O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro

This dissertation presents a dense description that aims to make an analysis of the practice of theater education developed by the Oppressed Theatre Center of Rio de Janeiro (CTO), in training projects multipliers method of Theatre of the Oppressed (TO ). It was given a specific focus, analyzing the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vasconcelos, Cláudio Rocha
Outros Autores: Salles, Nara Graça
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-23242
record_format dspace
spelling ri-123456789-232422017-11-03T22:05:30Z O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro The great power game: a methodological approach to theater education Vasconcelos, Cláudio Rocha Salles, Nara Graça http://lattes.cnpq.br/3614837596500618 http://lattes.cnpq.br/8841719783919052 Lucena, Laurice Maria Maia de http://lattes.cnpq.br/2208818397552941 Campos, Marineide Furtado http://lattes.cnpq.br/2363104313711193 Silva, Sandro Souza http://lattes.cnpq.br/4727814914417261 Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de http://lattes.cnpq.br/2781619787919218 Cenografia Teatro do oprimido Imagem da cena Jogo do poder Ensino de teatro Centro de teatro do oprimido CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES This dissertation presents a dense description that aims to make an analysis of the practice of theater education developed by the Oppressed Theatre Center of Rio de Janeiro (CTO), in training projects multipliers method of Theatre of the Oppressed (TO ). It was given a specific focus, analyzing the method used by the CTO to introduce the concept of scenography and her role in a show of Forum Theatre. For both a description of the working method and an analysis of the steps of applying the techniques in search of findings as the efficiency of the working method proposed by the CTO as a collaboration to theater education was made. The study takes as its starting point a specific game used by CTO during the performance of their workshops, "the great power of the game", and it notes the potential of the techniques proposed by as a way to develop a teaching job in art dialogically , playful and efficient. Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente. 2017-05-30T21:42:07Z 2017-05-30T21:42:07Z 2016-08-26 masterThesis VASCONCELOS, Cláudio Rocha. O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Cenografia
Teatro do oprimido
Imagem da cena
Jogo do poder
Ensino de teatro
Centro de teatro do oprimido
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
spellingShingle Cenografia
Teatro do oprimido
Imagem da cena
Jogo do poder
Ensino de teatro
Centro de teatro do oprimido
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
Vasconcelos, Cláudio Rocha
O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
description This dissertation presents a dense description that aims to make an analysis of the practice of theater education developed by the Oppressed Theatre Center of Rio de Janeiro (CTO), in training projects multipliers method of Theatre of the Oppressed (TO ). It was given a specific focus, analyzing the method used by the CTO to introduce the concept of scenography and her role in a show of Forum Theatre. For both a description of the working method and an analysis of the steps of applying the techniques in search of findings as the efficiency of the working method proposed by the CTO as a collaboration to theater education was made. The study takes as its starting point a specific game used by CTO during the performance of their workshops, "the great power of the game", and it notes the potential of the techniques proposed by as a way to develop a teaching job in art dialogically , playful and efficient.
author2 Salles, Nara Graça
author_facet Salles, Nara Graça
Vasconcelos, Cláudio Rocha
format masterThesis
author Vasconcelos, Cláudio Rocha
author_sort Vasconcelos, Cláudio Rocha
title O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
title_short O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
title_full O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
title_fullStr O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
title_full_unstemmed O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
title_sort o grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242
work_keys_str_mv AT vasconcelosclaudiorocha ograndejogodopoderumcaminhometodologicoparaoensinodoteatro
AT vasconcelosclaudiorocha thegreatpowergameamethodologicalapproachtotheatereducation
_version_ 1773958929294819328