Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia

The present work has as main objective a game called Geografia, Imagem e Ação and your contribution to the geography classes. The game arises from the need of different methodologies in the classroom and thus contributes to the teaching of this discipline. The theoretical framework starts from a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Guimarães, Magno Elias de Souza
Outros Autores: Dozena, Alessandro
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-26352
record_format dspace
spelling ri-123456789-263522019-01-30T16:35:19Z Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia Guimarães, Magno Elias de Souza Dozena, Alessandro Troleis, Adriano Lima Santos, José Erimar dos Jogo Geografia Ação Ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF) The present work has as main objective a game called Geografia, Imagem e Ação and your contribution to the geography classes. The game arises from the need of different methodologies in the classroom and thus contributes to the teaching of this discipline. The theoretical framework starts from a historical survey on the use of games throughout history, as well as its positive aspects for teaching and learning and the construction of a product totally aimed to be applied in geography classes. The methodology of the game was based in three applications at different times and with three classes of the sixth year, besides the application of a questionnaire about the game. It was carried out in a private school in Parnamirim/RN. It is believed that at the end of the experiment, the built game can turn a permanent aid tool for teachers. With this relevant creation, most of important subjects that are studied will be reinforced. For example, the concepts of Place, Landscape, Geography, Geology, Geomorphology, among others. Thus contributing in this way to the fixing of contents. O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação, e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surge a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversificadas na sala de aula para, dessa maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização de jogos na sala de aula ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para o ensino, para a aprendizagem e para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere à metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano, além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, realizado em uma escola privada do munícipio de Parnamirim/RN. Acredita-se que, o jogo construído possa ser uma ferramenta de auxílio permanente aos professores. Com ela, os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles, os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico Geologia e Geomorfologia, contribuindo, dessa maneira, para a fixação de conteúdos previamente estudados. 2018-12-13T20:44:50Z 2018-12-13T20:44:50Z 2018-08-29 masterThesis GUIMARÃES, Magno Elias de Souza. Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Jogo
Geografia
Ação
Ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)
spellingShingle Jogo
Geografia
Ação
Ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF)
Guimarães, Magno Elias de Souza
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
description The present work has as main objective a game called Geografia, Imagem e Ação and your contribution to the geography classes. The game arises from the need of different methodologies in the classroom and thus contributes to the teaching of this discipline. The theoretical framework starts from a historical survey on the use of games throughout history, as well as its positive aspects for teaching and learning and the construction of a product totally aimed to be applied in geography classes. The methodology of the game was based in three applications at different times and with three classes of the sixth year, besides the application of a questionnaire about the game. It was carried out in a private school in Parnamirim/RN. It is believed that at the end of the experiment, the built game can turn a permanent aid tool for teachers. With this relevant creation, most of important subjects that are studied will be reinforced. For example, the concepts of Place, Landscape, Geography, Geology, Geomorphology, among others. Thus contributing in this way to the fixing of contents.
author2 Dozena, Alessandro
author_facet Dozena, Alessandro
Guimarães, Magno Elias de Souza
format masterThesis
author Guimarães, Magno Elias de Souza
author_sort Guimarães, Magno Elias de Souza
title Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title_short Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title_full Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title_fullStr Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title_full_unstemmed Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
title_sort jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352
work_keys_str_mv AT guimaraesmagnoeliasdesouza jogarbrincareaprenderaconstrucaodeumjogodetabuleiroparaserutilizadonasaulasdegeografia
_version_ 1773967257125257216