Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN

Esta obra, resultado de um trabalho contemporâneo, faz circular relatos de práticas e de experiências formativas no PIBID/UFRN nos mais diferentes campos do saber. As dimensões das reflexões adensam-se no desafio de comportar o saber teórico com o saber prático. Os trabalhos desenvolvidos suscitam u...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Sá Júnior, Lucrécio de Araújo, Ribeiro, Cynara Teixeira, Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
Formato: book
Idioma:por
Publicado em: Editora da UFRN
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24162
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-24162
record_format dspace
spelling ri-123456789-241622019-05-26T05:20:29Z Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN Sá Júnior, Lucrécio de Araújo Ribeiro, Cynara Teixeira Gonçalves, Marta Aparecida Garcia Educação Formação de professores Universidade Esta obra, resultado de um trabalho contemporâneo, faz circular relatos de práticas e de experiências formativas no PIBID/UFRN nos mais diferentes campos do saber. As dimensões das reflexões adensam-se no desafio de comportar o saber teórico com o saber prático. Os trabalhos desenvolvidos suscitam uma renovação da epistemologia das práticas formativas iniciais no âmbito da docência e trazem uma série de contribuições, desde o debate histórico-crítico que se centra em: 1) relatar a prática de ações coordenadas, por um conjunto de professores formadores que constituem verdadeiras matrizes de intelecção desse tempo determinado; 2) os escritos se situam numa região mediana entre teoria e experiência, e determinam estes dois campos de atuação, Universidade e Escola; 3) expressão de que as matrizes formativas no âmbito das licenciaturas se desenvolvem atualmente com êxito de grandes transformações, que, ao longo desses anos, têm moldado e modificado a configuração do saber docente. Isso faz com que o professor, nesses espaços formativos, assuma diferentes camadas de discursos e práticas que se superpõem (uma vez que são produtos da influência de diferentes matrizes enunciativas), o que torna possível que estas obras sejam estratos, posteriores, de uma arqueologia do saber. Os livros se compõem deste modo de variações e experiências formativas distintas que revelam percepções vividas e associadas a teorias, com estatuto de cientificidade. Sem utilizar os critérios de causalidade histórica tradicional, estas obras, apresentam, de forma não exaustiva, uma descrição de diferentes configurações de saber, que se apresentam em contextos variados. 2017-11-01T12:18:20Z 2017-11-01T12:18:20Z 2017-11-01 book SÁ JÚNIOR, Lucrécio de Araújo; RIBEIRO, Cynara Teixeira; GONÇALVES, Marta Aparecida Garcia. Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN. Natal: EDUFRN, 2017. 254 p. 978-85-93839-32-0 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24162 por Acesso Aberto application/pdf Editora da UFRN
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação
Formação de professores
Universidade
spellingShingle Educação
Formação de professores
Universidade
Sá Júnior, Lucrécio de Araújo
Ribeiro, Cynara Teixeira
Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN
description Esta obra, resultado de um trabalho contemporâneo, faz circular relatos de práticas e de experiências formativas no PIBID/UFRN nos mais diferentes campos do saber. As dimensões das reflexões adensam-se no desafio de comportar o saber teórico com o saber prático. Os trabalhos desenvolvidos suscitam uma renovação da epistemologia das práticas formativas iniciais no âmbito da docência e trazem uma série de contribuições, desde o debate histórico-crítico que se centra em: 1) relatar a prática de ações coordenadas, por um conjunto de professores formadores que constituem verdadeiras matrizes de intelecção desse tempo determinado; 2) os escritos se situam numa região mediana entre teoria e experiência, e determinam estes dois campos de atuação, Universidade e Escola; 3) expressão de que as matrizes formativas no âmbito das licenciaturas se desenvolvem atualmente com êxito de grandes transformações, que, ao longo desses anos, têm moldado e modificado a configuração do saber docente. Isso faz com que o professor, nesses espaços formativos, assuma diferentes camadas de discursos e práticas que se superpõem (uma vez que são produtos da influência de diferentes matrizes enunciativas), o que torna possível que estas obras sejam estratos, posteriores, de uma arqueologia do saber. Os livros se compõem deste modo de variações e experiências formativas distintas que revelam percepções vividas e associadas a teorias, com estatuto de cientificidade. Sem utilizar os critérios de causalidade histórica tradicional, estas obras, apresentam, de forma não exaustiva, uma descrição de diferentes configurações de saber, que se apresentam em contextos variados.
format book
author Sá Júnior, Lucrécio de Araújo
Ribeiro, Cynara Teixeira
Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
author_facet Sá Júnior, Lucrécio de Araújo
Ribeiro, Cynara Teixeira
Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
author_sort Sá Júnior, Lucrécio de Araújo
title Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN
title_short Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN
title_full Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN
title_fullStr Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN
title_full_unstemmed Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN
title_sort compartilhando saberes na construção da docência no pibid/ufrn
publisher Editora da UFRN
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24162
work_keys_str_mv AT sajuniorlucreciodearaujo compartilhandosaberesnaconstrucaodadocencianopibidufrn
AT ribeirocynarateixeira compartilhandosaberesnaconstrucaodadocencianopibidufrn
AT goncalvesmartaaparecidagarcia compartilhandosaberesnaconstrucaodadocencianopibidufrn
_version_ 1773959721178365952