Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos

This research has as objective the realization of Critical Editions of five pieces for guitar by Amaro Carvalho de Siqueira: Devaneios nº 1, Confidências, Valsa de Esquina nº 1, Valsa de Esquina nº 2, Prelúdio nº 5 from the comparison between manuscripts, Autographs and phono-grams . The proposal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Siqueira, Alexandre Henrique de
Outros Autores: Lira, Ezequias Oliveira
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26724
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-26724
record_format dspace
spelling ri-123456789-267242019-03-11T19:12:52Z Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos Siqueira, Alexandre Henrique de Lira, Ezequias Oliveira Souza, Eddy Lincolln Freitas de Souza, Zilmar Rodrigues de Violão Amaro Siqueira Cinco peças Metodologia de edições críticas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA This research has as objective the realization of Critical Editions of five pieces for guitar by Amaro Carvalho de Siqueira: Devaneios nº 1, Confidências, Valsa de Esquina nº 1, Valsa de Esquina nº 2, Prelúdio nº 5 from the comparison between manuscripts, Autographs and phono-grams . The proposal consists of an introduction, with the motivations that led to this research followed by the biography of the composer, in which the first data are presented. Subsequently, the subsidies for the theoretical basis of the dissertation are developed, through which it was possible reflect on the directions to the questions concerning this musical edition, as well as the interpretative questions of the pieces. Reflections on handwritten sources and possible changes in the editions are discussed, discussing the probable reasons for the choices and delimiting the results in order to arrive at the critical editions of the composer’s works, also considering the information of existing fonogramase. Defined this methodology of analysis, in sequence, it was defined the edition model to be adopted for the formatting of the pieces in the scores, having Ricciardi (2015) with theoretical reference. The Critical Editing process of each piece, from the manuscripts, was reviewed and / or corrected, by Comments and / or Analysis and Partial Conclusions, in that order. Also, as a consequence of the process, in the Final Conclusions, some technicalinterpretative possibilities for the five songs analyzed aiming at amplifying the information regarding the performance of each one. Esta pesquisa tem por objetivo a realização de Edições Críticas de cinco peças para violão de Amaro Carvalho de Siqueira: Devaneios nº 1, Confidência, Valsa de Esquina nº 1, Valsa de Esquina nº 2 e Prelúdio nº 5 a partir da comparação entre manuscritos, autógrafos e fonogramas. A proposta consiste em uma introdução, com as motivações que levaram a esta pesquisa seguida da biografia do compositor, em que os primeiros dados são apresentados. Na sequência, são desenvolvidos os subsídios para a fundamentação teórica da dissertação, através dos quais pôde-se refletir sobre os direcionamentos às indagações referentes as edições musicais, bem como às questões interpretativas das peças. São apresentadas reflexões sobre as fontes manuscritas e as possíveis alterações nas edições, discutindo-se as prováveis razões das escolhas e delimitando os resultados para se chegar às edições críticas das obras do compositor, tendo sido também consideradas as informações de fonogramas existentes. Estabelecida esta metodologia de análise, na sequência, definiu-se o modelo de edição a ser adotado para a formatação das peças nas partituras, tendo Ricciardi (2015) como referencial teórico. O processo de Edição Crítica de cada peça, a partir dos manuscritos, passou por Revisão e/ou Correção, por Comentários e/ou Análise e Conclusões Parciais; nesta ordem. Apresentam-se, também, como consequência do processo, nas Conclusões Finais, algumas possibilidades técnico-interpretativas para as cinco músicas analisadas visando ampliar as informações referentes à performance de cada uma. 2019-03-11T19:11:46Z 2019-03-11T19:11:46Z 2018-12-13 masterThesis SIQUEIRA, Alexandre Henrique de. Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos. 2018. 117f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26724 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Violão
Amaro Siqueira
Cinco peças
Metodologia de edições críticas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Violão
Amaro Siqueira
Cinco peças
Metodologia de edições críticas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Siqueira, Alexandre Henrique de
Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos
description This research has as objective the realization of Critical Editions of five pieces for guitar by Amaro Carvalho de Siqueira: Devaneios nº 1, Confidências, Valsa de Esquina nº 1, Valsa de Esquina nº 2, Prelúdio nº 5 from the comparison between manuscripts, Autographs and phono-grams . The proposal consists of an introduction, with the motivations that led to this research followed by the biography of the composer, in which the first data are presented. Subsequently, the subsidies for the theoretical basis of the dissertation are developed, through which it was possible reflect on the directions to the questions concerning this musical edition, as well as the interpretative questions of the pieces. Reflections on handwritten sources and possible changes in the editions are discussed, discussing the probable reasons for the choices and delimiting the results in order to arrive at the critical editions of the composer’s works, also considering the information of existing fonogramase. Defined this methodology of analysis, in sequence, it was defined the edition model to be adopted for the formatting of the pieces in the scores, having Ricciardi (2015) with theoretical reference. The Critical Editing process of each piece, from the manuscripts, was reviewed and / or corrected, by Comments and / or Analysis and Partial Conclusions, in that order. Also, as a consequence of the process, in the Final Conclusions, some technicalinterpretative possibilities for the five songs analyzed aiming at amplifying the information regarding the performance of each one.
author2 Lira, Ezequias Oliveira
author_facet Lira, Ezequias Oliveira
Siqueira, Alexandre Henrique de
format masterThesis
author Siqueira, Alexandre Henrique de
author_sort Siqueira, Alexandre Henrique de
title Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos
title_short Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos
title_full Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos
title_fullStr Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos
title_full_unstemmed Cinco peças para violão de Amaro Siqueira: edições críticas a partir de manuscritos
title_sort cinco peças para violão de amaro siqueira: edições críticas a partir de manuscritos
publisher Brasil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26724
work_keys_str_mv AT siqueiraalexandrehenriquede cincopecasparaviolaodeamarosiqueiraedicoescriticasapartirdemanuscritos
_version_ 1773959059730333696