Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN
Esta obra, resultado de um trabalho contemporâneo, faz circular relatos de práticas e de experiências formativas no PIBID/UFRN nos mais diferentes campos do saber. As dimensões das reflexões adensam-se no desafio de comportar o saber teórico com o saber prático. Os trabalhos desenvolvidos suscitam u...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | book |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Editora da UFRN
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24162 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-24162 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-241622019-05-26T05:20:29Z Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN Sá Júnior, Lucrécio de Araújo Ribeiro, Cynara Teixeira Gonçalves, Marta Aparecida Garcia Educação Formação de professores Universidade Esta obra, resultado de um trabalho contemporâneo, faz circular relatos de práticas e de experiências formativas no PIBID/UFRN nos mais diferentes campos do saber. As dimensões das reflexões adensam-se no desafio de comportar o saber teórico com o saber prático. Os trabalhos desenvolvidos suscitam uma renovação da epistemologia das práticas formativas iniciais no âmbito da docência e trazem uma série de contribuições, desde o debate histórico-crítico que se centra em: 1) relatar a prática de ações coordenadas, por um conjunto de professores formadores que constituem verdadeiras matrizes de intelecção desse tempo determinado; 2) os escritos se situam numa região mediana entre teoria e experiência, e determinam estes dois campos de atuação, Universidade e Escola; 3) expressão de que as matrizes formativas no âmbito das licenciaturas se desenvolvem atualmente com êxito de grandes transformações, que, ao longo desses anos, têm moldado e modificado a configuração do saber docente. Isso faz com que o professor, nesses espaços formativos, assuma diferentes camadas de discursos e práticas que se superpõem (uma vez que são produtos da influência de diferentes matrizes enunciativas), o que torna possível que estas obras sejam estratos, posteriores, de uma arqueologia do saber. Os livros se compõem deste modo de variações e experiências formativas distintas que revelam percepções vividas e associadas a teorias, com estatuto de cientificidade. Sem utilizar os critérios de causalidade histórica tradicional, estas obras, apresentam, de forma não exaustiva, uma descrição de diferentes configurações de saber, que se apresentam em contextos variados. 2017-11-01T12:18:20Z 2017-11-01T12:18:20Z 2017-11-01 book SÁ JÚNIOR, Lucrécio de Araújo; RIBEIRO, Cynara Teixeira; GONÇALVES, Marta Aparecida Garcia. Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN. Natal: EDUFRN, 2017. 254 p. 978-85-93839-32-0 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24162 por Acesso Aberto application/pdf Editora da UFRN |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Educação Formação de professores Universidade |
spellingShingle |
Educação Formação de professores Universidade Sá Júnior, Lucrécio de Araújo Ribeiro, Cynara Teixeira Gonçalves, Marta Aparecida Garcia Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN |
description |
Esta obra, resultado de um trabalho contemporâneo, faz circular relatos de práticas e de experiências formativas no PIBID/UFRN nos mais diferentes campos do saber. As dimensões das reflexões adensam-se no desafio de comportar o saber teórico com o saber prático. Os trabalhos desenvolvidos suscitam uma renovação da epistemologia das práticas formativas iniciais no âmbito da docência e trazem uma série de contribuições, desde o debate histórico-crítico que se centra em: 1) relatar a prática de ações coordenadas, por um conjunto de professores formadores que constituem verdadeiras matrizes de intelecção desse tempo determinado; 2) os escritos se situam numa região mediana entre teoria e experiência, e determinam estes dois campos de atuação, Universidade e Escola; 3) expressão de que as matrizes formativas no âmbito das licenciaturas se desenvolvem atualmente com êxito de grandes transformações, que, ao longo desses anos, têm moldado e modificado a configuração do saber docente. Isso faz com que o professor, nesses espaços formativos, assuma diferentes camadas de discursos e práticas que se superpõem (uma vez que são produtos da influência de diferentes matrizes enunciativas), o que torna possível que estas obras sejam estratos, posteriores, de uma arqueologia do saber. Os livros se compõem deste modo de variações e experiências formativas distintas que revelam percepções vividas e associadas a teorias, com estatuto de cientificidade. Sem utilizar os critérios de causalidade histórica tradicional, estas obras, apresentam, de forma não exaustiva, uma descrição de diferentes configurações de saber, que se apresentam em contextos variados. |
format |
book |
author |
Sá Júnior, Lucrécio de Araújo Ribeiro, Cynara Teixeira Gonçalves, Marta Aparecida Garcia |
author_facet |
Sá Júnior, Lucrécio de Araújo Ribeiro, Cynara Teixeira Gonçalves, Marta Aparecida Garcia |
author_sort |
Sá Júnior, Lucrécio de Araújo |
title |
Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN |
title_short |
Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN |
title_full |
Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN |
title_fullStr |
Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN |
title_full_unstemmed |
Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN |
title_sort |
compartilhando saberes na construção da docência no pibid/ufrn |
publisher |
Editora da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24162 |
work_keys_str_mv |
AT sajuniorlucreciodearaujo compartilhandosaberesnaconstrucaodadocencianopibidufrn AT ribeirocynarateixeira compartilhandosaberesnaconstrucaodadocencianopibidufrn AT goncalvesmartaaparecidagarcia compartilhandosaberesnaconstrucaodadocencianopibidufrn |
_version_ |
1773959721178365952 |