Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA

This work is a register of a didactic prototype developed in a 7th level class from youth and adult education in State School Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. This study aims to systematize some actions focused on Portuguese teaching using discursive genre chronicle. To this, it has base some author...

全面介紹

Na minha lista:
書目詳細資料
主要作者: Dias, Margareth Pereira
其他作者: Alves, Maria da Penha Casado
格式: Dissertação
語言:por
出版: Brasil
主題:
在線閱讀:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298
標簽: 添加標簽
沒有標簽, 成為第一個標記此記錄!
id ri-123456789-23298
record_format dspace
spelling ri-123456789-232982017-11-04T22:51:41Z Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA Dias, Margareth Pereira Alves, Maria da Penha Casado http://lattes.cnpq.br/6338471635388658 http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 Santos, Derivaldo dos http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 Sousa, Henrique Eduardo de http://lattes.cnpq.br/5119880609311149 Benevides, Araceli Sobreira http://lattes.cnpq.br/0001733569978457 Língua portuguesa Gênero discursivo Crônica Protótipo didático CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This work is a register of a didactic prototype developed in a 7th level class from youth and adult education in State School Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. This study aims to systematize some actions focused on Portuguese teaching using discursive genre chronicle. To this, it has base some authors like Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), related to language conception, concrete utterance and discursive genre; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo and Moura (2012) and Rojo (2013, 2015), about questions and strategies in the Portuguese teaching; besides Candido et al. (1992 e 1997) and Sá (2005) that writes about discursive genre chronicle. As methodology, this study is an action-research that applies a questionnaire and uses dynamics and strategies of reading. As a result, it shows that chronicle is a discursive genre that promotes self-reflection because it approaches to the reality, stimulating a large reading repertory and lots of knowledge to establish relations between reading and critic sense. Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico. 2017-05-31T19:11:48Z 2017-05-31T19:11:48Z 2016-12-22 masterThesis DIAS, Margareth Pereira. Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Língua portuguesa
Gênero discursivo
Crônica
Protótipo didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Língua portuguesa
Gênero discursivo
Crônica
Protótipo didático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Dias, Margareth Pereira
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
description This work is a register of a didactic prototype developed in a 7th level class from youth and adult education in State School Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. This study aims to systematize some actions focused on Portuguese teaching using discursive genre chronicle. To this, it has base some authors like Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), related to language conception, concrete utterance and discursive genre; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo and Moura (2012) and Rojo (2013, 2015), about questions and strategies in the Portuguese teaching; besides Candido et al. (1992 e 1997) and Sá (2005) that writes about discursive genre chronicle. As methodology, this study is an action-research that applies a questionnaire and uses dynamics and strategies of reading. As a result, it shows that chronicle is a discursive genre that promotes self-reflection because it approaches to the reality, stimulating a large reading repertory and lots of knowledge to establish relations between reading and critic sense.
author2 Alves, Maria da Penha Casado
author_facet Alves, Maria da Penha Casado
Dias, Margareth Pereira
format masterThesis
author Dias, Margareth Pereira
author_sort Dias, Margareth Pereira
title Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title_short Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title_full Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title_fullStr Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title_full_unstemmed Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title_sort borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da eja
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298
work_keys_str_mv AT diasmargarethpereira borboleanteseintemporaisumprototipodidaticodeleiturasdecronicascomestudantesdo7operiododaeja
_version_ 1773963293529997312