Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo

The present work deals with the creative process of the author in the interpretation of the Rememórias Opus 79 suite for solo guitar by brasilian composer Marlos Nobre (1939-). In this research, the interpreter describes his creative process based on his empirical experience in interpreting the work...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Batista, Fernando Ferreira
Outros Autores: Lira, Ezequias Oliveira
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24894
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-24894
record_format dspace
spelling ri-123456789-248942019-01-30T19:28:09Z Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo Batista, Fernando Ferreira Lira, Ezequias Oliveira Lima, Luciano Chagas Feitosa, Radegundis Aranha Tavares Rememórias opus 79 Violão Marlos Nobre Caboclinhos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA The present work deals with the creative process of the author in the interpretation of the Rememórias Opus 79 suite for solo guitar by brasilian composer Marlos Nobre (1939-). In this research, the interpreter describes his creative process based on his empirical experience in interpreting the work. In order to provide a foundation for his interpretative ideas, the author made use of an interview with the composer and of the influences of traditional Northeastern music present in the piece. Authors like Andrade (1972, 1989), Alvarenga (1982), Corquer-Nobre (1994), Barancoski (1997), Azevedo (2000), Ferraz (2007), Silva (2007), Cavini (2009) and Anjos (2013), guided our theoretical reference. Musical examples of edited pieces of the score were developed, and use was made of audiovisual examples and a complete audiovisual recording of the piece. O presente trabalho aborda o processo criativo do autor na interpretação da suíte Rememórias Opus 79 para violão solo do compositor Marlos Nobre (1939-). Na referente pesquisa, o intérprete descreve seu processo criativo partindo de sua experiência empírica na interpretação da referida obra. As ideias interpretativas foram fundamentadas em uma entrevista realizada com o compositor e nas influências da música tradicional nordestina presentes na peça. Autores como, Andrade (1972, 1989), Alvarenga (1982), Corquer-Nobre (1994), Barancoski (1997), Azevedo (2000), Ferraz (2007), Silva (2007), Cavini (2009), Anjos (2013), nortearam nosso referencial teórico. Foram elaborados exemplos musicais de trechos editados da partitura, exemplos audiovisuais e uma gravação audiovisual completa da peça. 2018-03-16T20:59:39Z 2018-03-16T20:59:39Z 2017-12-15 masterThesis BATISTA, Fernando Ferreira. Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo. 2017. 67f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24894 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Rememórias opus 79
Violão
Marlos Nobre
Caboclinhos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Rememórias opus 79
Violão
Marlos Nobre
Caboclinhos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Batista, Fernando Ferreira
Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo
description The present work deals with the creative process of the author in the interpretation of the Rememórias Opus 79 suite for solo guitar by brasilian composer Marlos Nobre (1939-). In this research, the interpreter describes his creative process based on his empirical experience in interpreting the work. In order to provide a foundation for his interpretative ideas, the author made use of an interview with the composer and of the influences of traditional Northeastern music present in the piece. Authors like Andrade (1972, 1989), Alvarenga (1982), Corquer-Nobre (1994), Barancoski (1997), Azevedo (2000), Ferraz (2007), Silva (2007), Cavini (2009) and Anjos (2013), guided our theoretical reference. Musical examples of edited pieces of the score were developed, and use was made of audiovisual examples and a complete audiovisual recording of the piece.
author2 Lira, Ezequias Oliveira
author_facet Lira, Ezequias Oliveira
Batista, Fernando Ferreira
format masterThesis
author Batista, Fernando Ferreira
author_sort Batista, Fernando Ferreira
title Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo
title_short Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo
title_full Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo
title_fullStr Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo
title_full_unstemmed Rememórias opus 79 para violão solo de Marlos Nobre: um processo criativo
title_sort rememórias opus 79 para violão solo de marlos nobre: um processo criativo
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24894
work_keys_str_mv AT batistafernandoferreira rememoriasopus79paraviolaosolodemarlosnobreumprocessocriativo
_version_ 1773961864235974656