Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB

This research sought to deepen the studies about the actor's creative process in fiction on the television context, this popularly known language, but still poorly studied under the actor´s point of view. This investigation has departed from the author´s experience as director of teledramaturgy...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Schmitt, Kátia Celyane Farias
Outros Autores: Araújo, José Sávio de Oliveira
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24883
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-24883
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Preparação do ator
Processos de criação
Televisão
Audiovisual
Ator
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
spellingShingle Preparação do ator
Processos de criação
Televisão
Audiovisual
Ator
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Schmitt, Kátia Celyane Farias
Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
description This research sought to deepen the studies about the actor's creative process in fiction on the television context, this popularly known language, but still poorly studied under the actor´s point of view. This investigation has departed from the author´s experience as director of teledramaturgy at the Ciência Aberta show, produced by TV UFPB. This show approaches the relationship between scientific and popular knowledge using journalistic and teledramaturgic language respectively, in an aesthetic that reveals actor´s creative process through metalanguage. Therefore, has proposed to the dialogue with the theoretical studies in the fields of cinema, theatre, and television, attempting to enlighten their frontiers of relation and contamination, specifically, in the actor's preparation technique. It has also performed an interlocution that attends interviews with television´s actors and directors as well as experiences reports to search an understanding about the relationship between actor\camera and its developments in television artistic creation. The practical stage of the research has carried out a workshop held with actors and students enrolled in theatre course of UFPB, that has resulted in the construction of the Ciência Aberta show's first episode of the second season, which has sought to radicalize what has been proposed in the first season of the show: the deepening and explanation of the creative process of the actor, modes of audiovisual production, methodologies and support concepts of creation. This work was conceptually guided by the authors Arlindo Machado, who explains about the audiovisual world, Jackeline Nacache, that focuses on cinema‟s actors and actresses, Constantin Stanislavski, whose studies on the actor are the base for several techniques of acting both in theater and cinema, and Walmeri Ribeiro, which addresses the actor's co-creation relationship in the audiovisual. With this research, we have intended to contribute to the reflection and discussion about the actor´s formation and the production modes in Brazilian contemporary television, particularly in the context of acting for the camera.
author2 Araújo, José Sávio de Oliveira
author_facet Araújo, José Sávio de Oliveira
Schmitt, Kátia Celyane Farias
format masterThesis
author Schmitt, Kátia Celyane Farias
author_sort Schmitt, Kátia Celyane Farias
title Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title_short Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title_full Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title_fullStr Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title_full_unstemmed Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title_sort experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o programa ciência aberta da tv ufpb
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24883
work_keys_str_mv AT schmittkatiacelyanefarias experienciasdecriacaocenicacomatrizeseatoresnatelevisaooprogramacienciaabertadatvufpb
_version_ 1773966760803827712
spelling ri-123456789-248832022-11-07T22:29:36Z Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB Schmitt, Kátia Celyane Farias Araújo, José Sávio de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6740875824292091 http://lattes.cnpq.br/5026604704788382 Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de http://lattes.cnpq.br/5443015479907169 Ribeiro, Walmeri Kellen http://lattes.cnpq.br/0042351447296584 Preparação do ator Processos de criação Televisão Audiovisual Ator CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS This research sought to deepen the studies about the actor's creative process in fiction on the television context, this popularly known language, but still poorly studied under the actor´s point of view. This investigation has departed from the author´s experience as director of teledramaturgy at the Ciência Aberta show, produced by TV UFPB. This show approaches the relationship between scientific and popular knowledge using journalistic and teledramaturgic language respectively, in an aesthetic that reveals actor´s creative process through metalanguage. Therefore, has proposed to the dialogue with the theoretical studies in the fields of cinema, theatre, and television, attempting to enlighten their frontiers of relation and contamination, specifically, in the actor's preparation technique. It has also performed an interlocution that attends interviews with television´s actors and directors as well as experiences reports to search an understanding about the relationship between actor\camera and its developments in television artistic creation. The practical stage of the research has carried out a workshop held with actors and students enrolled in theatre course of UFPB, that has resulted in the construction of the Ciência Aberta show's first episode of the second season, which has sought to radicalize what has been proposed in the first season of the show: the deepening and explanation of the creative process of the actor, modes of audiovisual production, methodologies and support concepts of creation. This work was conceptually guided by the authors Arlindo Machado, who explains about the audiovisual world, Jackeline Nacache, that focuses on cinema‟s actors and actresses, Constantin Stanislavski, whose studies on the actor are the base for several techniques of acting both in theater and cinema, and Walmeri Ribeiro, which addresses the actor's co-creation relationship in the audiovisual. With this research, we have intended to contribute to the reflection and discussion about the actor´s formation and the production modes in Brazilian contemporary television, particularly in the context of acting for the camera. Esta pesquisa buscou aprofundar os estudos sobre técnicas de preparação do ator e da atriz no contexto da ficção televisiva, linguagem popularmente difundida em nosso país, porém pouco estudada sob o prisma da atuação. A investigação partiu da experiência da autora na direção de teledramaturgia do programa Ciência Aberta, produzido pela TV UFPB, o qual aborda a relação entre o conhecimento científico e o saber popular utilizando-se da linguagem jornalística e da teledramaturgia, respectivamente, em uma estética que revela o processo de criação dos atores e atrizes a partir da metalinguagem. Propôs-se, então, um diálogo com estudos teóricos das áreas do cinema, do teatro e da televisão, lançando um olhar sobre as relações de fronteira e contaminação que se estabelecem entre elas, especificamente no tocante às técnicas de atuação. Realizou-se ainda uma interlocução com entrevistas cedidas por atores, atrizes, diretora de televisão e preparadora de atores, em busca de um entendimento sobre as relações entre ator/atriz e câmera e seus desdobramentos na criação artística em televisão. A etapa prática da pesquisa consistiu na realização de uma oficina realizada com estudantes dos cursos de Teatro, Cinema, Rádio e Tv e Mídias Digitais da UFPB, além de atores e atrizes da cidade, e resultou na construção do primeiro episódio da segunda temporada do programa Ciência Aberta, no qual se busca a radicalização do que já fora proposto na primeira temporada do programa: o aprofundamento e explicitação dos processos de criação do ator e da atriz, os modos de produção audiovisual, as metodologias e conceitos de suporte da criação. Nortearam este trabalho os autores Arlindo Machado, que explana sobre o universo do audiovisual, Jackeline Nacache, que concentra sua pesquisa no ator/atriz de cinema, Constantin Stanislavski, cujos estudos sobre o ator/atriz são a base para diversas técnicas de atuação, seja no teatro ou no cinema, e Walmeri Ribeiro, que aborda a relação de co-criação do ator/atriz no audiovisual. Pretendeu-se com esta pesquisa contribuir para a reflexão e discussão sobre a formação do ator e como as artes cênicas se integram aos modos de produção na televisão brasileira contemporânea, em particular, no âmbito da atuação para a câmera. 2018-03-16T18:18:31Z 2018-03-16T18:18:31Z 2017-03-08 masterThesis SCHMITT, Kátia Celyane Farias. Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB. 2017. 233f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24883 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS