Transtorno do Espectro do Autismo: da avaliação à intervenção neuropsicológica histórico-cultural

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Maranhão, Samantha Santos de Albuquerque
Outros Autores: Pires, Izabel Augusta Hazin
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26920
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spelling ri-123456789-269202019-05-26T06:01:00Z Transtorno do Espectro do Autismo: da avaliação à intervenção neuropsicológica histórico-cultural Maranhão, Samantha Santos de Albuquerque Pires, Izabel Augusta Hazin Dias, Maria Aparecida Andrade, Nara Cortes Lyra, Pompeia Villachan Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira Transtornos do Neurodesenvolvimento Autismo Neuropsicologia Diagnóstico Reabilitação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem curso evolutivo crônico, portanto, o diagnóstico e habilitação precoces são fundamentais para o aprimoramento do neurodesenvolvimento infantil e, por conseguinte, uma melhor qualidade de vida da criança com TEA e de seus familiares. Embora existam critérios clínicos que definam o diagnóstico do TEA, a etiologia multifatorial e, até o momento, a ausência de marcadores biológicos potencializam a necessidade de um diagnóstico-padrão consistente com o fim de subsidiar intervenções robustas. Os dados oriundos deste trabalho estão apresentados e discutidos em três partes que correspondem a estudos relativamente independentes no âmbito da temática em questão, quais sejam: 1) O teste SON-R 2 ½ - 7 [a] como modelo de avaliação de inteligência para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo; 2) Perfil de comunicação, interação social e comportamento em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e; 3) Intervenção neuropsicológica de orientação sistêmica para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: modelo teórico piloto. Participaram do estudo 60 crianças de 5 a 7 anos, sendo 20 diagnosticadas com TEA e 40 com desenvolvimento típico. Os critérios de inclusão para o grupo clínico foram: 1) diagnóstico de TEA confirmado por equipe interprofissional; 2) inserção e frequência sistemática na rede regular de ensino; 3) idades entre 5 a 7 anos; 4) autorização dos responsáveis legais por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Como critérios de exclusão prevaleceram: 1) presença de comorbidade neurológicas, psiquiátricas ou genéticas associadas ao quadro clínico de TEA; 2) comprometimento na acuidade visual e auditiva não corrigidos. Foram utilizados instrumentos que avaliam inteligência não-verbal (SON-R 2½-7 [a] e Matrizes Coloridas de Raven); funções executivas e percepção social (NEPSY-II); bem como uma escala de observação do comportamento que diferencia a gravidade da tríade sintomatológica do TEA (comunicação, interação, comportamento). O estudo 1 auxiliou na reflexão sobre a sensibilidade de instrumentos brasileiros utilizados na avaliação da inteligência no TEA. O estudo 2 auxiliou na compreensão do perfil das funções executivas, teoria da mente e reconhecimento de emoções em grupos clínicos estratificados pelo nível de gravidade nas áreas de comunicação, interação e comportamento. Por sua vez, o estudo 3 trouxe um modelo de programa de intervenção neuropsicológica para crianças com risco de desenvolvimento do TEA, a partir de diretrizes de habilitação centradas na estimulação de precursores comportamentais de funções cognitivas fundamentais para a socialização. Acredita-se que a presente tese constitui um modelo de avaliação e intervenção que pode redefinir planos e redirecionar os futuros caminhos ao cuidado a saúde da pessoa com TEA, especialmente em âmbito local e regional, onde há particularidades sociais e culturais em interface com o quadro clínico. 2019-04-10T22:41:18Z 2019-04-10T22:41:18Z 2018-12-18 doctoralThesis MARANHÃO, Samantha Santos de Albuquerque. Transtorno do Espectro do Autismo: da avaliação à intervenção neuropsicológica histórico-cultural. 2018. 156f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26920 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
institution Repositório Institucional
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