O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) e as demandas do capital para a classe trabalhadora

The main objective of this study is to analyze the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) in the FIC modality, and the training that this program offers to the Brazilian working class. For this, it was necessary to understand the changes that have occurred in rel...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa Neto, Agenor Florêncio
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9606382427333215
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24252
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-24252
record_format dspace
spelling ri-123456789-242522022-04-20T19:39:12Z O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) e as demandas do capital para a classe trabalhadora Costa Neto, Agenor Florêncio http://lattes.cnpq.br/9606382427333215 Sanson, Cesar http://lattes.cnpq.br/7862390363963335 Castro, Márcia da Silva Pereira http://lattes.cnpq.br/2617526602700745 PRONATEC Avaliação de políticas públicas Estado capitalista Trabalho CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS The main objective of this study is to analyze the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) in the FIC modality, and the training that this program offers to the Brazilian working class. For this, it was necessary to understand the changes that have occurred in relation to the role of the State and the processes of implementation of public policies aimed at the qualification of the workforce using process evaluation. In this way, let us try to answer the following question: What is the role of PRONATEC-FIC in the process of education and qualification of the workforce in Brazil? Such questioning was formulated when taking into account whether the qualification of young people and adults is, in fact, one of the main objectives of the program. However, this does not present itself as a de facto guarantee for the working class, since only the qualification does not guarantee employability and improvement in the workers' living conditions. In addition to this aspect, the training offered itself is presented in a lightened way and linked to precarious work. For this, we use the contributions of Poulantzas, Clauss Offe and O'Connor on the role of the State in capitalist society, the contributions of Karl Marx and various analyzes influenced in its proposal of society on the labor category, besides the characterization and identification of PRONATEC In the legal bases of the Brazilian State. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) na modalidade FIC, e a formação que este programa oferece para classe trabalhadora brasileira. Para isso, foi necessário a compreensão das mudanças ocorridas em relação ao papel do Estado e dos processos de implementação de políticas públicas voltadas para a qualificação da força de trabalho utilizando a avaliação de processo. Desta forma, tentemos responder a seguinte questão: Qual o papel do PRONATEC- FIC no processo de educação e qualificação da força de trabalho no Brasil? Tal questionamento foi formulado ao levar em consideração se a qualificação de jovens e adultos é, de fato, um dos principais objetivos do programa. Porém, isso não se apresenta como uma garantia de fato para a classe trabalhadora tendo em vista que apenas a qualificação não garante empregabilidade e melhoria na condição de vida dos trabalhadores. Além desse aspecto, a própria formação oferecida se apresenta de maneira aligeirada e ligada a trabalhos precarizado. Para isso, utilizamos as contribuições de Poulantzas, Clauss Offe e O’Connor sobre o papel do Estado na sociedade capitalista, as contribuições de Karl Marx e diversas análises influenciadas na sua proposta de sociedade sobre a categoria trabalho, além da caracterização e identificação do PRONATEC nas bases legais do Estado brasileiro. 2017-11-13T19:22:33Z 2017-11-13T19:22:33Z 2016-07-27 masterThesis COSTA NETO, Agenor Florêncio. O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) e as demandas do capital para a classe trabalhadora. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24252 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic PRONATEC
Avaliação de políticas públicas
Estado capitalista
Trabalho
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
spellingShingle PRONATEC
Avaliação de políticas públicas
Estado capitalista
Trabalho
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Costa Neto, Agenor Florêncio
O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) e as demandas do capital para a classe trabalhadora
description The main objective of this study is to analyze the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) in the FIC modality, and the training that this program offers to the Brazilian working class. For this, it was necessary to understand the changes that have occurred in relation to the role of the State and the processes of implementation of public policies aimed at the qualification of the workforce using process evaluation. In this way, let us try to answer the following question: What is the role of PRONATEC-FIC in the process of education and qualification of the workforce in Brazil? Such questioning was formulated when taking into account whether the qualification of young people and adults is, in fact, one of the main objectives of the program. However, this does not present itself as a de facto guarantee for the working class, since only the qualification does not guarantee employability and improvement in the workers' living conditions. In addition to this aspect, the training offered itself is presented in a lightened way and linked to precarious work. For this, we use the contributions of Poulantzas, Clauss Offe and O'Connor on the role of the State in capitalist society, the contributions of Karl Marx and various analyzes influenced in its proposal of society on the labor category, besides the characterization and identification of PRONATEC In the legal bases of the Brazilian State.
author2 http://lattes.cnpq.br/9606382427333215
author_facet http://lattes.cnpq.br/9606382427333215
Costa Neto, Agenor Florêncio
format masterThesis
author Costa Neto, Agenor Florêncio
author_sort Costa Neto, Agenor Florêncio
title O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) e as demandas do capital para a classe trabalhadora
title_short O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) e as demandas do capital para a classe trabalhadora
title_full O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) e as demandas do capital para a classe trabalhadora
title_fullStr O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) e as demandas do capital para a classe trabalhadora
title_full_unstemmed O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) e as demandas do capital para a classe trabalhadora
title_sort o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (pronatec) e as demandas do capital para a classe trabalhadora
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24252
work_keys_str_mv AT costanetoagenorflorencio oprogramanacionaldeacessoaoensinotecnicoeempregopronateceasdemandasdocapitalparaaclassetrabalhadora
_version_ 1773962702035615744