Movimentos sociais e educação superior: ação coletiva e protagonismo na construção do plano nacional de educação (2014-2024)

Esse trabalho analisou o protagonismo dos Movimentos Sociais no processo de construção e aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), com ênfase nas metas para a Educação Superior a partir dos seguintes questionamentos: em qual contexto histórico os Movimentos Sociais assumiram o acesso...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Ana Maria Morais
Formato: book
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25595
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esse trabalho analisou o protagonismo dos Movimentos Sociais no processo de construção e aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), com ênfase nas metas para a Educação Superior a partir dos seguintes questionamentos: em qual contexto histórico os Movimentos Sociais assumiram o acesso à Educação Superior como direito social? Quais protagonistas se envolveram no debate em torno da política de Educação Superior no PNE (2014-2024)? Quais os confrontos e antagonismos estão ali presentes? Qual o papel dos Movimentos Sociais na Conferência Nacional de Educação (CONAE) e no Fórum Nacional de Educação (FNE)? Para respondê-los, articulou-se a política educacional proposta pelo PNE com as reivindicações históricas dos Movimentos Sociais pelo acesso à educação como direito social, evidenciando o processo de construção das diretrizes, metas e estratégias nos contextos políticos e sociais de articulação, proposição e reivindicação nos quais ocorreu a atuação dos protagonistas para elaboração e aprovação desta política, assim como, os antagonismos identificados.