Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia
The present work has as main objective a game called Geografia, Imagem e Ação and your contribution to the geography classes. The game arises from the need of different methodologies in the classroom and thus contributes to the teaching of this discipline. The theoretical framework starts from a...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-26352 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-263522019-01-30T16:35:19Z Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia Guimarães, Magno Elias de Souza Dozena, Alessandro Troleis, Adriano Lima Santos, José Erimar dos Jogo Geografia Ação Ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF) The present work has as main objective a game called Geografia, Imagem e Ação and your contribution to the geography classes. The game arises from the need of different methodologies in the classroom and thus contributes to the teaching of this discipline. The theoretical framework starts from a historical survey on the use of games throughout history, as well as its positive aspects for teaching and learning and the construction of a product totally aimed to be applied in geography classes. The methodology of the game was based in three applications at different times and with three classes of the sixth year, besides the application of a questionnaire about the game. It was carried out in a private school in Parnamirim/RN. It is believed that at the end of the experiment, the built game can turn a permanent aid tool for teachers. With this relevant creation, most of important subjects that are studied will be reinforced. For example, the concepts of Place, Landscape, Geography, Geology, Geomorphology, among others. Thus contributing in this way to the fixing of contents. O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação, e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surge a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversificadas na sala de aula para, dessa maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização de jogos na sala de aula ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para o ensino, para a aprendizagem e para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere à metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano, além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, realizado em uma escola privada do munícipio de Parnamirim/RN. Acredita-se que, o jogo construído possa ser uma ferramenta de auxílio permanente aos professores. Com ela, os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles, os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço Geográfico Geologia e Geomorfologia, contribuindo, dessa maneira, para a fixação de conteúdos previamente estudados. 2018-12-13T20:44:50Z 2018-12-13T20:44:50Z 2018-08-29 masterThesis GUIMARÃES, Magno Elias de Souza. Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF) |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Jogo Geografia Ação Ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF) |
spellingShingle |
Jogo Geografia Ação Ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA: MESTRADO PROFISSIONAL (GEOPROF) Guimarães, Magno Elias de Souza Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
description |
The present work has as main objective a game called Geografia, Imagem e Ação and your
contribution to the geography classes. The game arises from the need of different
methodologies in the classroom and thus contributes to the teaching of this discipline. The
theoretical framework starts from a historical survey on the use of games throughout history,
as well as its positive aspects for teaching and learning and the construction of a product
totally aimed to be applied in geography classes. The methodology of the game was based in
three applications at different times and with three classes of the sixth year, besides the
application of a questionnaire about the game. It was carried out in a private school in
Parnamirim/RN. It is believed that at the end of the experiment, the built game can turn a
permanent aid tool for teachers. With this relevant creation, most of important subjects that
are studied will be reinforced. For example, the concepts of Place, Landscape, Geography,
Geology, Geomorphology, among others. Thus contributing in this way to the fixing of
contents. |
author2 |
Dozena, Alessandro |
author_facet |
Dozena, Alessandro Guimarães, Magno Elias de Souza |
format |
masterThesis |
author |
Guimarães, Magno Elias de Souza |
author_sort |
Guimarães, Magno Elias de Souza |
title |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title_short |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title_full |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title_fullStr |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title_full_unstemmed |
Jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
title_sort |
jogar, brincar e aprender: a construção de um jogo de tabuleiro para ser utilizado nas aulas de geografia |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26352 |
work_keys_str_mv |
AT guimaraesmagnoeliasdesouza jogarbrincareaprenderaconstrucaodeumjogodetabuleiroparaserutilizadonasaulasdegeografia |
_version_ |
1773967257125257216 |