Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões

Este livro divulga os estudos e pesquisas apresentados por alguns dos pesquisadores que participaram, na condição de palestrantes ou conferencistas, do V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID ocorridos no ano de 2014, em Natal/RN, eventos integrados ao XI Seminário de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Amorim Noronha (org.), Claudianny, Araújo de Sá Júnior (org.), Lucrécio
Formato: book
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23539
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-23539
record_format dspace
spelling ri-123456789-235392019-01-30T07:07:26Z Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões Amorim Noronha (org.), Claudianny Araújo de Sá Júnior (org.), Lucrécio Licenciatura Formação Docência Este livro divulga os estudos e pesquisas apresentados por alguns dos pesquisadores que participaram, na condição de palestrantes ou conferencistas, do V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID ocorridos no ano de 2014, em Natal/RN, eventos integrados ao XI Seminário de Iniciação à Docência (SID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ancorados no tema Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, esses eventos promoveram uma riqueza de debates em nível teórico, crítico e cultural que precisavam ser registrados com o intuito de possibilitar continuidade às discussões e às reflexões voltadas à formação, à prática e à profissionalização do docente que atua em diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento. Nessa perspectiva, foram organizadas duas publicações. A primeira, intitulada Por uma formação para a docência, reúne textos que tratam de questões que envolvem a formação inicial e continuada de professores, discutindo fundamentos e diretrizes, bem como as políticas que orientam essa formação. A segunda, intitulada Escola, ensino e linguagens, traz no conteúdo de seus textos um olhar mais direcionado às práticas docentes, em especial, daqueles que atuam nas instituições escolares de educação básica. A realização dessas obras não seria possível sem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de programas como: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e o Observatório da Educação (OBEDUC), que contribuem para o aumento e o enriquecimento de produções voltadas para as áreas da Educação e Ensino, como também para a socialização desses saberes. Destaca-se também, como instituição apoiadora, a Universidade Federal do Rio Grande, que possibilitou o desenvolvimento dos projetos institucionais que culminaram nos eventos mencionados. Além de viabilizar a edição das duas publicações, por meio da Secretaria de Educação à Distância (SEDIS) e de suas ações com vistas à elevação da qualidade da educação superior no país e modernização do ensino. Nesse sentido, desejamos que os leitores aproveitem ao máximo toda a riqueza de conhecimentos que se concretizam nestes volumes. 2017-07-05T19:53:36Z 2017-07-05T19:53:36Z 2017-06-20 book 978-85-425-0702-7 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23539 por Acesso Aberto application/pdf EDUFRN
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Licenciatura
Formação
Docência
spellingShingle Licenciatura
Formação
Docência
Amorim Noronha (org.), Claudianny
Araújo de Sá Júnior (org.), Lucrécio
Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões
description Este livro divulga os estudos e pesquisas apresentados por alguns dos pesquisadores que participaram, na condição de palestrantes ou conferencistas, do V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID ocorridos no ano de 2014, em Natal/RN, eventos integrados ao XI Seminário de Iniciação à Docência (SID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ancorados no tema Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, esses eventos promoveram uma riqueza de debates em nível teórico, crítico e cultural que precisavam ser registrados com o intuito de possibilitar continuidade às discussões e às reflexões voltadas à formação, à prática e à profissionalização do docente que atua em diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento. Nessa perspectiva, foram organizadas duas publicações. A primeira, intitulada Por uma formação para a docência, reúne textos que tratam de questões que envolvem a formação inicial e continuada de professores, discutindo fundamentos e diretrizes, bem como as políticas que orientam essa formação. A segunda, intitulada Escola, ensino e linguagens, traz no conteúdo de seus textos um olhar mais direcionado às práticas docentes, em especial, daqueles que atuam nas instituições escolares de educação básica. A realização dessas obras não seria possível sem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de programas como: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e o Observatório da Educação (OBEDUC), que contribuem para o aumento e o enriquecimento de produções voltadas para as áreas da Educação e Ensino, como também para a socialização desses saberes. Destaca-se também, como instituição apoiadora, a Universidade Federal do Rio Grande, que possibilitou o desenvolvimento dos projetos institucionais que culminaram nos eventos mencionados. Além de viabilizar a edição das duas publicações, por meio da Secretaria de Educação à Distância (SEDIS) e de suas ações com vistas à elevação da qualidade da educação superior no país e modernização do ensino. Nesse sentido, desejamos que os leitores aproveitem ao máximo toda a riqueza de conhecimentos que se concretizam nestes volumes.
format book
author Amorim Noronha (org.), Claudianny
Araújo de Sá Júnior (org.), Lucrécio
author_facet Amorim Noronha (org.), Claudianny
Araújo de Sá Júnior (org.), Lucrécio
author_sort Amorim Noronha (org.), Claudianny
title Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões
title_short Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões
title_full Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões
title_fullStr Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões
title_full_unstemmed Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões
title_sort escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões
publisher EDUFRN
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23539
work_keys_str_mv AT amorimnoronhaorgclaudianny escolaensinoelinguagenspropostasereflexoes
AT araujodesajuniororglucrecio escolaensinoelinguagenspropostasereflexoes
_version_ 1773964771008184320