O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã

In our teaching experience, we have verified students of different levels difficulties in regards to reflection and critical thinking on controversial issues in our society. In this context, we deem it pertinent to develop a work directed on argumentation in basic education. The general goal of t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Adriano, Dione Maria
Outros Autores: Rocha, Ana Virginia Lima da Silva
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27041
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-27041
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Sequência didática
Argumentação
Artigo de opinião
Reescritura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Sequência didática
Argumentação
Artigo de opinião
Reescritura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Adriano, Dione Maria
O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã
description In our teaching experience, we have verified students of different levels difficulties in regards to reflection and critical thinking on controversial issues in our society. In this context, we deem it pertinent to develop a work directed on argumentation in basic education. The general goal of this essay is to contribute to the developing of argumentative competence on 9th year of schooling students by means of a didactic intervention that challenges and motivate the students to show consistently positioning in writing. In this sense, we analyzed textual productions from a proposal of opinion piece, in the context of a didactic sequence developed in a class of the 9th year of a state school in Natal (RN). Therefore, we rely theoretically in the socio-interactive approach, from Geraldi (2012); in discussions about text production and teaching, from Bunzen e Mendonça (2006), Antunes (2003); in the textual approach of Koch (2011) and textual-discursive from Adam (2008), about argumentation and argumentative sequences; in fundamentals on textual/discursive genres of Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) and Schneuwly (2004); as well as in assumptions about opinion article in Brakling (2000), Rocha (2015) and in the didactic sequence models developed by Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). It is an action research of qualitative nature, which was developed based on the teaching-learning conception of writing based on rewriting activities. In the analysis we compared the initial version (VI) with the final (VF) of the produced texts. The results show that the knowledge regarding the organization of the opinion piece as an argumentative genre, specifically on argumentative strategies and sequences, was significant for the appropriation of the genre producing situation by the students, which presented positions more clearly in the final version of the opinion piece. In this context, it is worth mentioning that the students involved in the research were motivated to exercise a social role of citizens through the writing work of the opinion article genre.
author2 Rocha, Ana Virginia Lima da Silva
author_facet Rocha, Ana Virginia Lima da Silva
Adriano, Dione Maria
format masterThesis
author Adriano, Dione Maria
author_sort Adriano, Dione Maria
title O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã
title_short O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã
title_full O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã
title_fullStr O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã
title_full_unstemmed O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã
title_sort o gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27041
work_keys_str_mv AT adrianodionemaria ogeneroartigodeopiniaonoensinofundamentalproducaotextualeatuacaocidada
_version_ 1773960784679796736
spelling ri-123456789-270412019-05-26T06:21:28Z O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã Adriano, Dione Maria Rocha, Ana Virginia Lima da Silva Oliveira, Maria do Socorro Simões, José da Silva Sequência didática Argumentação Artigo de opinião Reescritura CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS In our teaching experience, we have verified students of different levels difficulties in regards to reflection and critical thinking on controversial issues in our society. In this context, we deem it pertinent to develop a work directed on argumentation in basic education. The general goal of this essay is to contribute to the developing of argumentative competence on 9th year of schooling students by means of a didactic intervention that challenges and motivate the students to show consistently positioning in writing. In this sense, we analyzed textual productions from a proposal of opinion piece, in the context of a didactic sequence developed in a class of the 9th year of a state school in Natal (RN). Therefore, we rely theoretically in the socio-interactive approach, from Geraldi (2012); in discussions about text production and teaching, from Bunzen e Mendonça (2006), Antunes (2003); in the textual approach of Koch (2011) and textual-discursive from Adam (2008), about argumentation and argumentative sequences; in fundamentals on textual/discursive genres of Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) and Schneuwly (2004); as well as in assumptions about opinion article in Brakling (2000), Rocha (2015) and in the didactic sequence models developed by Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). It is an action research of qualitative nature, which was developed based on the teaching-learning conception of writing based on rewriting activities. In the analysis we compared the initial version (VI) with the final (VF) of the produced texts. The results show that the knowledge regarding the organization of the opinion piece as an argumentative genre, specifically on argumentative strategies and sequences, was significant for the appropriation of the genre producing situation by the students, which presented positions more clearly in the final version of the opinion piece. In this context, it is worth mentioning that the students involved in the research were motivated to exercise a social role of citizens through the writing work of the opinion article genre. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Em nossa experiência docente, temos observado dificuldades dos alunos de diferentes níveis no que diz respeito à reflexão e ao pensamento crítico frente a temas controversos de nossa sociedade. Nesse contexto, julgamos pertinente desenvolver um trabalho direcionado à argumentação no ensino básico. O objetivo geral dessa dissertação é contribuir para o desenvolvimento da competência argumentativa de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, por meio de uma proposta de intervenção didática que desafie e motive os discentes a apresentarem, consistentemente, posicionamentos na escrita. Nesse sentido, analisamos produções textuais a partir de uma proposta do gênero artigo de opinião, no contexto de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola estadual de Natal (RN). Para tanto, apoiamonos teoricamente na abordagem sociointerativa sobre as concepções de linguagem, de Geraldi et al. (2012); em discussões sobre produção de texto e ensino, de Bunzen e Mendonça (2006), Antunes (2003); na abordagem textual de Koch (2011) e textual-discursiva de Adam (2008), sobre argumentação e sequências argumentativas; em fundamentos sobre gêneros textuais/discursivos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) e Schneuwly (2004); bem como em pressupostos sobre artigo de opinião de Brakling (2000), Rocha (2015) e nos modelos de sequência didática desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Trata-se de uma pesquisa nos moldes de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, que se desenvolveu com base na concepção de ensino-aprendizagem da escrita pautado em atividades de reescrita. Na análise, comparamos a versão inicial (VI) com a versão final (VF) dos textos produzidos. Os resultados apontam que o conhecimento em relação à organização do artigo de opinião como um gênero argumentativo, especificamente sobre estratégias e sequências argumentativas, foi significativo para a apropriação da situação de produção do gênero por parte dos alunos, os quais apresentaram posicionamentos mais claramente na versão final do artigo de opinião. Nesse contexto, vale destacar que os alunos envolvidos na pesquisa foram motivados a exercer um papel social de cidadãos através do trabalho de escrita do gênero artigo de opinião. 2019-05-09T19:42:11Z 2019-05-09T19:42:11Z 2018-08-02 masterThesis ADRIANO, Dione Maria. O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27041 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL