Ideologia, poder e discurso da seca na mídia

Este livro é um esforço para se compreender como a ideologia e o poder interferem na ressignificação dos discursos imersos no contexto da mídia impressa quanto à seca no Nordeste, ocorrência climática que castiga mais de 20 milhões de brasileiros causando-lhes problemas de ordem diversa. Tem ainda p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gomes, Adriano Lopes, Rosado, Cid Augusto da Escócia
Formato: book
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25593
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este livro é um esforço para se compreender como a ideologia e o poder interferem na ressignificação dos discursos imersos no contexto da mídia impressa quanto à seca no Nordeste, ocorrência climática que castiga mais de 20 milhões de brasileiros causando-lhes problemas de ordem diversa. Tem ainda preocupações com as práticas sociais da linguagem e com as rotinas de produção da notícia, sem perder de vista o papel da história na formação da identidade de indivíduos e povos. É fruto de uma pesquisa desenvolvida em ambiente interdisciplinar, aplicando-se ao corpus formado por cinco reportagens da Folha de São Paulo, o método da Análise do Discurso francesa e a teoria da polifonia de Bakhtin, do campo da Linguística Aplicada, associados a fundamentos da área da Comunicação, como os da agenda-setting.