Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente
Esta coletânea foi pensada para responder algumas das muitas indagações dos professores em pré-serviço ou em exercício, de pesquisadores e de outros profissionais da área. É uma iniciativa que articula teorias e práticas sobre o processo de ensinar e aprender a arte teatral em diferentes fases da vi...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | book |
Idioma: | por |
Publicado em: |
EDUFRN
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25714 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-25714 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-257142019-01-29T23:02:56Z Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente Contiero, Lucinéia (Org). Santos, Fernando Freitas dos (Org). Fernandes, Matheus Vinícius de S. (Org). Teatro na educação Professores de representação teatral Teatro escolar Teatro e crianças Esta coletânea foi pensada para responder algumas das muitas indagações dos professores em pré-serviço ou em exercício, de pesquisadores e de outros profissionais da área. É uma iniciativa que articula teorias e práticas sobre o processo de ensinar e aprender a arte teatral em diferentes fases da vida do aprendiz. Aqui estão reunidos artigos de autores renomados da UFRN, USP, UDESC, UFU, UNIR/Espanha e UFRGS possibilitando um trabalho plural, rico na diversidade de olhares. Os artigos alinham-se com a visão sócio-histórico-cultural do sujeito (Vygotsky, 1989, 1978) e discursiva da linguagem (Bakhtin, 1929/1979, 1953/2003) com foco na abordagem de ensinar do professor de teatro e do papel da reflexão na formação inicial e continuada deste profissional. As diferentes temáticas somam princípios teórico-práticos norteadores da aprendizagem de teatro, práticas educacionais e sociais, a importância do jogo e das manifestações populares no contexto. São também debatidas características cognitivas, afetivas e sociais relacionada à aquisição da aprendizagem de Arte/Teatro e questões conceituais e práticas vinculadas ao arte-educador. Este livro contribui para a reflexão de professores e formadores e incita a considerar o aprendiz como um ser em formação constante, com necessidades e características distintas marcando seu desenvolvimento. 2018-08-09T13:17:12Z 2018-08-09T13:17:12Z 2018-08-09 book CONTIERO, Lucinéia; SANTOS, Fernando Freitas dos; FERNANDES, Matheus Vinícius de S. (Org.). Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal: Edufrn, 2018. 156 p. 978-85-425-0810-9 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25714 por Acesso Aberto application/pdf EDUFRN |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Teatro na educação Professores de representação teatral Teatro escolar Teatro e crianças |
spellingShingle |
Teatro na educação Professores de representação teatral Teatro escolar Teatro e crianças Contiero, Lucinéia (Org). Santos, Fernando Freitas dos (Org). Fernandes, Matheus Vinícius de S. (Org). Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente |
description |
Esta coletânea foi pensada para responder algumas das muitas indagações dos professores em pré-serviço ou em exercício, de pesquisadores e de outros profissionais da área. É uma iniciativa que articula teorias e práticas sobre o processo de ensinar e aprender a arte teatral em diferentes fases da vida do aprendiz. Aqui estão reunidos artigos de autores renomados da UFRN, USP, UDESC, UFU, UNIR/Espanha e UFRGS possibilitando um trabalho plural, rico na diversidade de olhares. Os artigos alinham-se com a visão sócio-histórico-cultural do sujeito (Vygotsky, 1989, 1978) e discursiva da linguagem (Bakhtin, 1929/1979, 1953/2003) com foco na abordagem de ensinar do professor de teatro e do papel da reflexão na formação inicial e continuada deste profissional. As diferentes temáticas somam princípios teórico-práticos norteadores da aprendizagem de teatro, práticas educacionais e sociais, a importância do jogo e das manifestações populares no contexto. São também debatidas características cognitivas, afetivas e sociais relacionada à aquisição da aprendizagem de Arte/Teatro e questões conceituais e práticas vinculadas ao arte-educador. Este livro contribui para a reflexão de professores e formadores e incita a considerar o aprendiz como um ser em formação constante, com necessidades e características distintas marcando seu desenvolvimento. |
format |
book |
author |
Contiero, Lucinéia (Org). Santos, Fernando Freitas dos (Org). Fernandes, Matheus Vinícius de S. (Org). |
author_facet |
Contiero, Lucinéia (Org). Santos, Fernando Freitas dos (Org). Fernandes, Matheus Vinícius de S. (Org). |
author_sort |
Contiero, Lucinéia (Org). |
title |
Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente |
title_short |
Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente |
title_full |
Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente |
title_fullStr |
Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente |
title_sort |
pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente |
publisher |
EDUFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25714 |
work_keys_str_mv |
AT contierolucineiaorg pedagogiadoteatropraticateoriaetrajetoriasdeformacaodocente AT santosfernandofreitasdosorg pedagogiadoteatropraticateoriaetrajetoriasdeformacaodocente AT fernandesmatheusviniciusdesorg pedagogiadoteatropraticateoriaetrajetoriasdeformacaodocente |
_version_ |
1773966671195668480 |