Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura

Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by social-communication and behavior impairments. With these specificities and considering the expressive number of students with ASD enrolled in regular schools, it is critical that teachers implement intervention strateg...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de
Outros Autores: Nunes, Débora Regina de Paula
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23412
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-23412
record_format dspace
spelling ri-123456789-234122017-11-05T01:35:00Z Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de Nunes, Débora Regina de Paula http://lattes.cnpq.br/7056234758524442 http://lattes.cnpq.br/1188086132826132 Schmidt, Carlo http://lattes.cnpq.br/7185372980306847 Nunes, Leila Regina de Paula http://lattes.cnpq.br/3088935631734002 Silva, Luzia Guacira dos Santos http://lattes.cnpq.br/1032425601643160 Gonçalves, Maria de Jesus http://lattes.cnpq.br/1882493636300348 Autismo Revisão integrativa Escolarização Práticas baseadas em evidências Estratégias de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by social-communication and behavior impairments. With these specificities and considering the expressive number of students with ASD enrolled in regular schools, it is critical that teachers implement intervention strategies that truly favor the academic and the functional development of this population. In this scenario, the purpose of this study is to identify, based on an Integrative Literature Review (ILR), teaching and learning strategies implemented by regent teachers, who work in regular classes with these students. Theses and dissertations published in Brazil between 2008 and 2013 were used as source of analysis. Data collected in twenty studies were, through Content Analysis, organized into categories and subcategories. Based on criteria established by two research agencies (National Autism Center and National Professional Development Center), these strategies were, then, classified in terms of scientific validity. The results of this study revealed the need for teacher education programs capable of developing competencies to implement empirically validated practices in Brazilian schools. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por prejuízos nas áreas sociocomunicativas e comportamentais. Com essas especificidades e, também, perante os números expressivos de educandos assim diagnosticados matriculados em escolas regulares, é primordial que o professor faça uso de práticas interventivas que, de fato, favoreçam o desenvolvimento acadêmico e funcional dessa população. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é identificar, com base na Revisão Integrativa da Literatura (RIL), estratégias de ensino e de aprendizagem implementadas por professores regentes, que atuam em classes regulares de ensino, com essa clientela especial. Como fonte de análise, foi rastreado um acervo de teses e de dissertações publicadas no Brasil, no período 2008-2013. Os dados coletados em vinte estudos foram, através de procedimentos da Análise de Conteúdo, organizados em categorias e em subcategorias. A seguir, com base em critérios estabelecidos por duas agências de pesquisa (National Autism Center e o National Professional Development Center), essas estratégias foram classificadas, tendo como critério a validade científica. Os resultados desse estudo revelaram a necessidade de instalação de programas de formação continuada, para aquisição de competências, por parte dos professores, no sentido de se tornarem capazes de implementar práticas empiricamente validadas, no cotidiano das escolas brasileiras. 2017-06-07T19:10:34Z 2017-06-07T19:10:34Z 2017-02-10 masterThesis AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico de. Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura. 2017. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23412 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Autismo
Revisão integrativa
Escolarização
Práticas baseadas em evidências
Estratégias de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Autismo
Revisão integrativa
Escolarização
Práticas baseadas em evidências
Estratégias de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de
Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura
description Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by social-communication and behavior impairments. With these specificities and considering the expressive number of students with ASD enrolled in regular schools, it is critical that teachers implement intervention strategies that truly favor the academic and the functional development of this population. In this scenario, the purpose of this study is to identify, based on an Integrative Literature Review (ILR), teaching and learning strategies implemented by regent teachers, who work in regular classes with these students. Theses and dissertations published in Brazil between 2008 and 2013 were used as source of analysis. Data collected in twenty studies were, through Content Analysis, organized into categories and subcategories. Based on criteria established by two research agencies (National Autism Center and National Professional Development Center), these strategies were, then, classified in terms of scientific validity. The results of this study revealed the need for teacher education programs capable of developing competencies to implement empirically validated practices in Brazilian schools.
author2 Nunes, Débora Regina de Paula
author_facet Nunes, Débora Regina de Paula
Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de
format masterThesis
author Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de
author_sort Azevedo, Mariana Queiroz Orrico de
title Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura
title_short Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura
title_full Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura
title_fullStr Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura
title_sort estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas com alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: uma revisão integrativa da literatura
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23412
work_keys_str_mv AT azevedomarianaqueirozorricode estrategiasdeensinoeaprendizagemdesenvolvidascomalunoscomtranstornodoespectroautistanaescolaregularumarevisaointegrativadaliteratura
_version_ 1773959958738501632