history of vacuum and atmospheric pressure in basic education focused on a digital animation entitled “The history of the Barometer”. Among the main results obtained, it was observed that the undergraduate students performed a very strong and critical analysis of the digital animation, since they perceived problems as traces of Whig and Pedigree historiography, anachronisms, simplistic visions of science, historical errors and inadequacies from the graphic point of view. Combined with the highly entertaining nature of the digital animation, these results motivated the undergraduate students to look for alternatives that allowed dealing with the identified problems through editing the script of the original animation. Keeping the total exhibition time of the subtitles and minimally respecting their synchronism with the animation, the editing has resulted in new scripts that are more appropriate from a historical and philosophical point of view. A História e Filosofia da Ciência (HFC) desempenha um importante papel na educação científica, possibilita desenvolver um pensamento crítico e contextualizado, trabalha o conhecimento científico como tentativa de resolução de problemas, em contraposição a visões simplistas, a-problemáticas e a-históricas da ciência. Discute-se nessa dissertação que o conteúdo histórico pode ser problematizado por meio dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), recursos didáticos como animações e simulações digitais interativas, possibilitando promover o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Destaca-se também que esses recursos didáticos digitais podem apresentar vícios historiográficos ou levar a erros de interpretação. Desse modo, desenvolvemos e aplicamos um curso de formação docente inicial acerca da historiografia da ciência, da natureza da ciência e de conteúdos históricos referente a história do vácuo e pressão atmosférica na educação básica com foco em uma animação digital intitulada “A história do Barômetro”. Dentre os principais resultados obtidos, observou-se que os licenciandos realizaram uma análise bastante contundente e crítica da animação digital, uma vez que perceberam problemas como traços de historiografia Whig, Pedigree, anacronismos, visões de ciência simplistas, erros históricos e inadequações do ponto de vista gráfico. Aliado ao caráter fortemente lúdico da animação digital, esses resultados motivaram os licenciandos a buscarem alternativas que permitissem lidar com os problemas identificados por meio da edição do roteiro da animação original. Mantendo o tempo total de exibição das legendas e respeitando, minimamente, seu sincronismo com a animação, as edições resultaram em novos roteiros mais adequados do ponto de vista histórico e filosófico. 2019-06-05T20:56:21Z 2019-06-05T20:56:21Z 2018-12-13 masterThesis SILVA, Mykaell Martins da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27134 pt_BR Oficina de formação de professores história e filosofia da ciência no ensino: uma caminho para o uso de novas tecnologias Acesso Aberto application/pdf application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |