Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões
Este livro divulga os estudos e pesquisas apresentados por alguns dos pesquisadores que participaram, na condição de palestrantes ou conferencistas, do V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID ocorridos no ano de 2014, em Natal/RN, eventos integrados ao XI Seminário de...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | book |
Idioma: | por |
Publicado em: |
EDUFRN
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23539 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Este livro divulga os estudos e pesquisas apresentados por alguns dos pesquisadores que participaram, na condição de palestrantes ou conferencistas, do V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID ocorridos no ano de 2014, em Natal/RN, eventos integrados ao XI Seminário
de Iniciação à Docência (SID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ancorados no tema Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, esses eventos promoveram
uma riqueza de debates em nível teórico, crítico e cultural que precisavam ser registrados com o intuito de possibilitar continuidade às discussões e às reflexões voltadas à formação, à prática e à profissionalização do docente que atua em diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento. Nessa perspectiva, foram organizadas duas publicações. A primeira, intitulada Por uma formação para a docência, reúne textos que tratam de questões que envolvem a formação inicial e continuada de professores, discutindo fundamentos e
diretrizes, bem como as políticas que orientam essa formação. A segunda, intitulada Escola, ensino e linguagens, traz no conteúdo de seus textos um olhar mais direcionado às práticas docentes, em especial, daqueles que atuam nas instituições escolares de educação básica. A realização dessas obras não seria possível sem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de programas como: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e o Observatório da Educação (OBEDUC), que contribuem para o aumento e o enriquecimento de produções voltadas para as áreas da Educação e Ensino, como também para a socialização desses saberes. Destaca-se também, como instituição apoiadora, a
Universidade Federal do Rio Grande, que possibilitou o desenvolvimento dos projetos institucionais que culminaram nos eventos mencionados. Além de viabilizar a edição das duas publicações, por meio da Secretaria de Educação à Distância (SEDIS) e de suas ações com vistas à elevação da qualidade da
educação superior no país e modernização do ensino. Nesse sentido, desejamos que os leitores aproveitem ao máximo toda a riqueza de conhecimentos que se concretizam nestes volumes. |
---|