A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia

This study aims the creation of the game entitled “Explorando a Paisagem” and its contributions to geography teaching. Its proposal is a result of teaching practices developed in the 6th grade of elementary school and constitutes itself in an innovative didactic recourse in teaching process and lear...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
Outros Autores: Troleis, Adriano Lima
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-24903
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Alfabetização cartográfica
Paisagem
Aprendizagem significativa
Inteligências múltiplas
Explorando a paisagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
spellingShingle Alfabetização cartográfica
Paisagem
Aprendizagem significativa
Inteligências múltiplas
Explorando a paisagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
description This study aims the creation of the game entitled “Explorando a Paisagem” and its contributions to geography teaching. Its proposal is a result of teaching practices developed in the 6th grade of elementary school and constitutes itself in an innovative didactic recourse in teaching process and learning of geographic science. The theoretical assumptions which involves the construction of this study and the game are based in authors that discusses the cartographic alphabetization process, the concept of landscape and its transformations through time, as well as it uses discussions about the theory of Cognitive Learning, the theory of Multiple Intelligences and studies about the importance of using games as important didactical recourses in geography teaching. Regarding methodological procedures, the study and the game were preceded by bibliographic researches, observations of geography classes in the 6th grade of Ensino Fundamental in a state public school, in the city of Natal/RN, as well as the application of diagnostic questionnaires to the student public, which guided the creative process of the recourse. This way, we propose that the game can serve as an important learning tool to geographic science teaching, assisting teachers and students in their conceptual construction and to develop their ability to interpret the diverse everyday phenomena. Similarly, we concluded the game can be utilized by teachers in different levels of education, bringing contributions to the formation of geographical reasoning.
author2 Troleis, Adriano Lima
author_facet Troleis, Adriano Lima
Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
format masterThesis
author Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
author_sort Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de
title A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title_short A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title_full A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title_fullStr A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title_full_unstemmed A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
title_sort construção do jogo "explorando a paisagem": contribuições para o ensino de geografia
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903
work_keys_str_mv AT araujoelisabethcristinadantasde aconstrucaodojogoexplorandoapaisagemcontribuicoesparaoensinodegeografia
AT araujoelisabethcristinadantasde construcaodojogoexplorandoapaisagemcontribuicoesparaoensinodegeografia
_version_ 1773961051806629888
spelling ri-123456789-249032019-01-30T19:34:03Z A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de Troleis, Adriano Lima Locatel, Celso Donizete Ribeiro, Cynara Teixeira Morais, Ione Rodrigues Diniz Assis, Lenilton Francisco de Goulart, Ligia Beatriz Alfabetização cartográfica Paisagem Aprendizagem significativa Inteligências múltiplas Explorando a paisagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA This study aims the creation of the game entitled “Explorando a Paisagem” and its contributions to geography teaching. Its proposal is a result of teaching practices developed in the 6th grade of elementary school and constitutes itself in an innovative didactic recourse in teaching process and learning of geographic science. The theoretical assumptions which involves the construction of this study and the game are based in authors that discusses the cartographic alphabetization process, the concept of landscape and its transformations through time, as well as it uses discussions about the theory of Cognitive Learning, the theory of Multiple Intelligences and studies about the importance of using games as important didactical recourses in geography teaching. Regarding methodological procedures, the study and the game were preceded by bibliographic researches, observations of geography classes in the 6th grade of Ensino Fundamental in a state public school, in the city of Natal/RN, as well as the application of diagnostic questionnaires to the student public, which guided the creative process of the recourse. This way, we propose that the game can serve as an important learning tool to geographic science teaching, assisting teachers and students in their conceptual construction and to develop their ability to interpret the diverse everyday phenomena. Similarly, we concluded the game can be utilized by teachers in different levels of education, bringing contributions to the formation of geographical reasoning. O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico. 2018-03-19T12:20:20Z 2018-03-19T12:20:20Z 2017-11-23 masterThesis ARAÚJO, Elisabeth Cristina Dantas de. A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia. 2017. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24903 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL