Corpo, Cultura e Educação Física - vol. II

A presente coletânea é construída pelo esforço de vários corpos.Seja os nossos próprios, docente e discentes – além de convidados – do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seja o corpo de conhecimento. Com um formato diferente do volume anterio...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Franco (Org.), Marcel Alves, Surdi (Org.), Agnaldo Cesar, Souza Júnior (Org.), Antônio Fernandes de, Bezerra (Org.), Judson Cavalcante, Pinto (Org.), Julio Cesar Barbosa de Lima, Mendes (Org.), Maria Isabel Brandão de Souza
Formato: book
Idioma:por
Publicado em: SEDIS/UFRN
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26307
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A presente coletânea é construída pelo esforço de vários corpos.Seja os nossos próprios, docente e discentes – além de convidados – do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seja o corpo de conhecimento. Com um formato diferente do volume anterior, Corpo, Cultura e Educação Física vol. 2 assume abordagens temáticas, as quais são: Corpo, Natureza e Cultura, Corpo e Saúde e Corpo e Educação. Fruto de trabalhos que tiveram também contribuição de outros programas de pós-graduação da UFRN, bem como de outras instâncias instituições. O segundo volume da coletânea Corpo, Cultura e Educação Física, representa um movimento coletivo que busca os significados do corpo e as possíveis relações. Discutir a linguagem simbólica das danças populares brasileiras, a relação com a natureza e a concepção de kino Aikido, o corpo a partir da atividade integrada “Educação, saúde e Cidadania”, a ludomotricidade como campo de estudo e modelo de intervenção do profissional na área da saúde, as implicações do treinamento de força muscular para crianças e adolescentes na saúde e prática esportiva, o trato pedagógico da luta nos cursos de formação e o corpo como rascunho na adolescência, para pensar a Educação Física no ensino médio. Dessa forma, os três temas buscam instigar e ampliar o olhar para as possibilidades da área da Educação Física em razão de sua pluralidade epistemológica.