Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
The objective of this work is the creation of a mobile application interfaces project that will contribute to the improvement of the activities of Superintendência de Informática (SINFO) at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assisting in its work processes, in the engagement a...
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Publicado em: |
Brasil
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732 |
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ri-123456789-237322019-05-26T05:40:27Z Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN Santos, Jackson Douglas Vital dos http://lattes.cnpq.br/8961425673894349 http://lattes.cnpq.br/4553226203655389 Bastos, Helena Rugai http://lattes.cnpq.br/0138635150609180 Barreto, Lais Karla da Silva http://lattes.cnpq.br/2003796585005455 Bessa, Olavo Fontes Magalhães http://lattes.cnpq.br/0502404503486676 Design de interface móvel Design centrado no usuário Design participativo Motivação em ambientes organizacionais Gamificação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN The objective of this work is the creation of a mobile application interfaces project that will contribute to the improvement of the activities of Superintendência de Informática (SINFO) at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assisting in its work processes, in the engagement and employee motivation. For that, the concept of gamification and the User- Centered Design and the Participatory Design approaches were used. Through interviews and the use of questionnaires, was investigated and identified the work processes of SINFO, the needs and problems of the employees. From this survey, brainstorming sessions were carried out with the purpose of obtaining from these professionals ideas, alternatives and solutions regarding the use of gamification elements in improving the organizational aspects of their activities. The result of these solutions served as a guideline in the creation of prototypes of application interfaces. The prototypes will be evaluated later, from a cooperative evaluation between those involved in the previous stages. Este trabalho tem como finalidade a criação de um projeto de interfaces para aplicativo móvel que contribua para a melhoria das atividades da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), auxiliando nos seus processos de trabalho e no engajamento e motivação dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o conceito de gamificação e as abordagens do Design Centrado no Usuário e do Design Participativo. Por meio de entrevistas e do uso de questionários, foram investigados e identificados os processos de trabalho da SINFO e as necessidades e problemas dos funcionários. A partir desse levantamento foram realizadas sessões de brainstorming com o objetivo obter, destes profissionais, ideias, alternativas e soluções quanto ao uso de elementos da gamificação na melhoria dos aspectos organizacionais diante as suas atividades. O resultado dessas soluções serviu como orientador na criação dos protótipos de interfaces do aplicativo, avaliados, posteriormente, a partir de uma avaliação cooperativa entre os envolvidos nas etapas anteriores. 2017-08-09T12:18:18Z 2017-08-09T12:18:18Z 2017-04-21 masterThesis SANTOS, Jackson Douglas Vital dos. Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
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The objective of this work is the creation of a mobile application interfaces project that will
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Centered Design and the Participatory Design approaches were used. Through interviews and
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needs and problems of the employees. From this survey, brainstorming sessions were carried
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