O corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço

The waters, which move this research, are born in the desire to reflect about the language of clowning. We focus on the comical body and seek to investigate in him the potency for artistic creation, highlighting the research of the collective "Companhia dos Clownssicos". With this resea...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barbosa, Diocélio Batista
Outros Autores: Haderchpek, Robson Carlos
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25536
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-25536
record_format dspace
spelling ri-123456789-255362019-01-30T05:34:35Z O corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço Barbosa, Diocélio Batista Haderchpek, Robson Carlos Ciotti, Naira Neide Ferracini, Renato Palhaço Corpo cômico Memória Afetos Organicidade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES The waters, which move this research, are born in the desire to reflect about the language of clowning. We focus on the comical body and seek to investigate in him the potency for artistic creation, highlighting the research of the collective "Companhia dos Clownssicos". With this research, we aim to indicate creative possibilities of the comical body, seeking an organization that can generate a laughable state. For this, we navigate through the reverie grounds of a clownresearcher/actor, stirring up his water memories that have helped unravel the nature of the ancestral land that he inhabits, a land that transcends the sense of firmness and assumes a much more moving quality. We believe that a research on the clown universe in academic terms can give rise to a rich exchange of experiences, as well as sharpen and stimulate other artists to find their way of speaking, recording, and, above all, reflecting on their artistic work process. Finally, we work from the perspective of theatre as an encounter and study affections that permeate the liquid mask of the clown. As águas, que movem esta pesquisa nascem do desejo de se refletir acerca da linguagem da palhaçaria. Colocamos o foco no corpo cômico e buscamos investigá-lo como potência para a criação artística pondo em evidência a pesquisa do coletivo paraibano ‘Companhia dos Clownssicos’. Objetivamos com este estudo apontar possibilidades criativas de descoberta deste corpo cômico buscando uma organicidade que desemboque num estado risível. Para isto, navegamos pelas terras-devaneios de um palhaço-pesquisAtor, agitando suas águas-memórias que têm nos auxiliado a desvendar a natureza da terra ancestral que nele habita, uma terra que transcende o sentido de firme e assume uma qualidade muito mais movediça. Acreditamos que uma pesquisa sobre o universo do palhaço no meio acadêmico pode suscitar uma rica troca de experiências, assim como aguçar e estimular outros artistas a encontrarem sua maneira de falar, registrar, e além de tudo, refletir sobre o seu processo de trabalho artístico. Por fim, trabalhamos na perspectiva do teatro como encontro e estudamos os afetos que permeiam a máscara líquida do palhaço. 2018-07-09T13:14:56Z 2018-07-09T13:14:56Z 2018-03-29 masterThesis BARBOSA, Diocélio Batista. O corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25536 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Palhaço
Corpo cômico
Memória
Afetos
Organicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Palhaço
Corpo cômico
Memória
Afetos
Organicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Barbosa, Diocélio Batista
O corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço
description The waters, which move this research, are born in the desire to reflect about the language of clowning. We focus on the comical body and seek to investigate in him the potency for artistic creation, highlighting the research of the collective "Companhia dos Clownssicos". With this research, we aim to indicate creative possibilities of the comical body, seeking an organization that can generate a laughable state. For this, we navigate through the reverie grounds of a clownresearcher/actor, stirring up his water memories that have helped unravel the nature of the ancestral land that he inhabits, a land that transcends the sense of firmness and assumes a much more moving quality. We believe that a research on the clown universe in academic terms can give rise to a rich exchange of experiences, as well as sharpen and stimulate other artists to find their way of speaking, recording, and, above all, reflecting on their artistic work process. Finally, we work from the perspective of theatre as an encounter and study affections that permeate the liquid mask of the clown.
author2 Haderchpek, Robson Carlos
author_facet Haderchpek, Robson Carlos
Barbosa, Diocélio Batista
format masterThesis
author Barbosa, Diocélio Batista
author_sort Barbosa, Diocélio Batista
title O corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço
title_short O corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço
title_full O corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço
title_fullStr O corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço
title_full_unstemmed O corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço
title_sort o corpo cômico: um mergulho no ri(s)o do palhaço
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25536
work_keys_str_mv AT barbosadioceliobatista ocorpocomicoummergulhonorisodopalhaco
_version_ 1773961507148660736