Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)

There is an important process in the discourse of science, which should be promoted in the classroom. In this context, teaching students to argue scientifically is a pedagogical goal, although studies indicate that they have difficulty constructing quality arguments. In view of this scenario, the...

全面介紹

Na minha lista:
書目詳細資料
主要作者: Medeiros, Edilene Ferreira de
其他作者: Silva, Márcia Gorette Lima da
格式: Dissertação
語言:por
出版: Brasil
主題:
在線閱讀:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972
標簽: 添加標簽
沒有標簽, 成為第一個標記此記錄!
id ri-123456789-25972
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Ensino de Biologia
Fotossíntese
Argumentação
Respiração
Predizer-Observar-Argumentar
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
spellingShingle Ensino de Biologia
Fotossíntese
Argumentação
Respiração
Predizer-Observar-Argumentar
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Medeiros, Edilene Ferreira de
Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
description There is an important process in the discourse of science, which should be promoted in the classroom. In this context, teaching students to argue scientifically is a pedagogical goal, although studies indicate that they have difficulty constructing quality arguments. In view of this scenario, the objective of this work was to provide situations to develop argumentative abilities in high school students of the IFRN from an experimental activity entitled "Energy metabolism in plants: photosynthesis and respiration" and structured from the Predict-Observe and Argue. At the end of the intervention, the oral discourse and the written arguments produced by the student groups were evaluated, using the Jiménez-Aleixandre (1998) and Mcneill et al. (2006). As a result of the intervention the groups produced well-structured arguments, presenting data, justifications, basic knowledge and conclusion, and with the specific content accepted by the scientific community. As a result, we observed that after the activities the students presented written arguments partially valid and / or totally valid. Group 01 revealed a better coordination between the elements of the argument when compared to group 02. Considering the results we can signal that it is possible to teach students to argue from experimental activities structured in the perspective of Observation-Argumentation.
author2 Silva, Márcia Gorette Lima da
author_facet Silva, Márcia Gorette Lima da
Medeiros, Edilene Ferreira de
format masterThesis
author Medeiros, Edilene Ferreira de
author_sort Medeiros, Edilene Ferreira de
title Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title_short Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title_full Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title_fullStr Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title_full_unstemmed Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
title_sort desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva predizer, observar e argumentar (poa)
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972
work_keys_str_mv AT medeirosedileneferreirade desenvolvendohabilidadesargumentativasemaulasdebiologiaumaatividadeexperimentalbaseadanaperspectivapredizerobservareargumentarpoa
_version_ 1773958162649448448
spelling ri-123456789-259722019-12-01T05:24:18Z Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA) Medeiros, Edilene Ferreira de Silva, Márcia Gorette Lima da Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa Locatelli, Solange Wagner Ensino de Biologia Fotossíntese Argumentação Respiração Predizer-Observar-Argumentar CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA There is an important process in the discourse of science, which should be promoted in the classroom. In this context, teaching students to argue scientifically is a pedagogical goal, although studies indicate that they have difficulty constructing quality arguments. In view of this scenario, the objective of this work was to provide situations to develop argumentative abilities in high school students of the IFRN from an experimental activity entitled "Energy metabolism in plants: photosynthesis and respiration" and structured from the Predict-Observe and Argue. At the end of the intervention, the oral discourse and the written arguments produced by the student groups were evaluated, using the Jiménez-Aleixandre (1998) and Mcneill et al. (2006). As a result of the intervention the groups produced well-structured arguments, presenting data, justifications, basic knowledge and conclusion, and with the specific content accepted by the scientific community. As a result, we observed that after the activities the students presented written arguments partially valid and / or totally valid. Group 01 revealed a better coordination between the elements of the argument when compared to group 02. Considering the results we can signal that it is possible to teach students to argue from experimental activities structured in the perspective of Observation-Argumentation. Há um consenso na literatura atual que considera a argumentação como um processo importante no discurso da ciência, a qual deve ser promovida em sala de aula. Neste contexto, ensinar os estudantes a argumentarem cientificamente é um objetivo pedagógico, apesar de estudos sinalizarem que eles têm dificuldades em construir argumentos de qualidade. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho foi propiciar situações para desenvolver habilidades argumentativas em estudantes do ensino médio do IFRN a partir de uma atividade experimental intitulada “Metabolismo energético nos vegetais: fotossíntese e respiração” e estruturada a partir da perspectiva PredizerObservar e Argumentar. Ao fim da intervenção foram avaliados o discurso oral e os argumentos escritos produzidos pelos grupos de estudantes utilizando, respectivamente, os Modelos de Jiménez-Aleixandre (1998) e Mcneill et al. (2006) adaptados. Como resultado da intervenção os grupos produziram argumentos bem estruturados, apresentando dados, justificativas, conhecimento básico e conclusão, e com o conteúdo específico aceito pela comunidade científica. Como resultados observamos que após as atividades os estudantes apresentaram argumentos escritos parcialmente válidos e/ou totalmente válidos. O grupo 01 revelou melhor coordenação entre os elementos do argumento quando comparado ao grupo 02. Diante dos resultados podemos sinalizar que é possível ensinar aos alunos a argumentarem a partir de atividades experimentais estruturadas na perspectiva Previsão-Observação-Argumentação. 2018-10-05T22:59:35Z 2018-10-05T22:59:35Z 2018-07-30 masterThesis MEDEIROS, Edilene Ferreira de. Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA). 2018. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972 por Argumentação em aulas de biologia: uma atividade experimental sobre fotossíntese e respiração Acesso Aberto application/pdf application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA