Estudo do gradiente de resistência em compósito de mecha híbrida vidro/Kevlar após impacto de baixa velocidade
Composite materials are high structural efficiency that are compromised when suffer impact loads. Among the kind of impacts, the low speed kind is considered a dangerous effort, because they are more common impacts to occur and cause damages that are not always checked by naked eyes or that may b...
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Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25787 |
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ri-123456789-257872019-01-30T02:35:28Z Estudo do gradiente de resistência em compósito de mecha híbrida vidro/Kevlar após impacto de baixa velocidade Study of the resistance gradient in hybrid glass / kevlar mecha after low speed impact Cunha, Rayane Dantas da Freire Júnior, Raimundo Carlos Silvério Azevêdo, Camilla de Medeiros Dantas Ferreira, Evans Paiva da Costa Amorim Júnior, Wanderley Ferreira de Impacto drop-test Resistência residual Tecido híbrido VidroE Kevlar-49 CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Composite materials are high structural efficiency that are compromised when suffer impact loads. Among the kind of impacts, the low speed kind is considered a dangerous effort, because they are more common impacts to occur and cause damages that are not always checked by naked eyes or that may be hidden by surface finishes. Therefore, the present study objective was to analyze bending residual resistance in three-point, as well as to evaluate the presence of the tissue type of hybrid wick in a composite laminate of ester vinyl polymer matrix, subjected to low speed impacts (Drop Test). The impact tests were performed using two energies (61 J and 76 J) until the drilling of the specimens. As a result, was verified good impact strenght at the laminate and the properties three-point bending strenght, stiffness and strenght were slightly changed after impact. In order to better understand these behaviors, comparative studies are necessary. At this purpose, another similar laminate composite, presented in the literature, was used at this analysis. Ended the studies, it was seen that the hybrid wick tissue, straightly influenced the results, with an increase impact strength and damaged area reduction. Os materiais compósitos possuem uma alta eficiência estrutural, mas que é comprometida quando submetida a cargas de impacto. Dentre os tipos de impactos, o de baixa velocidade é considerado uma solicitação perigosa, por que são impactos mais comum de ocorrer e que provocam danos que nem sempre são visíveis à olho nu, ou que podem ser encobertos por acabamentos superficiais. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo fazer uma análise da resistência residual à flexão em três pontos, bem como avaliar a presença do tipo de tecido de mecha híbrida de um laminado compósito de matriz polimérica estér vinílica, sujeito a impactos de baixa velocidade (Drop Test). Os testes de impacto foram realizados utilizando duas energias (61 J e 76 J) até a perfuração dos corpos de prova. Como resultado verificou-se que o laminado apresentou boa resistência ao impacto e as propriedades de flexão em três pontos, resistência e rigidez, foram pouco alteradas depois do impacto. Com o objetivo de se entender melhor tais comportamentos, estudos comparativos se fazem necessários. Para tanto, utilizou-se nessa análise um outro laminado compósito semelhante e existente na literatura. Ao término dos estudos, foi observado que a utilização do tecido de mecha hibrida, influenciou diretamente nos resultados, com ganho na resistência ao impacto e redução da área de dano. 2018-09-06T23:01:49Z 2018-09-06T23:01:49Z 2018-07-27 masterThesis CUNHA, Rayane Dantas da. Estudo do gradiente de resistência em compósito de mecha híbrida vidro/Kevlar após impacto de baixa velocidade. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25787 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA |
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