Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente

Esta coletânea foi pensada para responder algumas das muitas indagações dos professores em pré-serviço ou em exercício, de pesquisadores e de outros profissionais da área. É uma iniciativa que articula teorias e práticas sobre o processo de ensinar e aprender a arte teatral em diferentes fases da vi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Contiero, Lucinéia (Org)., Santos, Fernando Freitas dos (Org)., Fernandes, Matheus Vinícius de S. (Org).
Formato: book
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25714
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esta coletânea foi pensada para responder algumas das muitas indagações dos professores em pré-serviço ou em exercício, de pesquisadores e de outros profissionais da área. É uma iniciativa que articula teorias e práticas sobre o processo de ensinar e aprender a arte teatral em diferentes fases da vida do aprendiz. Aqui estão reunidos artigos de autores renomados da UFRN, USP, UDESC, UFU, UNIR/Espanha e UFRGS possibilitando um trabalho plural, rico na diversidade de olhares. Os artigos alinham-se com a visão sócio-histórico-cultural do sujeito (Vygotsky, 1989, 1978) e discursiva da linguagem (Bakhtin, 1929/1979, 1953/2003) com foco na abordagem de ensinar do professor de teatro e do papel da reflexão na formação inicial e continuada deste profissional. As diferentes temáticas somam princípios teórico-práticos norteadores da aprendizagem de teatro, práticas educacionais e sociais, a importância do jogo e das manifestações populares no contexto. São também debatidas características cognitivas, afetivas e sociais relacionada à aquisição da aprendizagem de Arte/Teatro e questões conceituais e práticas vinculadas ao arte-educador. Este livro contribui para a reflexão de professores e formadores e incita a considerar o aprendiz como um ser em formação constante, com necessidades e características distintas marcando seu desenvolvimento.