Gestão estratégica da internacionalização de instituições de ensino superior: o estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
A partir da década de 90, percebe-se uma aceleração do processo de globalização, principalmente no nível científico e tecnológico. Alguns dos principais fatores de mudança foram o desenvolvimento dos sistemas de comunicação, maior mobilidade mundial, ênfase na liberalização do mercado e foco na soci...
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Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25772 |
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Resumo: | A partir da década de 90, percebe-se uma aceleração do processo de globalização, principalmente no nível científico e tecnológico. Alguns dos principais fatores de mudança foram o desenvolvimento dos sistemas de comunicação, maior mobilidade mundial, ênfase na liberalização do mercado e foco na sociedade do conhecimento. Desenvolver a capacidade de atuar em um cenário contingencial, complexo e abrangente como este parece ser a principal razão para as instituições de ensino superior realizarem ações de internacionalização. Entretanto, se de um lado há diversas razões e benefícios que levam à internacionalização, do outro há riscos e desafios na sua gestão que devem ser superados. Dessa forma, é necessário que as instituições estejam preparadas para administrar o processo de forma a alcançar seus benefícios e administrar seus riscos. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para alcançar este objetivo, a pesquisa segue a abordagem qualitativa, adota a entrevista semi-estruturada como meio de coleta de dados, utiliza o estudo de caso como estratégia de pesquisa e a análise de conteúdo para análise dos dados, que foi realizada com o auxílio do software IRAMUTEQ. Como resultados, é apresentado o processo de internacionalização da UFRN, seus principais desafios e estratégias. Espera-se que os resultados gerem insigts para a gestão da universidade e que possam fornecer um benchmarking para outras instituições que também estão envolvidas em atividades internacionais. |
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