"Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural

Introduction: The need to address issues of cultural and ethnic diversity in health education has been suggested as a means to improve quality and reduce disparities in health care. Methodology: The optional curricular component "Cultural Competence in Health Care for Quilombola Women"...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Carolina Araújo Damasio
Outros Autores: Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26341
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-26341
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Competência cultural
Assistência à saúde culturalmente competente
Competência profissional
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
spellingShingle Competência cultural
Assistência à saúde culturalmente competente
Competência profissional
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Santos, Carolina Araújo Damasio
"Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural
description Introduction: The need to address issues of cultural and ethnic diversity in health education has been suggested as a means to improve quality and reduce disparities in health care. Methodology: The optional curricular component "Cultural Competence in Health Care for Quilombola Women" was implemented during the first semester of 2016, in the quilombo community Capoeiras dos Negros in Macaíba-RN. This curriculum inserted the processes of collective construction of the care strategy, with the objective of obtaining the knowledge, skills and attitudes necessary to care for the maternal health of quilombola women. The methodological course involved exploratory research, a case study with a qualitative approach and data collected through the focal group technique with 24 students who studied the course between 2016.1 and 2017.2. Results: At the end of the intervention, a self-perception study on the development of cultural competences revealed that knowing the health situation of the quilombola population, interacting with the community, and experiencing inter-professional work demonstrated to be effective strategies to potentiate the development of cultural competences in healthcare training. Conclusion: In order to train health professionals who are skilled at interacting effectively with ethnically diverse populations, it is critical that students are aware of the processes that influence health as well as experience health care for population minorities.
author2 Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira
author_facet Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira
Santos, Carolina Araújo Damasio
format masterThesis
author Santos, Carolina Araújo Damasio
author_sort Santos, Carolina Araújo Damasio
title "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural
title_short "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural
title_full "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural
title_fullStr "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural
title_full_unstemmed "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural
title_sort "eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." educação das profissões da saúde e competência cultural
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26341
work_keys_str_mv AT santoscarolinaaraujodamasio eunaotinhaamenorideiadoqueeupodiaaprenderaquieducacaodasprofissoesdasaudeecompetenciacultural
_version_ 1773962474692804608
spelling ri-123456789-263412019-01-30T14:51:45Z "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural Santos, Carolina Araújo Damasio Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira Azevedo, George Dantas de Campos, Henry de Holanda Competência cultural Assistência à saúde culturalmente competente Competência profissional CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE Introduction: The need to address issues of cultural and ethnic diversity in health education has been suggested as a means to improve quality and reduce disparities in health care. Methodology: The optional curricular component "Cultural Competence in Health Care for Quilombola Women" was implemented during the first semester of 2016, in the quilombo community Capoeiras dos Negros in Macaíba-RN. This curriculum inserted the processes of collective construction of the care strategy, with the objective of obtaining the knowledge, skills and attitudes necessary to care for the maternal health of quilombola women. The methodological course involved exploratory research, a case study with a qualitative approach and data collected through the focal group technique with 24 students who studied the course between 2016.1 and 2017.2. Results: At the end of the intervention, a self-perception study on the development of cultural competences revealed that knowing the health situation of the quilombola population, interacting with the community, and experiencing inter-professional work demonstrated to be effective strategies to potentiate the development of cultural competences in healthcare training. Conclusion: In order to train health professionals who are skilled at interacting effectively with ethnically diverse populations, it is critical that students are aware of the processes that influence health as well as experience health care for population minorities. Introdução: A necessidade de abordar questões de diversidade cultural e étnica na educação das profissões de saúde tem sido sugerida como meio para melhorar a qualidade do cuidado e reduzir as disparidades na assistência à saúde. Objetivo: contribuir para o desenvolvimento de competência cultural na formação das profissões da saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do desenvolvimento e implementação de componente curricular optativo para os cursos de graduação da área da saúde. Metodologia: O componente curricular optativo “Competência Cultural na Atenção à Saúde da Mulher Quilombola” foi implantado no semestre letivo 2016.1, na comunidade quilombola Capoeiras dos Negros, em Macaíba-RN, inserindo os estudantes no processo de construção coletiva da estratégia de cuidado, com o objetivo de identificar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao cuidado da saúde materna das mulheres quilombolas. Foi realizada pesquisa com abordagem qualitativa, sendo desenvolvido um estudo de caso exploratório, cujo referencial epistemológico utilizado foi o da fenomenologia social. A coleta de dados se deu por meio da observação participante e realização de grupos focais com 24 estudantes que cursaram a disciplina entre 2016.1 e 2017.2. Resultados: A autopercepção dos estudantes acerca do desenvolvimento de competências culturais ao final da intervenção revelou que conhecer a situação de saúde da população quilombola, interagir com a comunidade, vivenciar o trabalho interprofissional, demonstraram ser estratégias efetivas para potencializar o desenvolvimento de competências culturais na formação em saúde. Conclusão: Para formar profissionais de saúde competentes em interagir eficazmente com populações cultural e etnicamente diversas, é fundamental que os estudantes tenham conhecimento dos processos que influenciam a saúde e vivenciem cuidados de saúde de minorias populacionais. 2018-12-12T22:31:21Z 2018-12-12T22:31:21Z 2018-05-25 masterThesis SANTOS, Carolina Araújo Damasio. "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural. 2018. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26341 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE