A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
This dissertation presents a panoramic study concerning the orality in African novel, particularly, in the book called Niketche: uma história de poligamia (2004), from Mozambican writer Paulina Chiziane, considered one of the first novelist from her country to publish in this genre. We investigated...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-24409 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-244092017-12-05T04:37:26Z A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane Dantas, Igara Melo Lima, Tânia Maria de Araújo Santos, Derivaldo dos Sousa, Henrique Eduardo de Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de Paulina Chiziane Oralidade Literatura moçambicana CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This dissertation presents a panoramic study concerning the orality in African novel, particularly, in the book called Niketche: uma história de poligamia (2004), from Mozambican writer Paulina Chiziane, considered one of the first novelist from her country to publish in this genre. We investigated the form in which the narration embodies and articulates the three categories that features an important role to the sensitivity and the oral perception of the written text: the voice, the letter and the gesture. By the nature of the chosen corpus, such study permeated discussions about the role of the woman as a writer, weaving interpretations concerning the fictional, historic and cultural discourses about the women and associating the space of the artistic creation as a possible territory in which new forms of representation emerge concerning the feminine. The instruments that served as basis to our reflections are anchored in the postulates of the literary theory about the orality, such as the works of Paul Zumthor (2000) and Hampaté-Bâ (1980), as well as the cultural and post-colonial studies of Homi K. Bhabha (2003) and Gayatry Spivak (2010). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Esta dissertação apresenta um estudo panorâmico acerca da oralidade no romance africano, particularmente, na obra Niketche: uma história de poligamia (2004), da moçambicana Paulina Chiziane, considerada a primeira escritora de seu país a publicar neste gênero. Investigamos a forma sob a qual o corpo da narração articula as três categorias que desempenham um importante papel para a sensibilidade e a percepção do oral no texto escrito: a voz, a letra e o gesto. Pela natureza do corpus escolhido, tal estudo adentrou discussões acerca do papel da mulher enquanto escritora, tecendo interpretações concernentes aos discursos ficcional, histórico e cultural sobre a mulher e associando o espaço da criação artística a um terreno possível de emergir novas formas de representação para o feminino. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões encontram-se ancorados nas postulações da teoria literária em torno da oralidade, como os escritos de Paul Zhumthor (2000) e Hampaté-Bâ (1980), além das teorias de cunho cultural e pós-colonial de Homi k. Bhabha (2003) e Gayatry Spivak (2010). 2017-12-05T00:21:36Z 2017-12-05T00:21:36Z 2017-07-28 masterThesis DANTAS, Igara Melo. A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Paulina Chiziane Oralidade Literatura moçambicana CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
spellingShingle |
Paulina Chiziane Oralidade Literatura moçambicana CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Dantas, Igara Melo A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane |
description |
This dissertation presents a panoramic study concerning the orality in African novel, particularly, in the book called Niketche: uma história de poligamia (2004), from Mozambican writer Paulina Chiziane, considered one of the first novelist from her country to publish in this genre. We investigated the form in which the narration embodies and articulates the three categories that features an important role to the sensitivity and the oral perception of the written text: the voice, the letter and the gesture. By the nature of the chosen corpus, such study permeated discussions about the role of the woman as a writer, weaving interpretations concerning the fictional, historic and cultural discourses about the women and associating the space of the artistic creation as a possible territory in which new forms of representation emerge concerning the feminine. The instruments that served as basis to our reflections are anchored in the postulates of the literary theory about the orality, such as the works of Paul Zumthor (2000) and Hampaté-Bâ (1980), as well as the cultural and post-colonial studies of Homi K. Bhabha (2003) and Gayatry Spivak (2010). |
author2 |
Lima, Tânia Maria de Araújo |
author_facet |
Lima, Tânia Maria de Araújo Dantas, Igara Melo |
format |
masterThesis |
author |
Dantas, Igara Melo |
author_sort |
Dantas, Igara Melo |
title |
A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane |
title_short |
A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane |
title_full |
A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane |
title_fullStr |
A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane |
title_full_unstemmed |
A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane |
title_sort |
dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em niketche, de paulina chiziane |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409 |
work_keys_str_mv |
AT dantasigaramelo adancadasconfissoesintroducaoaoralidadeperformanceeinscrituraemniketchedepaulinachiziane AT dantasigaramelo dancadasconfissoesintroducaoaoralidadeperformanceeinscrituraemniketchedepaulinachiziane |
_version_ |
1773960918836707328 |