Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?

The current Geography teaching induces the teacher to practice making knowledge near to the student. Its practices propose a learning that makes the students protagonists, and that values the individual knowledge and talents, as well as the development of citizenship. The present research belongs...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Jemima Silvestre da
Outros Autores: Silva, Jeane Medeiros
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26745
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-26745
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino de Geografia
Metodologia de ensino de Geografia
Livro digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
spellingShingle Ensino de Geografia
Metodologia de ensino de Geografia
Livro digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Silva, Jemima Silvestre da
Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?
description The current Geography teaching induces the teacher to practice making knowledge near to the student. Its practices propose a learning that makes the students protagonists, and that values the individual knowledge and talents, as well as the development of citizenship. The present research belongs to this perspective, and it was propose to improve the teaching practice through a methodology for digital book production in the teaching of Geography, focusing on meaningful and collaborative learning. In order to do so, this research aimed to produce a pedagogical material for high school teachers, which contains a methodological proposal for the production of a digital book for the teaching of Geography and, in addition, applies them in experience to evaluate their contributions in the teaching process -Geography learning at a local school. We focus on the learning of geographic content, especially the city, in an interdisciplinary proposal that uses the Information and Communication Technologies, as well as reading and writing for the development of the skills and abilities required of young people today, according to the Curricular Parameters National Geography (1998). These include a broad understanding of reality, mastery of basic categories, concepts and procedures, and explanations of geographic knowledge about student and global reality. The research was carry out with the high school students of the State School Rui Barbosa, located in the city of Tibau / Rio grande do Norte (Brazil). The methodology was develop in three stages: bibliographic review and planning of actions; actions developed with students for the production of the digital book; analysis of the methodology of digital book production in Geography teaching. Throughout the development and application of the methodology, we realized that the production of digital books could contribute positively to the teaching of Geography in the context researched since the method prioritizes the protagonism of the student, value their knowledge and to them adds new geographic knowledge, perfects skills and, above all, makes learning meaningful.
author2 Silva, Jeane Medeiros
author_facet Silva, Jeane Medeiros
Silva, Jemima Silvestre da
format masterThesis
author Silva, Jemima Silvestre da
author_sort Silva, Jemima Silvestre da
title Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?
title_short Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?
title_full Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?
title_fullStr Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?
title_full_unstemmed Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?
title_sort ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26745
work_keys_str_mv AT silvajemimasilvestreda ensinodegeografiaeexperienciametodologicacomaproducaodelivrosdigitaisecomumcliquequeseviraapagina
_version_ 1773967366912212992
spelling ri-123456789-267452019-05-26T06:18:42Z Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página? Silva, Jemima Silvestre da Silva, Jeane Medeiros Melo, Evaneide Maria de Morais, Ione Rodrigues Diniz Ensino de Geografia Metodologia de ensino de Geografia Livro digital CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA The current Geography teaching induces the teacher to practice making knowledge near to the student. Its practices propose a learning that makes the students protagonists, and that values the individual knowledge and talents, as well as the development of citizenship. The present research belongs to this perspective, and it was propose to improve the teaching practice through a methodology for digital book production in the teaching of Geography, focusing on meaningful and collaborative learning. In order to do so, this research aimed to produce a pedagogical material for high school teachers, which contains a methodological proposal for the production of a digital book for the teaching of Geography and, in addition, applies them in experience to evaluate their contributions in the teaching process -Geography learning at a local school. We focus on the learning of geographic content, especially the city, in an interdisciplinary proposal that uses the Information and Communication Technologies, as well as reading and writing for the development of the skills and abilities required of young people today, according to the Curricular Parameters National Geography (1998). These include a broad understanding of reality, mastery of basic categories, concepts and procedures, and explanations of geographic knowledge about student and global reality. The research was carry out with the high school students of the State School Rui Barbosa, located in the city of Tibau / Rio grande do Norte (Brazil). The methodology was develop in three stages: bibliographic review and planning of actions; actions developed with students for the production of the digital book; analysis of the methodology of digital book production in Geography teaching. Throughout the development and application of the methodology, we realized that the production of digital books could contribute positively to the teaching of Geography in the context researched since the method prioritizes the protagonism of the student, value their knowledge and to them adds new geographic knowledge, perfects skills and, above all, makes learning meaningful. O ensino de Geografia na atualidade tem impelido o professor a práticas que aproximem o aluno do conhecimento através de uma aprendizagem em que ele seja o protagonista e haja valorização dos saberes e talentos individuais, assim como o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, a presente pesquisa visa aprimorar a prática docente pelo intermédio de uma metodologia para produção de livro digital no ensino da Geografia que propicie a aprendizagem significativa e colaborativa. Para tanto, o trabalho ora apresentado objetivou produzir um material pedagógico, para professores do Ensino Médio, que contém uma proposta metodológica de produção de livro digital para o ensino de Geografia e, para além disso, experiênciar e avaliar suas contribuições no processo de ensino-aprendizado de Geografia. Enfocamos a aprendizagem dos conteúdos geográficos, em especial a cidade, em uma proposta interdisciplinar que utiliza as TIC, assim como, a leitura e a escrita para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas dos jovens na atualidade, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998). Entre elas, a compreensão ampla da realidade, o domínio de categorias, conceitos e procedimentos básicos e explicações do conhecimento geográfico sobre a realidade do aluno e global. A pesquisa foi realizada com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada na cidade de Tibau/RN. A metodologia se desenvolveu em três etapas: revisão bibliográfica e planejamento das ações; ações desenvolvidas com os alunos para a produção do livro digital; análise da metodologia de produção do livro digital no ensino de Geografia. Ao longo do desenvolvimento e da aplicação da metodologia, percebemos que a produção de livros digitais pode contribuir positivamente para o ensino da Geografia no contexto pesquisado já que o método prioriza o protagonismo do aluno, valoriza seus conhecimentos e a eles acrescenta novos conhecimentos geográficos, aperfeiçoa competências e habilidades e, sobretudo, torna a aprendizagem significativa. 2019-03-11T23:37:08Z 2019-03-11T23:37:08Z 2018-12-17 masterThesis SILVA, Jemima Silvestre da. Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?. 2018. 212f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26745 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES