A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II

This work of intervention aimed to understand and establish reflection about metalanguage and the confluences of ideas and meanings established between the reader and poet during the reading of the poem. For that, the theoretical-methodological contributions of Bernard Schneuwly, Michele Noverraz an...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Maria Jarlene de
Outros Autores: Araújo, Humberto Hermenegildo de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24624
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-24624
record_format dspace
spelling ri-123456789-246242022-06-21T22:17:40Z A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II Lima, Maria Jarlene de Araújo, Humberto Hermenegildo de https://orcid.org/0000-0002-0173-1660 http://lattes.cnpq.br/7649931632253545 Santos, Cássia de Fátima Matos dos http://lattes.cnpq.br/1635261635234216 Santos, Derivaldo dos https://orcid.org/0000-0002-7001-8578 http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 Metalinguagem Poema Leitura Sequência didática CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This work of intervention aimed to understand and establish reflection about metalanguage and the confluences of ideas and meanings established between the reader and poet during the reading of the poem. For that, the theoretical-methodological contributions of Bernard Schneuwly, Michele Noverraz and Joaquim Dolz (2004), in the humanizing view of Todorov´s literature (2009), in the dialogic understanding of language presented by Bakhtin (2003), in the reception theory developed by Hans Robert Jauss (1994), and as in the apprehension of the reading concept established by Elias and Kock (2013). It was promoted through a didactic sequence that worked the reading and the comprehension of metapoems of Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Joao Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mario Quintana and Joao Andrade. The project culminated with a proposal for teachers and reading promoters and had as data for the analysis the production of a bookclip prepared by the students. At the end of the process, it was possible to arrive at the understanding of metalanguage as an artistic resource capable of unrevaling the poetic work, through a poetically constructed symbiosis based on the poet´s reflection on his work, an aspect that should be considered as facilitating access to literary language for readers in formation in Elementary School Two. Este trabalho de intervenção visou compreender e estabelecer reflexões acerca da metalinguagem e as confluências de ideias e significações estabelecidas entre o leitor e o poeta durante a leitura do poema. Para tanto, foi alicerçado nas contribuições teórico-metodológicas de Bernard Schneuwly, Michèle Noverraz e Joaquim Dolz (2004), na visão humanizadora da Literatura de Todorov (2009), na compreensão dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (2003), na teoria da recepção desenvolvida por Hans Robert Jauss Foi promovido por meio de uma sequência didática que trabalhou a leitura e compreensão de metapoemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mario Quintana e João Andrade. O projeto culminou com uma proposta para professores e promotores de leitura e teve como dados para análise a produção de um livroclip elaborado pelos alunos. Ao fim do processo, foi possível chegar à compreensão da metalinguagem como um recurso artístico capaz de desanuviar a obra poética, por meio de uma simbiose poeticamente construída a partir da reflexão do poeta sobre a sua obra, aspecto que deve ser considerado como facilitador do acesso à linguagem literária para os leitores em formação no Ensino Fundamental II. 2018-01-22T15:44:17Z 2018-01-22T15:44:17Z 2017-03-22 masterThesis LIMA, Maria Jarlene de. A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II. 2017. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24624 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Metalinguagem
Poema
Leitura
Sequência didática
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Metalinguagem
Poema
Leitura
Sequência didática
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Lima, Maria Jarlene de
A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II
description This work of intervention aimed to understand and establish reflection about metalanguage and the confluences of ideas and meanings established between the reader and poet during the reading of the poem. For that, the theoretical-methodological contributions of Bernard Schneuwly, Michele Noverraz and Joaquim Dolz (2004), in the humanizing view of Todorov´s literature (2009), in the dialogic understanding of language presented by Bakhtin (2003), in the reception theory developed by Hans Robert Jauss (1994), and as in the apprehension of the reading concept established by Elias and Kock (2013). It was promoted through a didactic sequence that worked the reading and the comprehension of metapoems of Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Joao Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mario Quintana and Joao Andrade. The project culminated with a proposal for teachers and reading promoters and had as data for the analysis the production of a bookclip prepared by the students. At the end of the process, it was possible to arrive at the understanding of metalanguage as an artistic resource capable of unrevaling the poetic work, through a poetically constructed symbiosis based on the poet´s reflection on his work, an aspect that should be considered as facilitating access to literary language for readers in formation in Elementary School Two.
author2 Araújo, Humberto Hermenegildo de
author_facet Araújo, Humberto Hermenegildo de
Lima, Maria Jarlene de
format masterThesis
author Lima, Maria Jarlene de
author_sort Lima, Maria Jarlene de
title A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II
title_short A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II
title_full A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II
title_fullStr A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II
title_full_unstemmed A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II
title_sort metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental ii
publisher Brasil
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24624
work_keys_str_mv AT limamariajarlenede ametalinguagemnatessiturapoeticaeoencontrodopoetacomoleitorumapropostaparaaleituradepoemasnofundamentalii
AT limamariajarlenede metalinguagemnatessiturapoeticaeoencontrodopoetacomoleitorumapropostaparaaleituradepoemasnofundamentalii
_version_ 1773958105648857088