A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane

This dissertation presents a panoramic study concerning the orality in African novel, particularly, in the book called Niketche: uma história de poligamia (2004), from Mozambican writer Paulina Chiziane, considered one of the first novelist from her country to publish in this genre. We investigated...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dantas, Igara Melo
Outros Autores: Lima, Tânia Maria de Araújo
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-24409
record_format dspace
spelling ri-123456789-244092017-12-05T04:37:26Z A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane Dantas, Igara Melo Lima, Tânia Maria de Araújo Santos, Derivaldo dos Sousa, Henrique Eduardo de Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de Paulina Chiziane Oralidade Literatura moçambicana CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This dissertation presents a panoramic study concerning the orality in African novel, particularly, in the book called Niketche: uma história de poligamia (2004), from Mozambican writer Paulina Chiziane, considered one of the first novelist from her country to publish in this genre. We investigated the form in which the narration embodies and articulates the three categories that features an important role to the sensitivity and the oral perception of the written text: the voice, the letter and the gesture. By the nature of the chosen corpus, such study permeated discussions about the role of the woman as a writer, weaving interpretations concerning the fictional, historic and cultural discourses about the women and associating the space of the artistic creation as a possible territory in which new forms of representation emerge concerning the feminine. The instruments that served as basis to our reflections are anchored in the postulates of the literary theory about the orality, such as the works of Paul Zumthor (2000) and Hampaté-Bâ (1980), as well as the cultural and post-colonial studies of Homi K. Bhabha (2003) and Gayatry Spivak (2010). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Esta dissertação apresenta um estudo panorâmico acerca da oralidade no romance africano, particularmente, na obra Niketche: uma história de poligamia (2004), da moçambicana Paulina Chiziane, considerada a primeira escritora de seu país a publicar neste gênero. Investigamos a forma sob a qual o corpo da narração articula as três categorias que desempenham um importante papel para a sensibilidade e a percepção do oral no texto escrito: a voz, a letra e o gesto. Pela natureza do corpus escolhido, tal estudo adentrou discussões acerca do papel da mulher enquanto escritora, tecendo interpretações concernentes aos discursos ficcional, histórico e cultural sobre a mulher e associando o espaço da criação artística a um terreno possível de emergir novas formas de representação para o feminino. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões encontram-se ancorados nas postulações da teoria literária em torno da oralidade, como os escritos de Paul Zhumthor (2000) e Hampaté-Bâ (1980), além das teorias de cunho cultural e pós-colonial de Homi k. Bhabha (2003) e Gayatry Spivak (2010). 2017-12-05T00:21:36Z 2017-12-05T00:21:36Z 2017-07-28 masterThesis DANTAS, Igara Melo. A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Paulina Chiziane
Oralidade
Literatura moçambicana
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Paulina Chiziane
Oralidade
Literatura moçambicana
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Dantas, Igara Melo
A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
description This dissertation presents a panoramic study concerning the orality in African novel, particularly, in the book called Niketche: uma história de poligamia (2004), from Mozambican writer Paulina Chiziane, considered one of the first novelist from her country to publish in this genre. We investigated the form in which the narration embodies and articulates the three categories that features an important role to the sensitivity and the oral perception of the written text: the voice, the letter and the gesture. By the nature of the chosen corpus, such study permeated discussions about the role of the woman as a writer, weaving interpretations concerning the fictional, historic and cultural discourses about the women and associating the space of the artistic creation as a possible territory in which new forms of representation emerge concerning the feminine. The instruments that served as basis to our reflections are anchored in the postulates of the literary theory about the orality, such as the works of Paul Zumthor (2000) and Hampaté-Bâ (1980), as well as the cultural and post-colonial studies of Homi K. Bhabha (2003) and Gayatry Spivak (2010).
author2 Lima, Tânia Maria de Araújo
author_facet Lima, Tânia Maria de Araújo
Dantas, Igara Melo
format masterThesis
author Dantas, Igara Melo
author_sort Dantas, Igara Melo
title A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title_short A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title_full A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title_fullStr A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title_full_unstemmed A dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em Niketche, de Paulina Chiziane
title_sort dança das confissões: introdução à oralidade, performance e inscritura em niketche, de paulina chiziane
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24409
work_keys_str_mv AT dantasigaramelo adancadasconfissoesintroducaoaoralidadeperformanceeinscrituraemniketchedepaulinachiziane
AT dantasigaramelo dancadasconfissoesintroducaoaoralidadeperformanceeinscrituraemniketchedepaulinachiziane
_version_ 1773960918836707328