O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva
Considering the discourse as a reverberation of speeches preceded (FOUCAULT, 2014) and pondering about its effects, this paper proposes to analyze the meaning given to the concept of homosexuality, according to the discourse of Medicine graduation course's internal students of Federal Universit...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24255 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-24255 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Gêneros Sexualidades Homossexualidade Discurso médico-científico Formação em Medicina CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
spellingShingle |
Gêneros Sexualidades Homossexualidade Discurso médico-científico Formação em Medicina CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Dantas, Marlla Suéllen de Melo O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva |
description |
Considering the discourse as a reverberation of speeches preceded (FOUCAULT, 2014) and pondering about its effects, this paper proposes to analyze the meaning given to the concept of homosexuality, according to the discourse of Medicine graduation course's internal students of Federal University of Rio Grande do Norte. In order to do so, the internal students were asked about the understanding which concerning to the concept of homosexuality and they were questioned about the acquired influences to compose this discourse, considering the theoretical contributions of the graduation in Medicine. Methodologically, this is a qualitative research, whose empirical data were analyzed sociologically through the theoretical reference about social constructionism and sexuality and gender's studies. The results of the research analysis point out that the medicine internal students' discourses understand homosexuality from biological and/or social causes that determine it - with emphasis on biological determinism. In addition, the influences for the composition of this discourse started, massively, from common sense and the graduation course did not contribute, directly, to the formation of these statements, since there are no discussions concerning this theme, except for the hidden curriculum. Thereby, this work throws reflections on the deficiencies present in the speech of the future doctors about the homosexuality, besides generating reflections about the curricular structure of the UFRN's Medicine course. |
author2 |
Costa, Homero de Oliveira |
author_facet |
Costa, Homero de Oliveira Dantas, Marlla Suéllen de Melo |
format |
masterThesis |
author |
Dantas, Marlla Suéllen de Melo |
author_sort |
Dantas, Marlla Suéllen de Melo |
title |
O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva |
title_short |
O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva |
title_full |
O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva |
title_fullStr |
O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva |
title_full_unstemmed |
O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva |
title_sort |
o discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da ufrn e as influências para esta composição discursiva |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24255 |
work_keys_str_mv |
AT dantasmarllasuellendemelo odiscursosobreahomossexualidadeoconceitodosestudantesinternosdemedicinadaufrneasinfluenciasparaestacomposicaodiscursiva |
_version_ |
1773963014947471360 |
spelling |
ri-123456789-242552022-04-20T20:10:55Z O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva Dantas, Marlla Suéllen de Melo Costa, Homero de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8871454632145848 http://lattes.cnpq.br/8871454632145848 Martins, Felipe Bruno https://orcid.org/0000-0001-8755-4126 http://lattes.cnpq.br/0569516971502330 Gêneros Sexualidades Homossexualidade Discurso médico-científico Formação em Medicina CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Considering the discourse as a reverberation of speeches preceded (FOUCAULT, 2014) and pondering about its effects, this paper proposes to analyze the meaning given to the concept of homosexuality, according to the discourse of Medicine graduation course's internal students of Federal University of Rio Grande do Norte. In order to do so, the internal students were asked about the understanding which concerning to the concept of homosexuality and they were questioned about the acquired influences to compose this discourse, considering the theoretical contributions of the graduation in Medicine. Methodologically, this is a qualitative research, whose empirical data were analyzed sociologically through the theoretical reference about social constructionism and sexuality and gender's studies. The results of the research analysis point out that the medicine internal students' discourses understand homosexuality from biological and/or social causes that determine it - with emphasis on biological determinism. In addition, the influences for the composition of this discourse started, massively, from common sense and the graduation course did not contribute, directly, to the formation of these statements, since there are no discussions concerning this theme, except for the hidden curriculum. Thereby, this work throws reflections on the deficiencies present in the speech of the future doctors about the homosexuality, besides generating reflections about the curricular structure of the UFRN's Medicine course. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Considerando o discurso como reverberação de discursos precedidos (FOUCAULT, 2014) e ponderando acerca dos seus efeitos, este trabalho propõe-se analisar o sentido dado para o conceito de homossexualidade, de acordo com o discurso dos estudantes internos do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, os discentes internos foram interrogados acerca da compreensão sobre o conceito de homossexualidade e indagados sobre as influências adquiridas para compor esse discurso, atentando para as contribuições teóricas da graduação em Medicina. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados empíricos colhidos foram analisados sociologicamente por meio do referencial teórico sobre o construcionismo social e os estudos de sexualidade e gênero. Os resultados da análise da pesquisa apontam que os discentes internos de Medicina compreendem a homossexualidade a partir de causas biológicas e/ou sociais que a determina - com ênfase para o determinismo biológico. Ademais, as influências para a composição desse discurso partiram, de modo massivo, do senso comum e o curso de graduação não contribuiu, diretamente, para a formação desses enunciados, uma vez que não há discussões concernentes a esse tema, exceto pelo currículo oculto. Com isso, este trabalho lança reflexões sobre as deficiências presentes no discurso dos futuros médicos sobre a homossexualidade, além de gerar reflexões acerca da estrutura curricular do curso de Medicina da UFRN. 2017-11-13T21:15:35Z 2017-11-13T21:15:35Z 2017-08-21 masterThesis DANTAS, Marlla Suéllen de Melo. O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva. 2017. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24255 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |