Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada
This research had as an objective to identify how the dialogue occurs between the undergraduate program in Management Engineering from UFRN and its alumni, for planning on continuing educational activities. The research, characterized as a case study, of varied approach, adopted a quadripolar met...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24621 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-24621 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Gestão da informação Mediação da informação Egressos Educação continuada UFRN CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
Gestão da informação Mediação da informação Egressos Educação continuada UFRN CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO Costa, João Vicente Rêgo Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada |
description |
This research had as an objective to identify how the dialogue occurs between the
undergraduate program in Management Engineering from UFRN and its alumni, for planning
on continuing educational activities. The research, characterized as a case study, of varied
approach, adopted a quadripolar method, in which is recommended for scientific
investigations in the area of Applied Social Sciences. Regarding the literature review, it was
considered concepts as management and measuring of information and many aspects of
continued education, moreover the authors that studied the importance of the relationship with
alumni and the Higher Education Institutions. Aiming to make feasible a proposal for the
development of a communication channel between the managers of the program in
Management Engineering from UFRN and its alumni, for planning on continuing educational
activities, the research used two techniques for collecting information: an online survey for
the graduates, and the interview, for the managers of the Management Engineering. The
online survey obtained 27,78% return, being the data processed by means of descriptive
analysis, with the aid of Microsoft Excel worksheets. For the analysis of the interviews, we
used the method of content analysis. As search results, in general, the potential of building a
canal to mediate the relationship between graduates, considering that most graduates proved
willing to maintain relationship with the course, electing through social networks the most
convenient for the occurrence of this relationship. In addition, a significant part of the
graduates demanded actions of continued education upon completion of the course, pointing
to the area of engineering as the most sought. In the interviews, the managers highlighted the
importance of keeping a relationship with the alumni, providing sources on decisions
regarding actions on the program. Despite this, there are few actions of effective
communication with the alumni, and the existing ones are operated poorly. That being said,
it is understood that this study can contribute so that the institution can develop more effective
ways of contact with its alumni, not only regarding the continued education, but also in other
institutional actions. |
author2 |
Moreira, Luciana de Albuquerque |
author_facet |
Moreira, Luciana de Albuquerque Costa, João Vicente Rêgo |
format |
masterThesis |
author |
Costa, João Vicente Rêgo |
author_sort |
Costa, João Vicente Rêgo |
title |
Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada |
title_short |
Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada |
title_full |
Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada |
title_fullStr |
Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada |
title_full_unstemmed |
Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada |
title_sort |
gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24621 |
work_keys_str_mv |
AT costajoaovicenterego gestaodainformacaoempautaarelacaoegressoscursodegraduacaocomosubsidioparaoplanejamentodeacoesdeeducacaocontinuada |
_version_ |
1773962175310725120 |
spelling |
ri-123456789-246212022-06-20T22:12:57Z Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada Costa, João Vicente Rêgo Moreira, Luciana de Albuquerque http://lattes.cnpq.br/7443257388251542 http://lattes.cnpq.br/9461909998413307 Abreu, Cynara Carvalho de https://orcid.org/0000-0001-9903-6481 http://lattes.cnpq.br/4143877813860426 Paiva, Eliane Bezerra Duarte, Emeide Nóbrega https://orcid.org/0000-0003-2446-3125 http://lattes.cnpq.br/2292727379014867 Gestão da informação Mediação da informação Egressos Educação continuada UFRN CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO This research had as an objective to identify how the dialogue occurs between the undergraduate program in Management Engineering from UFRN and its alumni, for planning on continuing educational activities. The research, characterized as a case study, of varied approach, adopted a quadripolar method, in which is recommended for scientific investigations in the area of Applied Social Sciences. Regarding the literature review, it was considered concepts as management and measuring of information and many aspects of continued education, moreover the authors that studied the importance of the relationship with alumni and the Higher Education Institutions. Aiming to make feasible a proposal for the development of a communication channel between the managers of the program in Management Engineering from UFRN and its alumni, for planning on continuing educational activities, the research used two techniques for collecting information: an online survey for the graduates, and the interview, for the managers of the Management Engineering. The online survey obtained 27,78% return, being the data processed by means of descriptive analysis, with the aid of Microsoft Excel worksheets. For the analysis of the interviews, we used the method of content analysis. As search results, in general, the potential of building a canal to mediate the relationship between graduates, considering that most graduates proved willing to maintain relationship with the course, electing through social networks the most convenient for the occurrence of this relationship. In addition, a significant part of the graduates demanded actions of continued education upon completion of the course, pointing to the area of engineering as the most sought. In the interviews, the managers highlighted the importance of keeping a relationship with the alumni, providing sources on decisions regarding actions on the program. Despite this, there are few actions of effective communication with the alumni, and the existing ones are operated poorly. That being said, it is understood that this study can contribute so that the institution can develop more effective ways of contact with its alumni, not only regarding the continued education, but also in other institutional actions. Esta pesquisa teve como objetivo identificar de que maneira acontece a interlocução entre o curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e os seus egressos, para o planejamento de atividades de educação continuada. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, de abordagem mista, adotou o método quadripolar, o qual é recomendado para investigações científicas na área das Ciências Sociais Aplicadas. No tocante a revisão bibliográfica, considerou-se conceitos como gestão e mediação da informação e as várias vertentes da educação continuada, além de autores que estudaram a importância do relacionamento com os egressos para as Instituições de Ensino Superior. Almejando viabilizar uma proposta para o desenvolvimento de um canal de comunicação entre os gestores do curso de Engenharia de Produção da UFRN e seus egressos, para o planejamento de ações de educação continuada, a pesquisa utilizou duas técnicas de coleta de informações: o questionário eletrônico, para os egressos, e a entrevista, para os coordenadores da graduação e da pós-graduação, além do chefe do departamento de Engenharia de Produção. O questionário eletrônico obteve 27,78% de retorno, sendo os dados tratados por meio de análise descritiva, com o auxílio do editor de planilhas Microsoft Excel. Para a análise das entrevistas, utilizou-se o método de análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, observou-se de um modo geral, a potencialidade da construção de um canal para mediar a relação egressos-curso, tendo em vista que a maioria dos egressos se mostrou disposta a manter relacionamento com o curso, elegendo por meio das redes sociais a forma mais conveniente para a ocorrência dessa relação. Além disso, uma parte expressiva dos egressos demandou ações de educação continuada após a conclusão do curso, apontando a área das engenharias como a mais buscada. Nas entrevistas, os gestores destacaram a importância de se manter um relacionamento com os egressos, voltado para subsidiar decisões no tocante as ações do curso. Apesar disso, poucas são as ações de comunicação efetiva com os egressos e as existentes são operacionalizadas de forma precária. Diante disso, entende-se que este estudo possa contribuir para que a instituição desenvolva formas de contato mais efetivas com os seus egressos, não apenas no que diz respeito à educação continuada, mas em outras ações institucionais. 2018-01-22T15:11:29Z 2018-01-22T15:11:29Z 2017-08-11 masterThesis COSTA, João Vicente Rêgo. Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada. 2017. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24621 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO |