O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior

This thesis aims at the conception of the architectural design in the teaching and its integration with the technological-constructive content, considering the importance of understanding the materialization of the architectural artifact from the initial phases of the design. The empirical observati...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Renato de
Outros Autores: Veloso, Maisa Fernandes Dutra
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25060
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-25060
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Arquitetura e Urbanismo
Projeto de arquitetura
Ensino de projeto
Processo de projeto
Tecnologia da construção
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
spellingShingle Arquitetura e Urbanismo
Projeto de arquitetura
Ensino de projeto
Processo de projeto
Tecnologia da construção
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Medeiros, Renato de
O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior
description This thesis aims at the conception of the architectural design in the teaching and its integration with the technological-constructive content, considering the importance of understanding the materialization of the architectural artifact from the initial phases of the design. The empirical observations that gave rise to the research were confirmed by the scientific literature that points to a situation of distancing between the disciplines of architectural design, its processes and products, and the content of the disciplines of construction technology. The main objective is to understand the insertion of the knowledge coming from the disciplines of construction technology in the teaching of architectural design to promote a better integration of contents and generate greater reflection in the design process. At the primary collection level, case studies were carried out with structured observation in design teaching workshops of two education institutions, one in Brazil, the other in Portugal, as well as two didactic experiences. In the classroom, the studies demonstrated the importance of didactic planning and clarity of the definition of goals to be achieved. The didactic experiences, in turn, even with their differences in format, demonstrated with the proposed direction, that it was possible to achieve the objective of making the participating students reflect on the constructive issues in the design process, which demonstrated the importance of the stimulus of the instructor. At the same time, the results also expressed that the student, due to his own autonomy, cannot be seen as mere receiver, configuring himself as an active agent of the teaching-learning process. The work is finished with indications for the teaching of architecture such as the rapprochement with the constructive practice in the student formation and the use of physical models at all levels of the design process in order to stimulate the use of divergent thinking. These recommendations intend to collaborate with the discussions, on a teaching capable of generating critical reflection and better integration between the project and tectonic issues in the project and contribute to minimize the problem detected.
author2 Veloso, Maisa Fernandes Dutra
author_facet Veloso, Maisa Fernandes Dutra
Medeiros, Renato de
format doctoralThesis
author Medeiros, Renato de
author_sort Medeiros, Renato de
title O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior
title_short O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior
title_full O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior
title_fullStr O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior
title_full_unstemmed O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior
title_sort o ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25060
work_keys_str_mv AT medeirosrenatode oensinoaconcepcaodoprojetodearquiteturaeaaplicacaodosconteudostecnologicosanaliseemduasinstituicoesdeensinosuperior
_version_ 1773962175918899200
spelling ri-123456789-250602019-01-29T22:13:01Z O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior Medeiros, Renato de Veloso, Maisa Fernandes Dutra Pinto, Edna Moura Goulart, Solange Virginia Galarca Freitas, Maria Luiza Macedo Xavier de Suarez, Naia Alban Arquitetura e Urbanismo Projeto de arquitetura Ensino de projeto Processo de projeto Tecnologia da construção CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO This thesis aims at the conception of the architectural design in the teaching and its integration with the technological-constructive content, considering the importance of understanding the materialization of the architectural artifact from the initial phases of the design. The empirical observations that gave rise to the research were confirmed by the scientific literature that points to a situation of distancing between the disciplines of architectural design, its processes and products, and the content of the disciplines of construction technology. The main objective is to understand the insertion of the knowledge coming from the disciplines of construction technology in the teaching of architectural design to promote a better integration of contents and generate greater reflection in the design process. At the primary collection level, case studies were carried out with structured observation in design teaching workshops of two education institutions, one in Brazil, the other in Portugal, as well as two didactic experiences. In the classroom, the studies demonstrated the importance of didactic planning and clarity of the definition of goals to be achieved. The didactic experiences, in turn, even with their differences in format, demonstrated with the proposed direction, that it was possible to achieve the objective of making the participating students reflect on the constructive issues in the design process, which demonstrated the importance of the stimulus of the instructor. At the same time, the results also expressed that the student, due to his own autonomy, cannot be seen as mere receiver, configuring himself as an active agent of the teaching-learning process. The work is finished with indications for the teaching of architecture such as the rapprochement with the constructive practice in the student formation and the use of physical models at all levels of the design process in order to stimulate the use of divergent thinking. These recommendations intend to collaborate with the discussions, on a teaching capable of generating critical reflection and better integration between the project and tectonic issues in the project and contribute to minimize the problem detected. Esta tese tem como objeto a concepção do projeto no ensino de Arquitetura e sua integração com o conteúdo tecnológico-construtivo, tendo em vista a importância da compreensão da materialização do artefato arquitetônico desde as fases iniciais do projeto. As observações empíricas que deram origem à pesquisa, foram confirmadas pela literatura científica, que aponta para uma situação de distanciamento entre as disciplinas de projeto arquitetônico, seus processos e produtos e o conteúdo das disciplinas de tecnologia da construção e afins. O objetivo principal é compreender a inserção dos conhecimentos advindos das disciplinas de tecnologia da construção, na concepção de projeto no atelier de ensino de arquitetura, para promover uma melhor integração de conteúdos e gerar maior reflexão no processo projetual. Em nível de coleta primária, foram realizados estudos de caso com observação estruturada em ateliers de ensino de projeto de duas Instituições de Ensino Superior, uma no Brasil, outra em Portugal, além da realização de duas experiências didáticas. No campo da sala de aula, os estudos de caso demonstraram a importância do planejamento didático e clareza da definição de objetivos a serem alcançados. As experiências didáticas, por sua vez, mesmo com as suas diferenças de formato, demonstraram, com o direcionamento proposto, que foi possível alcançar o objetivo de fazer os alunos participantes refletirem sobre as questões construtivas no processo projetual, o que demonstrou a importância do estímulo do instrutor. Ao mesmo tempo, os resultados também expressaram que o aluno, devido a sua própria autonomia, não pode ser visto como mero receptor, configurando-se como agente ativo do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho é finalizado com indicações para o ensino de arquitetura e de projeto tais como a reaproximação com a prática construtiva na formação discente e o uso de maquetes físicas em todos os níveis do processo projetual a fim de estimular o uso do pensamento divergente. Estas recomendações pretendem colaborar, junto às discussões, quanto a um ensino capaz de gerar reflexão crítica e melhor integração entre o projeto e as questões tectônicas no projeto, buscando contribuir para minimizar o problema detectado. 2018-04-16T19:46:35Z 2018-04-16T19:46:35Z 2017-06-26 doctoralThesis MEDEIROS, Renato de. O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior. 2017. 244f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25060 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO