Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas

The present paper aims to develop, with audio description (AD), strategies of theatrical mediation to the spectacle “De Janelas e Luas” (Of Windows and Moons), considering the fruition, in a scholar context, of students with and without visual impairment. The methodology has as its base the principl...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Anna Karolina Alves do
Outros Autores: Alves, Jefferson Fernandes
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24260
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-24260
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Audiodescrição
Deficiência visual
Acessibilidade
Mediação teatral
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Audiodescrição
Deficiência visual
Acessibilidade
Mediação teatral
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Nascimento, Anna Karolina Alves do
Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas
description The present paper aims to develop, with audio description (AD), strategies of theatrical mediation to the spectacle “De Janelas e Luas” (Of Windows and Moons), considering the fruition, in a scholar context, of students with and without visual impairment. The methodology has as its base the principles of qualitative approach in education, with the intervention research as reference, anchored, mainly, on the bakhtinians premises of dialogism and alterity, with intervention in two fields of investigative execution. In the first context, denominated as exploratory rehearsal, the accessibility of the spectacle De Janelas e Luas was carried out, that comprises in AD and tactile exploration of the elements in the scene, in the auditory of the Application College of the Federal University of Rio Grande do Norte (NEI/CAP/UFRN). The second context of execution consists in a second year highschool classroom, with both visually impaired and not impaired learners, in a state school from the city of Natal/RN. In that environment, the process concerns the theatrical mediation through a workshop, with encounters before and after the presentation of the spectacle with AD, with disassembly exercises (DESGRANGES, 2011), and tactile exploration. If the theater constitutes itself as the art of the encounter, through workshops and tactile exploration, it contributes expressively, to the reading of the spectacle De Janelas e Luas by young people with or without visual impairment, in a scholar context.
author2 Alves, Jefferson Fernandes
author_facet Alves, Jefferson Fernandes
Nascimento, Anna Karolina Alves do
format masterThesis
author Nascimento, Anna Karolina Alves do
author_sort Nascimento, Anna Karolina Alves do
title Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas
title_short Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas
title_full Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas
title_fullStr Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas
title_full_unstemmed Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas
title_sort audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de janelas e luas
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24260
work_keys_str_mv AT nascimentoannakarolinaalvesdo audiodescricaoemediacaoteatraloprocessodeacessibilidadedoespetaculodejanelaseluas
_version_ 1773963506292359168
spelling ri-123456789-242602022-04-25T18:54:57Z Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas Nascimento, Anna Karolina Alves do Alves, Jefferson Fernandes http://lattes.cnpq.br/1856142220726235 http://lattes.cnpq.br/1834832958808690 Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de Sales, José Albio Moreira de https://orcid.org/0000-0002-2521-6364 http://lattes.cnpq.br/5175762444724772 Magalhaes, Rita De Cassia Barbosa Paiva http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 Haderchpek, Robson Carlos http://lattes.cnpq.br/4286695631161068 Audiodescrição Deficiência visual Acessibilidade Mediação teatral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present paper aims to develop, with audio description (AD), strategies of theatrical mediation to the spectacle “De Janelas e Luas” (Of Windows and Moons), considering the fruition, in a scholar context, of students with and without visual impairment. The methodology has as its base the principles of qualitative approach in education, with the intervention research as reference, anchored, mainly, on the bakhtinians premises of dialogism and alterity, with intervention in two fields of investigative execution. In the first context, denominated as exploratory rehearsal, the accessibility of the spectacle De Janelas e Luas was carried out, that comprises in AD and tactile exploration of the elements in the scene, in the auditory of the Application College of the Federal University of Rio Grande do Norte (NEI/CAP/UFRN). The second context of execution consists in a second year highschool classroom, with both visually impaired and not impaired learners, in a state school from the city of Natal/RN. In that environment, the process concerns the theatrical mediation through a workshop, with encounters before and after the presentation of the spectacle with AD, with disassembly exercises (DESGRANGES, 2011), and tactile exploration. If the theater constitutes itself as the art of the encounter, through workshops and tactile exploration, it contributes expressively, to the reading of the spectacle De Janelas e Luas by young people with or without visual impairment, in a scholar context. O presente trabalho objetiva desenvolver, a partir da audiodescrição (AD), estratégias de mediação teatral para o espetáculo De Janelas e Luas, considerando a fruição, em contexto escolar, de alunos com e sem deficiência visual. A metodologia tem por base os princípios da abordagem qualitativa em educação, tendo como referência a pesquisa intervenção, ancorada, principalmente, nas premissas bakhtinianas de dialogia e alteridade, assumindo dois contextos de investigação. No primeiro contexto, denominado de ensaio exploratório, foi realizado a acessibilidade do espetáculo De Janelas e Luas, que compreende AD e exploração tátil dos elementos de cena, no auditório do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). O segundo contexto, consiste em uma sala de aula do segundo ano do Ensino Médio, com educandos com e sem deficiência visual, em uma escola da rede estadual da cidade de Natal/RN. Nesse ambiente, o processo diz respeito à mediação teatral por meio de uma oficina, com encontros antes e depois da apresentação do espetáculo com AD, com exercícios de desmontagem (DESGRANGES, 2011), e exploração tátil. Se o teatro se constitui como a arte do encontro, a AD, como tradução intersemiótica, consiste em uma força mediadora que amplia a comunhão cênica, no aqui e no agora da manifestação teatral. Os resultados da análise apontam que, nesse caso, a expansão do encontro, por meio das oficinas e da exploração tátil, contribui expressivamente, para a leitura do espetáculo De Janelas e Luas por parte de jovens com e sem deficiência visual, em um contexto escolar. 2017-11-13T22:20:57Z 2017-11-13T22:20:57Z 2017-07-31 masterThesis NASCIMENTO, Anna Karolina Alves do. Audiodescrição e mediação teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo de Janelas e Luas. 2017. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24260 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO