Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
There is an important process in the discourse of science, which should be promoted in the classroom. In this context, teaching students to argue scientifically is a pedagogical goal, although studies indicate that they have difficulty constructing quality arguments. In view of this scenario, the...
Na minha lista:
主要作者: | |
---|---|
其他作者: | |
格式: | Dissertação |
語言: | por |
出版: |
Brasil
|
主題: | |
在線閱讀: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972 |
標簽: |
添加標簽
沒有標簽, 成為第一個標記此記錄!
|
id |
ri-123456789-25972 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Ensino de Biologia Fotossíntese Argumentação Respiração Predizer-Observar-Argumentar CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
spellingShingle |
Ensino de Biologia Fotossíntese Argumentação Respiração Predizer-Observar-Argumentar CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Medeiros, Edilene Ferreira de Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA) |
description |
There is an important process in the discourse of science, which should be promoted in
the classroom. In this context, teaching students to argue scientifically is a pedagogical
goal, although studies indicate that they have difficulty constructing quality arguments.
In view of this scenario, the objective of this work was to provide situations to develop
argumentative abilities in high school students of the IFRN from an experimental activity
entitled "Energy metabolism in plants: photosynthesis and respiration" and structured
from the Predict-Observe and Argue. At the end of the intervention, the oral discourse
and the written arguments produced by the student groups were evaluated, using the
Jiménez-Aleixandre (1998) and Mcneill et al. (2006). As a result of the intervention the
groups produced well-structured arguments, presenting data, justifications, basic
knowledge and conclusion, and with the specific content accepted by the scientific
community. As a result, we observed that after the activities the students presented written
arguments partially valid and / or totally valid. Group 01 revealed a better coordination
between the elements of the argument when compared to group 02. Considering the
results we can signal that it is possible to teach students to argue from experimental
activities structured in the perspective of Observation-Argumentation. |
author2 |
Silva, Márcia Gorette Lima da |
author_facet |
Silva, Márcia Gorette Lima da Medeiros, Edilene Ferreira de |
format |
masterThesis |
author |
Medeiros, Edilene Ferreira de |
author_sort |
Medeiros, Edilene Ferreira de |
title |
Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA) |
title_short |
Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA) |
title_full |
Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA) |
title_fullStr |
Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA) |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA) |
title_sort |
desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva predizer, observar e argumentar (poa) |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972 |
work_keys_str_mv |
AT medeirosedileneferreirade desenvolvendohabilidadesargumentativasemaulasdebiologiaumaatividadeexperimentalbaseadanaperspectivapredizerobservareargumentarpoa |
_version_ |
1773958162649448448 |
spelling |
ri-123456789-259722019-12-01T05:24:18Z Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA) Medeiros, Edilene Ferreira de Silva, Márcia Gorette Lima da Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa Locatelli, Solange Wagner Ensino de Biologia Fotossíntese Argumentação Respiração Predizer-Observar-Argumentar CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA There is an important process in the discourse of science, which should be promoted in the classroom. In this context, teaching students to argue scientifically is a pedagogical goal, although studies indicate that they have difficulty constructing quality arguments. In view of this scenario, the objective of this work was to provide situations to develop argumentative abilities in high school students of the IFRN from an experimental activity entitled "Energy metabolism in plants: photosynthesis and respiration" and structured from the Predict-Observe and Argue. At the end of the intervention, the oral discourse and the written arguments produced by the student groups were evaluated, using the Jiménez-Aleixandre (1998) and Mcneill et al. (2006). As a result of the intervention the groups produced well-structured arguments, presenting data, justifications, basic knowledge and conclusion, and with the specific content accepted by the scientific community. As a result, we observed that after the activities the students presented written arguments partially valid and / or totally valid. Group 01 revealed a better coordination between the elements of the argument when compared to group 02. Considering the results we can signal that it is possible to teach students to argue from experimental activities structured in the perspective of Observation-Argumentation. Há um consenso na literatura atual que considera a argumentação como um processo importante no discurso da ciência, a qual deve ser promovida em sala de aula. Neste contexto, ensinar os estudantes a argumentarem cientificamente é um objetivo pedagógico, apesar de estudos sinalizarem que eles têm dificuldades em construir argumentos de qualidade. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho foi propiciar situações para desenvolver habilidades argumentativas em estudantes do ensino médio do IFRN a partir de uma atividade experimental intitulada “Metabolismo energético nos vegetais: fotossíntese e respiração” e estruturada a partir da perspectiva PredizerObservar e Argumentar. Ao fim da intervenção foram avaliados o discurso oral e os argumentos escritos produzidos pelos grupos de estudantes utilizando, respectivamente, os Modelos de Jiménez-Aleixandre (1998) e Mcneill et al. (2006) adaptados. Como resultado da intervenção os grupos produziram argumentos bem estruturados, apresentando dados, justificativas, conhecimento básico e conclusão, e com o conteúdo específico aceito pela comunidade científica. Como resultados observamos que após as atividades os estudantes apresentaram argumentos escritos parcialmente válidos e/ou totalmente válidos. O grupo 01 revelou melhor coordenação entre os elementos do argumento quando comparado ao grupo 02. Diante dos resultados podemos sinalizar que é possível ensinar aos alunos a argumentarem a partir de atividades experimentais estruturadas na perspectiva Previsão-Observação-Argumentação. 2018-10-05T22:59:35Z 2018-10-05T22:59:35Z 2018-07-30 masterThesis MEDEIROS, Edilene Ferreira de. Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA). 2018. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972 por Argumentação em aulas de biologia: uma atividade experimental sobre fotossíntese e respiração Acesso Aberto application/pdf application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |