Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista

The present thesis aims to show the development and application of an Augmented Reality tool to helps children affected with Autistic Spectrum Disorder (ASD).This tool consists of the display of real-life caricatured scenes, visualized through the Google Cardboard Virtual Reality glasses, which w...

Descripció completa

Guardat en:
Dades bibliogràfiques
Autor principal: Soares, Kerolayne Paiva
Altres autors: Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
Format: doctoralThesis
Idioma:por
Publicat: Brasil
Matèries:
Accés en línia:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24795
Etiquetes: Afegir etiqueta
Sense etiquetes, Sigues el primer a etiquetar aquest registre!
id ri-123456789-24795
record_format dspace
spelling ri-123456789-247952022-10-11T21:49:19Z Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista Soares, Kerolayne Paiva Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira http://lattes.cnpq.br/3639421374597069 http://lattes.cnpq.br/8670475877813913 Gonçalves, Luiz Marcos Garcia https://orcid.org/0000-0002-7735-5630 http://lattes.cnpq.br/1562357566810393 Dantas, Rummenigge Rudson http://lattes.cnpq.br/1868960602254610 Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva http://lattes.cnpq.br/9702206935610428 Demoly, Karla Rosane de Amaral http://lattes.cnpq.br/9702206935610428 Transtorno do espectro autista Realidade aumentada Google CardBoard Funções executivas Processamento facial CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO The present thesis aims to show the development and application of an Augmented Reality tool to helps children affected with Autistic Spectrum Disorder (ASD).This tool consists of the display of real-life caricatured scenes, visualized through the Google Cardboard Virtual Reality glasses, which were used in tasks and psychopedagogical tests performed with these children. We analyzed the relationships about the possible increase in executive functions when they have their facial processing smoothed using the proposed system and seeing the real world as a cartoon. This initial study provides evidences to verify that such children have a particular interest in cartoon in spite of human faces. The results suggest that the proposed environment helps to increase children’s performance in psychopedagogical tasks and that it can be a useful tool to help professionals in education in their work to provide better support to these children, especially with regard to development of executive functions of them. A presente tese tem como objetivo mostrar o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta em Realidade Aumentada para ajudar crianças afetadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tal ferramenta consiste na exibição de cenas caricaturadas da vida real, através dos óculos de Realidade Virtual Google Cardboard, que foram utilizadas em tarefas e testes psicopedagógicos, realizados com essas crianças. Analisamos os relacionamentos sobre a possível melhoria nas funções executivas quando essas têm seu processamento facial suavizado usando o sistema proposto e vendo o mundo real como um desenho animado. Este estudo inicial fornece evidências para verificar que tais crianças têm um interesse particular em desenho animado a despeito de faces humanas. Os resultados alcançados sugerem que o ambiente proposto ajuda a aumentar o desempenho das crianças em tarefas psicopedagógicas e que pode ser uma ferramenta útil para ajudar os profissionais em educação a proporcionar um melhor suporte a essas crianças, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de suas funções executivas. 2018-02-22T23:29:21Z 2018-02-22T23:29:21Z 2017-10-19 doctoralThesis SOARES, Kerolayne Paiva. Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista. 2017. 104f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24795 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Transtorno do espectro autista
Realidade aumentada
Google CardBoard
Funções executivas
Processamento facial
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO
spellingShingle Transtorno do espectro autista
Realidade aumentada
Google CardBoard
Funções executivas
Processamento facial
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO
Soares, Kerolayne Paiva
Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista
description The present thesis aims to show the development and application of an Augmented Reality tool to helps children affected with Autistic Spectrum Disorder (ASD).This tool consists of the display of real-life caricatured scenes, visualized through the Google Cardboard Virtual Reality glasses, which were used in tasks and psychopedagogical tests performed with these children. We analyzed the relationships about the possible increase in executive functions when they have their facial processing smoothed using the proposed system and seeing the real world as a cartoon. This initial study provides evidences to verify that such children have a particular interest in cartoon in spite of human faces. The results suggest that the proposed environment helps to increase children’s performance in psychopedagogical tasks and that it can be a useful tool to help professionals in education in their work to provide better support to these children, especially with regard to development of executive functions of them.
author2 Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
author_facet Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
Soares, Kerolayne Paiva
format doctoralThesis
author Soares, Kerolayne Paiva
author_sort Soares, Kerolayne Paiva
title Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista
title_short Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista
title_full Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista
title_fullStr Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista
title_sort utilização de ferramenta de realidade aumentada para ajudar em tarefas psicopedagógicas com crianças pertencentes ao transtorno do espectro autista
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24795
work_keys_str_mv AT soareskerolaynepaiva utilizacaodeferramentaderealidadeaumentadaparaajudaremtarefaspsicopedagogicascomcriancaspertencentesaotranstornodoespectroautista
_version_ 1773960920361336832