A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN

This study aims to examine how adolescents in age-grade and social vulnerability, students of a public school in the municipality of Areia Branca-RN, realize the educational institution where they live. The approach of the Social Representation Theory (SRT) for the theoretical foundation was adopted...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Francisco das Chagas Silva, Medeiros Neta, Olivia Morais de, Silva, Alexsandra Moura da
Formato: article
Idioma:por
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23182
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-23182
record_format dspace
spelling ri-123456789-231822022-03-25T14:00:17Z A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN Souza, Francisco das Chagas Silva Medeiros Neta, Olivia Morais de Silva, Alexsandra Moura da Representações sociais distorção idade-série vulnerabilidade social This study aims to examine how adolescents in age-grade and social vulnerability, students of a public school in the municipality of Areia Branca-RN, realize the educational institution where they live. The approach of the Social Representation Theory (SRT) for the theoretical foundation was adopted. Eight students from the 4th grade of elementary school were selected with age between 11 and 13 years. The methodology consisted of interviews, the application of Free Association of Technical Words (TALP) and the production of drawings by students. It was noted that, despite all the difficulties, the students have researched the school as an element of transformation and represent it as a fundamental element to develop as a person. It was also observed that before so many disagreements these young people still design a future full of dreams and desires Este estudo visa analisar como jovens em situação de distorção idade-série e de vulnerabilidade social, alunos de uma escola pública, situada no município de Areia Branca-RN, percebem a instituição escolar em que estão inseridos. Foi adotada a abordagem da Teoria das Representações Sociais (TRS) para a fundamentação teórica. Foram selecionados oito alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com a idade entre 11 e 13 anos. A metodologia constou de entrevistas, da aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e da elaboração de desenhos pelos alunos. Foi notado que, apesar de todas as dificuldades, os alunos pesquisados têm a escola como um elemento de transformação e a representam como um elemento fundamental para se desenvolver como pessoa. Também foi observado que diante de tantos desencontros esses jovens ainda projetam um futuro cheio de sonhos e desejos 2017-05-29T14:16:20Z 2017-05-29T14:16:20Z 2015 article SOUZA, Francisco das Chagas; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; SILVA, Alexsandra Moura. A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN. Holos, v. 4, p. 33-51, 2015. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3183>. Acesso em 25 abr. 2017. 1807-1600 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23182 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Representações sociais
distorção idade-série
vulnerabilidade social
spellingShingle Representações sociais
distorção idade-série
vulnerabilidade social
Souza, Francisco das Chagas Silva
Medeiros Neta, Olivia Morais de
Silva, Alexsandra Moura da
A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN
description This study aims to examine how adolescents in age-grade and social vulnerability, students of a public school in the municipality of Areia Branca-RN, realize the educational institution where they live. The approach of the Social Representation Theory (SRT) for the theoretical foundation was adopted. Eight students from the 4th grade of elementary school were selected with age between 11 and 13 years. The methodology consisted of interviews, the application of Free Association of Technical Words (TALP) and the production of drawings by students. It was noted that, despite all the difficulties, the students have researched the school as an element of transformation and represent it as a fundamental element to develop as a person. It was also observed that before so many disagreements these young people still design a future full of dreams and desires
format article
author Souza, Francisco das Chagas Silva
Medeiros Neta, Olivia Morais de
Silva, Alexsandra Moura da
author_facet Souza, Francisco das Chagas Silva
Medeiros Neta, Olivia Morais de
Silva, Alexsandra Moura da
author_sort Souza, Francisco das Chagas Silva
title A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN
title_short A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN
title_full A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN
title_fullStr A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN
title_full_unstemmed A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN
title_sort escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de areia branca-rn
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23182
work_keys_str_mv AT souzafranciscodaschagassilva aescolaparaojovemrepresentacoesdealunosemsituacaodedistorcaoidadeserienomunicipiodeareiabrancarn
AT medeirosnetaoliviamoraisde aescolaparaojovemrepresentacoesdealunosemsituacaodedistorcaoidadeserienomunicipiodeareiabrancarn
AT silvaalexsandramourada aescolaparaojovemrepresentacoesdealunosemsituacaodedistorcaoidadeserienomunicipiodeareiabrancarn
AT souzafranciscodaschagassilva escolaparaojovemrepresentacoesdealunosemsituacaodedistorcaoidadeserienomunicipiodeareiabrancarn
AT medeirosnetaoliviamoraisde escolaparaojovemrepresentacoesdealunosemsituacaodedistorcaoidadeserienomunicipiodeareiabrancarn
AT silvaalexsandramourada escolaparaojovemrepresentacoesdealunosemsituacaodedistorcaoidadeserienomunicipiodeareiabrancarn
_version_ 1773961501747445760